O Colégio Murialdo, com o intuito de oferecer mais possibilidades de desenvolvimento ao estudante oferece uma série de atividades opcionais realizadas no contra turno ou no vespertino. Conheça as atividades e escolha as que vão enriquecer ainda mais a formação e o desenvolvimento integral do seu filho

Manuais Livres

O Artesanato Livre tem o objetivo de contribuir no desenvolvimento e estímulo da imaginação, da criatividade, de vivências individuais e coletivas,  desenvolver a atenção, a concentração e coordenação motora, em crianças e adolescentes, por  meio de técnicas diversas, como tricô, crochê, feltro, pedraria, bordado livre e ponto cruz, proporcionando experiências e cultivando o gosto pela arte  e apreciação ao trabalho manual por meio do Artesanato manual  livre. O projeto, considera, ainda, que o artesanato livre promove o espírito cooperativo por meio de socialização e troca de  materiais, durante a execução dos trabalhos.

A escola é um espaço que pode proporcionar o resgate das artes manuais, como mostra o estudo feito por (Magda Brandelero,2021), por meio de pesquisa realizada nos estados do PR, RS e SC, na qual 33% dos entrevistados, aprenderam técnicas artesanais com menos  de 10 anos de idade e destes 14% aprenderam nas escolas.

Diante do contexto da pandemia causada pela Covid-19, observou-se, que houve um esgotamento emocional com o uso excessivo das  tecnologias, e as técnicas artesanais e culturais livres surgem como alternativas, para uma pausa nas conexões, possibilitando às crianças e adolescentes um meio de se reconectar consigo mesmo, expressar e manifestar seus pensamentos, conceitos, críticas, poesias e reflexões, com atividades que estimule a  ludicidade, aproximando-se de memórias familiares e afetivas, por meio da Arte.

Atividades Oferecidas:

Feltro

O feltro é uma material de  fácil acesso e baixo custo, é usado para  desenvolver uma diversidade  de objetos, móbiles, bonecos,  jogos educacionais, etc.

Estimula a coordenação  motora e a criatividade

Grau de dificuldade: fácil

Faixa etária: a partir de 6 anos

Será oferecido para os  2º até os 5° anos
Bordado Livre

É uma técnica mais livre, que  permite que o bordado seja  feito em diferentes tecidos e bastidores, sem a necessidade  de seguir grandes regras. Por  isso, é possível abusar da  criatividade e trazer

versatilidade para o processo. Estimula a desenvoltura,  agilidade, atitude,

criatividade e ousadia.

a partir do 07  anos

Será oferecido para os 2º até os 5°  anos
Pedraria

Pedraria é uma técnica artesanal com o uso de pedras de

materiais diversos formando  um bordado em roupas, bolsas,  criação de objetos, móbiles, quadrinhos, e muito  mais. Estimula a

concentração, a

criatividade, o raciocínio,  a coordenação motora, entre  outras habilidades.

Grau de dificuldade:

fácil

a partir do 07  anos

Será oferecido para os 2º até os 5°  anos
Tricô

O tricô é uma técnica para  entrelaçar o fio (de lã ou

outra fibra têxtil) de forma  organizada, criando-se assim  um tecido que, por suas

características de textura e  elasticidade, é chamado de  malha de tricô ou

simplesmente tricô.

Estimula, a concentração e  foco, raciocínio lógico e a  criatividade, diminui a ansiedade, autoconfiança.

a partir do 09  anos

Será oferecido para os 4º até os 1ª EM
Crochê

Crochê ou croché é o processo de criação de tecidos usando a  agulha de crochê e algum fio  contínuo, normalmente, lã, fio  de algodão, seda etc., mas  também pode se usar arame,  barbante ou outro material  inovador. Estimula a  concentração e foco,  raciocínio lógico,  criatividade, desenvolvimento psicomotor e a autoestima.

Grau de dificuldade:

a partir do 09  anos

Será oferecido para os 4º até os 1ª EM
Ponto Cruz

Estimula a concentração, o foco,  o raciocínio lógico,  a criatividade,  o desenvolvimento psicomotor e a autoestima.

a partir do 08  anos

Será oferecido para os 3º até os 5°  anos

• As aulas de artesanato serão executadas, por meio de parceria com a loja Bellas Artes, que fornece os professores em dias e horários estipulados pela escola;
  • As matrículas e cobrança das mensalidades é realizada na secretaria da escola;
  • O aluno pode trocar de curso no final de cada mês, se tiver turmas e vagas disponíveis.
Horário Dia da Semana  Técnica Série Local
08h às 9h30 Segunda Tricô 2º ao 5º ano Segundo piso sala de teatro
10h às 11h30 Segunda Crochê 3º ao 5º ano Segundo piso sala de teatro
16h às 17h30 Segunda Tricô 6º ao 1ª EM Segundo piso sala de teatro
16h às 17h30 Terça Crochê 6º ao 1ª EM Segundo piso sala de teatro
8h às 9h30 Terça Pedraria 4º ao 5º ano Segundo piso sala de teatro
10h às 11h30 Terça Pedraria 2º ao 3º ano Segundo piso sala de teatro
8h às 9h30 Quarta Feltro 4º ao 5º ano Segundo piso sala de teatro
10h às 11h30 Quarta Feltro 2º ao 3º ano Segundo piso sala de teatro
8h às 9h30 Quinta Ponto Cruz 3º ao 5º ano Segundo piso sala de teatro
8h30 às 10h Sexta Bordado Livre 2º ao 5º ano Segundo piso sala de teatro

O valor da mensalidade é de R$90,00.

Em caso de inscrição em mais de uma atividade extra, o aluno receberá desconto no valor da mensalidade.

Informações e inscrições: (54) 3221.2890