Notícias

27 Ago

Adolescentes e Jovens Interligados pela Rede Murialdo e Conectados com o Mundo do Trabalho é tema de bate-papo virtual

Cerca de 400 jovens aprendizes acompanharam o evento

 

A Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo, por meio da Coordenação da Ação Social, promoveu na tarde da quarta-feira, 25 de agosto, às 14h, o bate-papo virtual com o tema “Adolescentes e Jovens Interligados pela Rede Murialdo e Conectados com o Mundo do Trabalho”. O encontro teve por objetivo estimular a interação entre os aprendizes dos cursos de Aprendizagem Profissional e adolescentes maiores de 14 anos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos diferentes municípios e estados em que o Murialdo se faz presente, promovendo troca de experiências e fomentando o protagonismo.

 

O bate-papo foi mediado pelas egressas da Aprendizagem Profissional Barbara de Andrades Borda (Caxias do Sul) e Maria Eduarda Garcia (Londrina). A palestra ficou a cargo do convidado Felipe Caetano, egresso do trabalho infantil, ativista social e fundador do CONAPETI (Comitê Nacional de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil).

 

O presidente do Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), padre Joacir Della Giustina, um dos precursores na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatizou que o evento será histórico e vem ao encontro da proposta e do legado deixado por São Leonardo Murialdo, que é auxiliar na promoção de crianças e adolescentes, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social. “Saibam que vocês são a razão de existir da nossa Congregação. É muito bom tê-los na Família de Murialdo”, destaca.

 

Durante a palestra, Felipe contou aos cerca de 400 jovens que acompanhavam o bate-papo como foi a sua trajetória de vida e a luta que enfrentou contra o trabalho infantil. “Comecei a trabalhar com 8 anos de idade como garçom. Aos 13 passei a participar de encontros com os jovens da minha comunidade para debater sobre direitos e a realidade da juventude. Foi em um desses encontros que recebemos um procurador do trabalho e percebi o quanto eu estava sendo enganado sobre o trabalho na infância e na adolescência, pois eu acreditava que se não estivesse trabalhando eu viraria bandido”, enfatiza.

 

A partir desse encontro, o jovem, que atualmente é estudante de Direito e está com 19 anos, saiu do trabalho infantil, focou nos estudos e se apropriou de uma nova realidade. Em 2016 criou o primeiro Comitê Contra o Trabalho Infantil. “A iniciativa ganhou tanta força que, em setembro de 2019, criamos um comitê nacional com um representante de cada estado”, conta. Ele ainda deixou um recado aos jovens: “Não se calem, usem a sua juventude para lutar pelos seus direitos. A aprendizagem profissional é a principal bandeira contra o trabalho infantil”.

 

Os jovens participantes do evento agradeceram imensamente a oportunidade de fazer parte do programa de formação profissional e ressaltaram, ainda, que no Murialdo o aprendizado vai muito além da formação profissional; vivenciam o amor, o acolhimento, os valores humanos e a importância do coração educado.

 

O Provincial, Padre Marcelino Modelski encerrou o evento com uma fala emocionada: “Felipe, você foi profundamente inspirador, nos deu chaves libertadoras, destacou o seu chamado e protagonismo. Ouvir vocês, jovens, foi um bálsamo. O tempo é de escuta e essas falas foram carregadas de muita responsabilidade. Parabéns!”.

 

Instituto Leonardo Murialdo:

 

O Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) é uma organização da sociedade civil e tem como missão principal desenvolver trabalhos com crianças e adolescentes. Atualmente, está presente em 10 estados do Brasil: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Paraná, Rio De Janeiro, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

O ILEM mantém inúmeros programas sociais desenvolvendo ações de garantia de direitos da política de assistência social, dentre os quais destacamos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Programa de Aprendizagem Profissional, atendendo por meio de suas ações mais de 4 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

 

O ILEM, de propriedade da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo, desenvolve ainda trabalhos na área da educação, através da educação infantil, ensino fundamental e médio e também ensino universitário.

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

03 Abr
Murialdo informa sobre emissão das Declarações de Pagamentos 2023
O Colégio Murialdo informa que a emissão das Declarações de Pagamentos 2023, documentos necessários para a Declaração do Imposto de Renda (IR), já está disponível. Ela poderá ser feita de…
01 Abr
Murialdo promove celebrações com as turmas
As celebrações que antecedem a Páscoa, tradicionais no Colégio Murialdo, foram realizadas nos dias 19, 21 e 28 de março. Os momentos de espiritualidade tiveram o intuito de pedir bênçãos…
15 Fev
Volta às aulas do Colégio Murialdo ocorre no dia 19 de fevereiro
O ano letivo 2024 do Colégio Murialdo inicia na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Por isso, é importante ficar atento às datas relativas ao início do ano letivo. Confira:…
09 Fev
Atividades extras 2024: abertas as inscrições para alunos novos
As Atividades Extracurriculares do Colégio Murialdo buscam desenvolver as habilidades dos estudantes e ampliam o conhecimento cultural. Os alunos novos, interessados em garantir a vaga para o ano de 2024,…
20 Dez
Confira como ficará o recesso de fim de ano do Colégio Murialdo
O Colégio Murialdo informa que o expediente de 2023 será encerrado no dia 22 de dezembro, às 12h. O recesso escolar de fim de ano seguirá até o dia 09…
18 Dez
Psicologia Escolar do Turno da Manhã realiza Orientação Profissional com os alunos das 3ª séries do Ensino Médio
Com o intuito de ajudar os estudantes na escolha profissional, a Psicologia Escolar e a Coordenação Pedagógica do Colégio Murialdo realizaram um projeto de Orientação Profissional.  No total, foram realizados…
23 Nov
Alunos do Ensino Fundamental I recebem certificação das Olimpíadas de matemática Matific
Na tarde do dia 22 de novembro de 2023, os estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental receberam medalhas e certificados de participação nas Olimpíadas de Matemática -…
23 Out
Rematrículas On-line do Colégio Murialdo são prorrogadas até o dia 07 de novembro
O Colégio Murialdo Caxias do Sul – unidade Centro informa que o processo de rematrículas para 2024 foi prorrogado até o dia 07 de novembro de 2023, de forma on-line,…
19 Out
Projeto Matemáticos brilhantes: explorando a vida e as contribuições históricas recebe prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora
A premiação, que está na 1ª edição, é realizada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul   Promover uma compreensão mais profunda e ampla da matemática, sua evolução ao…
18 Out
Psicologia Escolar do Turno da Tarde do Colégio Murialdo realiza a I Jornada da Criança
No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, o Murialdo convida pais e responsáveis dos estudantes para olhar de uma maneira mais atenta e cuidadosa às infâncias. Com…