Fique por dentro do Colégio Murialdo

Notícias

03 Out

Colégio Murialdo participa do projeto de resgate do pinheiro-brasileiro

Os alunos realizaram várias atividades sobre a Araucária, com a participação do papagaio-charão

 

Desde o mês de agosto, os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e também do Ensino Médio participaram do projeto de resgate do pinheiro-brasileiro, a Araucária, organizado pela professora e bióloga Luciana Gecchelin Santini. No total, 26 professores estão envolvidos com a iniciativa envolvendo 801 alunos e plantando mais de 400 pinhões. Este plantio iniciou um Viveiro de Araucárias no Colégio, que teve a inauguração realizada na tarde desta quarta-feira, 02 de outubro, no Parquinho do Colégio.

 

A iniciativa iniciou em 13 de agosto de 2019, quando a professora Luciana participou do curso Resgate do Pinheiro-Brasileiro, 5ª edição, proposto pelos professores Jaime Martines e Nêmora Prestes da Universidade de Passo Fundo (RS). A formação integrou os projetos “Do pinheiro vem a pinha, da pinha vem o pinhão” (AMA), “Projeto Charão e suas ações na conservação da natureza” (CCTAM -VREAC – ICB / UPF) e “Programa Nacional para a Conservação do Papagaio-de-peito-roxo” (AMA).

 

Logo depois, iniciou a orientação do plantio dos pinhões para formar o viveiro, com palestras nas turmas, para levar informações sobre a Araucária e também a importância da preservação da fauna dessa mata, tão significativo para a região Sul do nosso país. “As crianças devem aprender desde cedo que preservar é importante, e que a floresta desempenha um papel muito importante no equilíbrio ecológico do planeta, realiza a fotossíntese a partir do dióxido de carbono e libera oxigênio da qual depende a vida”, explica Luciana. Ela ainda destaca que o projeto tem por objetivo fazer com que as crianças possam, no futuro, conviver com esta floresta, esta mata de Araucárias que está depredada. “Desde a colonização nós perdemos um pouco dessas plantas, e com ela a fauna que frequentava estas florestas”. Vale ressaltar que este trabalho vem ao encontro do que a escola já vem realizando em relação a sustentabilidade.

 

Os alunos realizaram várias atividades sobre a Araucária, com a participação do papagaio-charão. Visto que, a existência desta ave típica do Sul do Brasil, está intimamente ligada à Floresta de Araucárias, pois ele se alimenta de pinhões. A aluna Amanda Pescador, da turma 302, destacou a importância desta atitude, pois muito se tem discutido acerca da conservação da mata nativa, porém poucos se prontificam a fazer algo concreto para preservá-la. “Por conta destas atitudes simples, como a que foi proposta pela professora Luciana, são necessárias e admiráveis. É muito gratificante acompanhar o crescimento da muda de araucária e ter a sensação de estar fazendo a sua parte. Afinal, preservar a natureza é sinônimo de proteger a vida”.

 

Sobre a Mata de Araucárias:

A Mata de Araucárias (localizada na região Sul, de clima frio) está incluída no Bioma Mata Atlântica. Ocupou cerca de 2,6% do território nacional e assim como outras formações florestais, vem sendo degradada. Este projeto tem por objetivo, resgatar a importância da araucária, tanto do ponto de vista econômico, como pela sua importância histórica, social, ambiental, cultural e gastronômica. Resgatar a araucária, também estará conservando muitas espécies da fauna silvestre, como por exemplo: papagaio-charão, papagaio de peito-roxo, gralha-azul, cutia, entre outros.

 

Fotos: Divulgação

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

19 Fev
Murialdo realizará Bailinho de Carnaval para o turno da tarde
O Carnaval se aproxima e, para festejar essa data, o Colégio Murialdo promoverá nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, um Bailinho de Carnaval para os estudantes do turno da tarde. O…
18 Fev
Colégio Murialdo lança mais uma edição do projeto Virada Sustentável
A Rede de Educação Murialdo, em parceria com a Editora Positivo, lança mais uma edição do projeto Virada Sustentável. A iniciativa consiste na doação de materiais didáticos da Editora Positivo…
17 Fev
Aulas do Colégio Murialdo iniciam nesta segunda-feira, 17 de fevereiro
A segunda-feira, 17 de fevereiro, foi marcada pela volta às aulas do Colégio Murialdo. Os estudantes foram recepcionados pela direção, coordenação e docentes da Instituição. O dia contou com uma…
17 Fev
Estudantes e pais contam com o APP Murialdo
O Aplicativo Murialdo aproxima as famílias da vida acadêmica dos estudantes. Por meio dele, é possível acompanhar o controle de acesso (para as unidades que possuem catracas), o cronograma de…
14 Fev
Conheça Gilberto da Câmara, o novo Diretor do Colégio Murialdo
Dentro de uma instituição de ensino, o papel do diretor é de extrema importância. Este profissional deve sempre acompanhar e desenvolver ações em prol da qualidade da educação oferecida pelo…
13 Fev
“Brincadeira da Rasteira”: uma questão de consciência sobre os riscos
Faltando poucos dias para o início das aulas, um assunto preocupa os pais: a nova moda chamada de “brincadeira da rasteira” que viralizou na internet por meio de vídeos que…
11 Fev
Semana Pedagógica Murialdo segue até sexta-feira, 14 de fevereiro
Iniciou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a Semana Pedagógica do Colégio Murialdo 2020, uma série de encontros formativos para marcar o início do Ano Letivo. Como primeira atividade do ano,…
10 Fev
Volta às aulas do Colégio Murialdo ocorre no dia 17 de fevereiro
A volta às aulas do Colégio Murialdo está chegando. Por isso, é importante ficar atendo as datas relativas ao início do ano letivo. Confira:   12/02 – Reunião dos Pais…
10 Fev
Atletas do Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo (CFEBM) conquistam quatro medalhas na I Etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes
Entre os dias 05 e 09 de fevereiro, uma delegação de 12 atletas do Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo (CFEBM) marcou presença na I Etapa do Campeonato…
07 Fev
Murialdo comunica alteração do 6º período do Ensino Médio
O Colégio Murialdo informa que, em função de uma reestruturação organizacional, os dias semanais com seis períodos para as turmas de alunos do Ensino Médio passarão a ser: segundas, terças…