A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: config/routes.php

Line Number: 102

Colégio Murialdo « História

O Colégio São José de Murialdo teve origem em 25 de junho de 1960, com a instalação do 1° setor da CNEG na Capital Gaúcha.
Está situado na Rua Vidal de Negreiros, 423 no Bairro Partenon, Vila São José. É mantido pela Associação Protetora da Infância, do Instituto Leonardo Murialdo, iniciou com o nome de ginásio São José.

Com 190 alunos na 1ª série Ginasial, 1961 iniciou suas atividades em caráter bastante precário, pois havia somente três salas de aula: uma na antiga igreja e duas no atual centro de Saúde São José de Murialdo. Os alunos foram distribuídos em três turmas diurnas e duas noturnas. Em 1962 teve início a construção do prédio entre as ruas Vidal de Negreiros e Martins e Lima, com frente para a Rua 1° de Março.

Em 1965, precisamente dia 23 de novembro, reconheceu como nova Entidade, a Associação Protetora da Infância, tendo a CNEG, cedido seus direitos à mesma Associação. O Ginásio São José continuou com dois turnos: um pela manhã e outro à noite. 

Em 1970 foi criado o 2° ciclo com o Curso Técnico de Contabilidade, sendo que o estabelecimento passou a chamar-se Colégio São José de Murialdo. Até 1971 funcionou através Ato de autorização n° 16 de 24 de novembro de 1960. O 1° ciclo foi reconhecido pela Portaria n° 60 de 10 de agosto de 1971, Inspetoria Seccional de Porto Alegre.

Em 1972, iniciou suas atividades de conformidade com a Lei 5692 da Reforma de Ensino, havendo necessidade do funcionamento do turno da tarde, para atender a demanda de alunos do 1° Grau. A reforma de Ensino foi sendo aplicada gradualmente para a 6ª, 7ª e 8ª séries. Em 1973 iniciou-se a Reforma de Ensino do 2° Grau com as terminalidades Plenas de Técnicos em Contabilidade e em Secretariado, no turno da noite. Em 1974 o colégio teve a 1ª turma de concluintes de 1° Grau conforme a Lei 5692/71, assim com as ultimas turmas do Curso Ginasial e Técnico em Contabilidade conforme Lei 4024/61. Em 1975, para o atendimento da demanda dos alunos provenientes do curso ginasial e do 1° Grau, houve a necessidade de ampliar o atendimento de Grau para o turno da manhã.
Ao decorrer dos anos mudanças aconteceram, já em 1992 houve a necessidade de fechar o 2° Grau, porque não tinha alunos suficientes para se fazer uma turma. Isso permaneceu até 1995.

Em 1996, o 2° grau reabriu, formando-se turmas através de alunos que eram de escola e de alunos que vieram de outros colégios.
O Colégio São José de Murialdo teve uma história bastante interessante e está hoje com 759 distribuídos em todas as séries da Educação Infantil ao Ensino Médio nos turnos manhã e tarde que estão em busca de dois caminhos: Lutar e Persistir, para depois buscar o seu lugar na sociedade.

Institucional Murialdo

Portal do Aluno