Notícias

21 Jun

Novo Ensino Médio da Rede Murialdo de Educação

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta considera três grandes frentes para essa modificação: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e do projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

 

Em 2022, todos os estudantes que ingressarem no Ensino Médio poderão fazer opções de conhecimentos que irão se aprofundar, considerando as possibilidades e características de cada Colégio, na parte flexível do currículo. Por isso, a Instituição elaborou uma pesquisa para entender melhor os anseios e as necessidades dos alunos. O mesmo deverá ser respondido, em sala de aula presencial ou on-line pelos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e também da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio.

 

CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

 

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Para que as alterações curriculares do Ensino Médio tenham os efeitos positivos esperados, outras políticas e ações se fazem necessárias. Uma delas é a (re)elaboração dos currículos a partir da BNCC - essencial para colocar em prática a proposta de flexibilização curricular.

 

A escolha por Itinerários Formativos

Os currículos do Novo Ensino Médio terão uma parte referenciada na BNCC (formação geral básica) e os itinerários formativos, que oferecem caminhos distintos aos estudantes, ajustados às suas preferências e ao seu projeto de vida, cuja oferta considera as possibilidades de escolas e redes. É principalmente na escolha do itinerário, portanto, que se materializa o protagonismo juvenil.

 

Formação Técnica e Profissional no Novo Ensino Médio 

Os estudantes matriculados no Ensino Médio Novo Ensino Médio terão a possibilidade de formação geral e cursar itinerários técnicos. Existe ainda a oportunidade de os jovens percorrerem itinerários voltados para uma ou mais áreas do conhecimento. 

 

Ampliação e Distribuição da Carga Horária

Até março de 2022 a carga horária mínima de todas as escolas brasileiras deverá ser ampliada para 1.000 horas ano, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. Após isso, a partir do cronograma de implementação estabelecido pelas redes, a carga horária anual mínima deverá ser progressivamente ampliada para 1.400 horas.

 

Ajude na Construção de um novo Ensino Médio para todos e todas!

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

02 Jul
Murialdo informa sobre emissão de boletins e pareceres descritivos
O Colégio Murialdo informa que a entrega de boletins e pareceres descritivos do primeiro trimestre de 2021 será realizada de forma on-line, pelo Portal do Aluno. A ação ocorrerá nesse…
02 Jul
Saiba como acessar o APP Murialdo
O Aplicativo Murialdo traz a vida acadêmica dos estudantes para mais próximo das famílias. É possível acompanhar o controle de acesso à escola, ver o cronograma de aulas, calendário de…
28 Jun
Fala Murialdo com Pe. Vilcionei Baggio
É com alegria que apresentamos o programa "Fala Murialdo com Pe. Vilcionei Baggio" trazendo as principais notícias e novidades da nossa caminhada.
25 Jun
Fala Murialdo com Pe. Vilcionei Baggio
Apresentamos hoje o nosso programa semanal "Fala Murialdo com Pe. Vilcionei Baggio" trazendo as principais notícias e novidades do nosso colégio.
28 Mai
Fala Murialdo - Semana 14
Apresentamos o programa "Fala Murialdo com Pe. Vilcionei Baggio" trazendo as principais notícias e novidades dessa última semana de maio.
27 Mai
Calendário de provas do Ensino Médio
Calendário de provas do Ensino Médio em anexo por series. 
21 Mai
Fala Murialdo - Semana Murialdo 2021
Estamos vivenciando a nossa Semana Murialdo 2021. Uma semana muito especial para contemplar a obra de Murialdo e relembrar sua história.
19 Mai
Visita da Coordenadora do PlanCon Edu/Municipal e a representante das escolas particulares.
Recebemos nesta semana a visita da Coordenadora do PlanCon Edu/Municipal, Graciane Gonçalves Farias, juntamente com Susana Inácio Timboni Daniel, membro representante das escolas particulares, para acompanhamento da execução do Plano…
14 Mai
Fala Murialdo - Semana 12
É com alegria que apresentamos o programa "Fala Murialdo com Pe. Vilcionei" com as principais notícias da nossa vivência interna desta semana.
07 Mai
Fala Murialdo - Semana 11
Apresentamos a vocês nosso programa "Fala Murialdo com Pe. Vilcionei" trazendo as principais notícias da semana relacionadas ao nosso colégio.