Colégio Murialdo « História

Ana Rech antes do Murialdo
Em 1877 chegam os colonizadores, entre eles Anna Pauletti Rech, a fundadora. Vendo que passavam milhares de cargueiros todos os meses, Anna Pauletti Rech estabelece a morada e um rancho para a pousada dos tropeiros na beira do picadão. O Pe. Mariano Rossi iniciou a construção da atual igreja em 1901. Assim foi surgindo a vila com a escola, o convento dos frades Camaldulenses e o Colégio Pompéia das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Trajetória do Murialdo
Fundado em 1929 com o objetivo de ser um colégio para meninos. Inicialmente funcionou no prédio do “Monastero Della Santíssima Trinitá”, construído em 1909. Este servia de dormitório, cozinha e refeitório. O atual prédio do colégio foi iniciado em 1930 e concluído em 1958. Muitos benfeitores de Caxias colaboraram para isto. Entre eles Dante Marcucci, Celeste Gobato, Luiz Compagnoni...

No início, alguns alunos foram da localidade, mas a maioria eram serranos ou filhos de caxienses, necessitados de um regime mais rígido para sua educação.

Passo importantíssimo para o Colégio foi a criação do Colégio Normal Rural, em 1942. Era em nível ginasial, mas com alto grau de ensino. Esse curso formou centenas de professores rurais para o Rio Grande do Sul. Muitos deles distinguiam-se em suas comunidades. Podemos citar: Clemente Barreto, Ruy Pauletti, Armando Antonio Sachett, Hermes Zanette, Valter Susin e tantos outros.

Entre os alunos do curso primário, além dos diversos padres, tem-se Dom Pulo Moretto, Bispo Diocesano de Caxias do Sul
Aconteceu também o Curso Colegial Agrícola, formando técnicos agrícolas e o curso de Auxiliar Técnico de Fruticultura, de bons resultados.
O ano de 1953 marca a fundação do Ginásio Murialdo. Os meninos freqüentavam as aulas no Colégio Murialdo e as meninas no Ginásio Nossa Senhora de Pompéia, em frente, atual prédio da Clínica Paulo Guedes. Em 1971 o Murialdo passa a funcionar em sistema misto, com o fechamento do Ginásio Pompéia.

A partir de 1989, o 2º grau deixou de oferecer habilitações técnicas plenas e parciais, orientando-se para a preparação para o trabalho, juntamente com o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. Em 1991 passou a funcionar as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e, em 1992, a Pré-Escola.
O moderno Centro de Convivência e a Biblioteca são do ano de 2000. O novo hall de entrada é de 2002 e a cobertura do pátio e a reabertura do acesso para veículos são de 2003.

Atento aos novos Tempos!
Seguindo o pensamento de São Leonardo, o Colégio Murialdo busca sempre se atualizar. De olho no seu tempo e nas necessidades da comunidade educativa, a direção está sempre investindo em melhorias pedagógicas e estruturais.
Entre os anos 2007 e 2012 o Colégio passou por uma reforma geral. Todos os ambientes foram remodelados e modernizados.
As salas de aulas e corredores ficaram mais iluminados, espaçosos e funcionais. A Biblioteca conta com um novo layout, que proporcionou mais iluminação e espaço ao ambiente. A aquisição de computadores novos e modernos para o Laboratório de Informática incentiva a crescente inclusão tecnológica no aprendizado. A recepção ficou mais acolhedora e funcional com a sua reestruturação. O novo paisagismo do pátio e das áreas internas trouxe alegria aos corredores. A nova Capela já pode ser visitada.
É a educação do coração aliada a um ambiente de qualidade e acolhedor.