Colégio Murialdo « Atividades_extras

(5º anos ao Ensino Médio) - Sábados

9h às 11h.

Histórico Banda Marcial Tradicionalista do Colégio Murialdo

A Banda Marcial Tradicionalista do Colégio Murialdo é uma corporação musical que existe essencialmente pelo prazer de exercer uma tão especial forma de arte manifestada através da cultura tradicionalista gaúcha, orgulho do Rio Grande. A Banda Marcial Tradicionalista do Colégio Murialdo Caxias do Sul foi criada em junho de 2003, concretizando um sonho já há muito tempo concebido pela comunidade escolar.

Em seus objetivos está a formação musical de seus integrantes, o estímulo de atividades coletivas de caráter cultural e social e o exercício da cidadania, contribuindo para a formação de melhores cidadãos e seres humanos.

Atualmente é formada por mais de 40 componentes (alunos, pais, professores e comunidade), coordenada pelo professor Moroni Lima, regida pelo instrutor Daniel Pedro, além da equipe de apoio constituída pela direção, pais, professores e amigos. Seus ensaios acontecem duas vezes por semana com aulas teóricas e práticas. Os instrumentos usados são de percussão e sopro.

A Banda Marcial Tradicionalista Murialdo é a única na Serra Gaúcha neste estilo e o uniforme de seus componentes valoriza a indumentária gaúcha da época da Revolução Farroupilha. O repertório toca preferencialmente músicas da tradição do Rio Grande como: Querência Amada, Hino Riograndense, Pezinho, Canto alegretense, entre outras.
Em seus seis anos de existência, a Banda já se apresentou em eventos culturais da cidade e região como: abertura da Semana Farroupilha de Caxias, Desfile Cívico de 7 de Setembro, Caminhada pela Paz, Agita Caxias, Feira do Livro, Jogos no Estádio do Juventude, Festival de Bandas, entre outros.

A Banda Marcial Tradicionalista do Colégio Murialdo é uma corporação musical que existe essencialmente pelo prazer de exercer uma forma tão especial de arte manifestada através da cultura tradicionalista gaúcha, orgulho do Rio Grande.