Fique por dentro do Colégio Murialdo

Blog e Vlog

12 Jul

Educação Bilíngue: o futuro já é agora

O bilíngue é um tema cada vez mais aprofundado no campo da educação e uma necessidade básica para o mercado. Sabe-se que o quadro ideal na educação bilíngue é o de alfabetizar num contexto de bi letramento, pois a criança exposta a duas línguas é estimulada a compreender o funcionamento dessas línguas como instrumento social, conhecendo suas características e especificidades desde cedo. Estudos comprovam que a infância é o período máximo de aprendizado, por meio da experimentação do novo, consequência da maior plasticidade do cérebro.

 

Assim, crianças bilíngues possuem melhor capacidade de abstração e empatia com relação à diversidade cultural e linguística. Além disso, desde cedo os pequenos melhoram as habilidades sociais e de comunicação e, a longo prazo, desenvolvem, de maneira mais assertiva, a língua materna.

 

Segundo dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), durante os últimos cinco anos, o mercado escolar bilíngue se expandiu entre 6% e 10%. Além disso, de acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), no ano de 2017, o número de brasileiros estudando no exterior cresceu cerca de 23%, atingindo uma marca de 302 mil.

 

Foi pensando em qualificar o processo ensino-aprendizagem e buscando respostas aos desafios atuais, que o Colégio Murialdo conta com o Programa de Educação Bilíngue, uma parceria com a International School. Para a coordenadora do programa na Instituição, professora Cristina Becker, a opção é um grande diferencial tanto para a escola quanto para o aluno. “O bilíngue desenvolve a concentração, a autonomia e ainda insere a proposta das metodologias ativas no cotidiano escolar. Assim, os estudantes são os protagonistas do aprendizado e os professores são os mediadores. É impressionante como as crianças aprendem a falar Inglês com mais facilidade que o adulto”, destaca.

 

O Programa Bilíngue está alicerçado no compromisso de um projeto eficaz e consistente que tem o intuito de propiciar um rico ambiente de aprendizagem, permitindo que o estudante desenvolva suas competências e habilidades em todo o seu potencial. De acordo com a coordenadora, os estudantes não estão participando de uma aula de inglês. Eles estão em uma aula onde aprendem conteúdos na língua estrangeira. “Esse é o grande diferencial do Colégio Murialdo”, salienta.

 

A professora do Programa Bilíngue, Susana Martins, conta que estudos comprovam que é na infância que o cérebro começa a amadurecer e que acontece um melhor desempenho na formação da pronúncia e da fluência. “Nessa fase o cérebro está em formação, desenvolvendo seus neurônios e funcionando como uma esponja pronta para absorver todos os estímulos ao seu redor. Sendo assim, o aprendizado acontece de forma mais fácil e natural”, afirma.

 

De acordo com Marina Manfroi, mãe dos estudantes João Francisco (2º Ano do Ensino Fundamental) e Raquel Manfroi (Educação Infantil – Pré II), o Programa Bilíngue do Colégio Murialdo é maravilhoso para o futuro das crianças. “Já noto uma grande diferença na fala dos meus filhos; eles estão sempre tentando falar em inglês. E o bacana disso é que aprendem conteúdos do nosso dia a dia. Tenho certeza que, quando eles chegarem na adolescência, vão estar falando fluentemente, o que vai auxiliá-los nos estudos e no trabalho”, argumenta.

 

A estudante do terceiro ano do Ensino Fundamental Il, Valentina Bernardi conta que as aulas do Programa Bilíngue são muito legais. “A professora é divertida e explica bem a matéria. Eu gosto das atividades, pois estou aprendendo a falar em inglês de forma rápida e fácil”, ressalta.

 

Programa Bilíngue Rede Murialdo

 

O Programa Bilíngue segue a abordagem metodológica CLIL que promove a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdo, adaptando o Programa à realidade e à necessidade de cada escola.

Pela maneira como o Programa interage com a matriz curricular, a escola potencializa o preparo de seus estudantes para a realidade do mercado brasileiro. As aulas do currículo básico continuam a ser ministradas pelos professores de cada matéria em Português. Já as aulas do Programa Bilíngue são ministradas totalmente em Inglês, utilizando o idioma como meio de instrução para o desenvolvimento tanto da linguagem quanto dos conteúdos.

Os alunos do Bilíngue participam de 5 aulas semanais. Além disso, antes de ingressar no projeto, os docentes passam por prova oral e escrita e, após, por treinamento mensal (Workshops), observação das aulas e feedbacks da metodologia empregada.

 

Conheça a Internacional School

 

 

Algumas atividades que foram desenvolvidas no Murialdo

 

Panquecas Bilíngue

 

Os alunos do Pré estudam os diferentes sentimentos como “happy” (feliz), “sad” (triste) e “angry” (bravo). Como tema de casa, as crianças com seus familiares receberam a tarefa de preparar panquecas e decorá-las de acordo com cada sentimento.

 

O resultado foi surpreendente. Com muita criatividade, dedicação e imaginação, utilizando diversos ingredientes, foram produzidas panquecas com carinhas felizes, tristes e bravas.

 

 

Flores Bilíngues

 

Os alunos do Pré I A realizaram uma atividade super especial. Primeiramente, cada criança recebeu um pedaço de papel em forma de flor. Após, elas dobraram sua flor, de modo que as pétalas ficassem fechadas. Para finalizar, os pequenos colocaram a flor na água para verificar a reação. A atividade buscou apresentar aos pequenos a importância da água aos seres vivos.

 

 

Robots Bilíngue

 

Durante as aulas, os estudantes dos 1º anos do Ensino Fundamental aprenderam sobre as partes do corpo humano. Como tarefa de casa, eles construíram, juntamente com seus pais, um robô de material reciclável. Algumas partes do corpo do robô eram obrigatórias como ter braços, mãos, pernas, pés, olhos, orelhas, boca, nariz e cabelo (arms, hands, legs, feet, eyes, ears, mouth, nose, hair).

 

 

Sanduíches Americanos

 

Ah, os estudantes dos 1º Anos do Ensino Fundamental do Colégio Murialdo também tiveram um “homework” (tema de casa) bem divertido. Eles, juntamente com seus familiares, criaram um sanduíche tipicamente americano utilizando ingredientes como pasta de amendoim ou geleia.

 

 

Lego Bilíngue

 

Os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de unir diversão com aprendizado e um dos recursos utilizados foi o Lego.

 

As teachers lançaram um desafio ligado à construção de algo que tivesse relação com o conteúdo estudado durante as aulas e, em grupos, os alunos utilizaram os blocos de lego para realizar a tarefa. Posteriormente, eles apresentaram para a turma utilizando o máximo de inglês que conseguirem. Com a utilização do Lego, os alunos perceberam a importância do trabalho em equipe e como ele é importante para que o desenvolvimento das atividades seja satisfatório.

 

 

My Bedroon

 

Os estudantes dos 3º Anos do Ensino Fundamental aprenderam o vocabulário dos objetos do quarto de uma forma divertida. Eles ganharam a tarefa de construir uma maquete do seu próprio quarto. Após, realizaram uma apresentação aos colegas sobre o cômodo na língua inglesa.

 

 

Diferenças entre Educação Bilíngue, Escola Internacional e Educação de Idioma

 

- EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Se propõe a ensinar em duas ou mais línguas, desenvolvendo não só o idioma, mas principalmente competências, valores e respeito à diversidade cultural.

 

- ESCOLA INTERNACIONAL

Se propõe a seguir o currículo de outro país e foram criadas para atender primordialmente expatriados que têm a pretensão de voltar ao seu país de origem.

 

- EDUCAÇÃO DE IDIOMA

Se propõe a ensinar a materialidade linguística do idioma.

 

Matricule seu filho no Murialdo