Colégio Murialdo « Notícias

Colégio Murialdo é reconhecido como incentivador da pesquisa no Brasil

Publicada em: 20/12/2018

O Colégio Murialdo recebeu a distinção de instituição incentivadora da pesquisa no Brasil. O reconhecimento foi concedido pela organização do Prêmio Jovem Cientista que parabenizou o Murialdo pela expressiva participação de professores e alunos na edição 2018 do concurso.

A distinção chegou em forma de placa comemorativa. Junto, uma carta assinada por André Luiz Pinto, coordenador de prêmio, que afirma: “reconhecemos todo o esforço realizado, envolvendo uma significativa quantidade de alunos na 29ª edição do prêmio Jovem Cientista” e continua: “receba os cumprimentos do CNPq, da Fundação Roberto Marinho, da Fundação Grupo Boticário de proteção à Natureza, do Banco do Brasil e da Embaixada do Reino Unido pelos estudos e soluções desenvolvidas no âmbito do tema ‘inovações para a conservação da natureza e transformação social’”.

A placa e a carta foram apresentadas aos professores nesta quinta-feira, 20 de dezembro, último dia de Seminário de Avaliação, Estudos e Planejamentos. Clarice Leite, professora da disciplina de química e coordenadora do prêmio no Colégio, destacou que o reconhecimento atesta que o Murialdo acertou ao adotar a sustentabilidade como causa comum a todos os níveis de ensino:

“Isso mostra que o Colégio Murialdo não é somente um colégio onde o que se aprende fica dentro da instituição. Ser é escola é fazer o que o Murialdo faz: marcar positivamente a comunidade e engajar as turmas na questão da sustentabilidade. Com isso, o Murialdo deixa sua marca na ciência brasileira” disse.

Padre Joacir Della Giustina, diretor do Murialdo, afirmou que para o próximo ano, a comunidade escolar ampliará a ações práticas de sustentabilidade com mais intervenções no Colégio e na comunidade como, por exemplo, a adoção de canteiros das ruas próximas do Colégio.

PROJETO JOVEM CIENTISTA

A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista foi de encontro com o projeto de sustentabilidade já trabalhado no Colégio Murialdo. Com o tema “inovações para a conservação da natureza e transformação social”, os alunos do Ensino Médio realizaram mais de 90 projetos voltados para a reciclagem, recuperação de praças, reciclagem em condomínios residenciais, arborização de espaços, estudo de adubo orgânico, entre outros projetos. No desenvolvimento dos projetos, os alunos contaram com a orientação dos professores: Clarice Leite (Química), Maria Eduarda Carvalho (Multmeios), Camila Felipe (Espanhol), Carlos Eduardo (Geografia) e Juliana Kalene (Língua Portuguesa).