Notícias

15 Set

Confira como será o Novo Ensino Médio

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta coloca o jovem no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade e que estimule o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade do estudante por suas escolhas e seu futuro.

A proposta considera três grandes frentes para essa modificação: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e do projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

 

CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

 

A escolha por Itinerários Formativos

Os currículos do Novo Ensino Médio terão uma parte referenciada na BNCC (formação geral básica) e os itinerários formativos, que oferecem caminhos distintos aos estudantes, ajustados às suas preferências e ao seu projeto de vida, cuja oferta considera as possibilidades de escolas e redes. É principalmente na escolha do itinerário, portanto, que se materializa o protagonismo juvenil.

 

Formação Técnica e Profissional no Novo Ensino Médio

Os estudantes matriculados no Ensino Médio Novo Ensino Médio terão a possibilidade de formação geral e cursar itinerários técnicos. Existe ainda a oportunidade de os jovens percorrerem itinerários voltados para uma ou mais áreas do conhecimento.

 

Ampliação e Distribuição da Carga Horária

Até março de 2022, a carga horária mínima de todas as escolas brasileiras deverá ser ampliada para 1.000 horas ano, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. Após isso, a partir do cronograma de implementação estabelecido pelas redes, a carga horária anual mínima deverá ser progressivamente ampliada para 1.400 horas.

IMPORTANTE: A implementação do Novo Ensino Médio será iniciada no ano que vem, de forma progressiva, com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023, com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio, em 2024.

Assista o vídeo do Pe.Vilcionei abaixo:

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

18 Out
Conheça o Novo Ensino Médio do Colégio Murialdo Araranguá
O Novo Ensino Médio chegou trazendo itinerários incríveis para uma experiência ainda mais completa de ensino e as matrículas para 2022 já estão abertas! . Confira no vídeo um pouco…
15 Out
Feliz dia dos Professores
Desejamos um feliz dia dos professores a todos esses profissionais incríveis que dedicam suas vidas a proporcionar um futuro melhor a todos nós. Importa educar o coração e é através…
12 Out
Semana da criança
A brincadeira, a ludicidade fazem parte de uma infância saudável e feliz. Trazemos da infância para a vida adulta as habilidades e competências necessárias para a realização. . Durante a…
25 Ago
Plano de contingência e ação para prevenção de transmissão da infecção humana pelo Coronavírus (SARS-CoV-2 e COVID-19)
Considerando o atual estado de emergência de Saúde Pública, declarado pela Organização Mundial de Saúde, e atendendo às mais recentes evoluções da propagação da infecção por doença respiratória causada pelo…
06 Ago
Calendário terceiro trimestre do Ensino Médio
Disponibilizamos os arquivos com todos os dados e datas de calendário para o terceiro trimestre do Ensino Médio.
02 Jul
Murialdo informa sobre emissão de boletins e pareceres descritivos
O Colégio Murialdo informa que a entrega de boletins e pareceres descritivos do primeiro trimestre de 2021 será realizada de forma on-line, pelo Portal do Aluno. A ação ocorrerá nesse…
02 Jul
Saiba como acessar o APP Murialdo
O Aplicativo Murialdo traz a vida acadêmica dos estudantes para mais próximo das famílias. É possível acompanhar o controle de acesso à escola, ver o cronograma de aulas, calendário de…
28 Jun
Fala Murialdo com Pe. Vilcionei Baggio
É com alegria que apresentamos o programa "Fala Murialdo com Pe. Vilcionei Baggio" trazendo as principais notícias e novidades da nossa caminhada.
25 Jun
Fala Murialdo com Pe. Vilcionei Baggio
Apresentamos hoje o nosso programa semanal "Fala Murialdo com Pe. Vilcionei Baggio" trazendo as principais notícias e novidades do nosso colégio.
21 Jun
Novo Ensino Médio da Rede Murialdo de Educação
Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes…