Notícias

27 Abr

Educação em situação de pandemia: contribuições da Psicologia Escolar 

As psicólogas do Murialdo, Rosana Rossatto e Sandra Galiotto, destacam o papel dos pais na educação, principalmente, neste momento de isolamento social. Confira:

 

Vivemos um momento difícil, em poucos dias a vida de todos mudou drasticamente. Diante desta condição humana, fomos atingidos na nossa impotência que denuncia o quanto somos frágeis. Estamos confinados dentro de nossas casas por um período que pode ser bastante longo, com uma indeterminação do que pode acontecer. Diante desse contexto, algo praticamente inédito acontece: são os pais quem têm que, com exclusividade, cuidar das crianças e adolescentes! Isso exige uma reformulação do cotidiano das famílias que antes era organizado pelo “dentro” e “fora”, “casa” e “escola”. O momento pode ser oportuno para refletirmos sobre o ato de educar e seus desdobramentos em tempos de isolamento social. 

 

A educação só ocorre de fato, se toda a comunidade escolar estiver envolvida nesse processo, visto que todos exercem um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades emocionais e conhecimentos teóricos. Então, acredita-se que a educação é um encontro entre o professor, o aluno, os pais e a comunidade no espaço da escola, e que leva aquela velha máxima, cada um precisa fazer a sua parte para que esse encontro aconteça efetivamente. 

 

Diante das reviravoltas que estão se colocando e da necessidade de isolamento social, esse encontro que era feito na escola, foi arrastado para a casa de cada um dos alunos, levando de carona toda a comunidade escolar. Nesta perspectiva, verifica-se a importância do papel dos pais como agentes de organização, estímulo e orientação dos filhos. Essa premissa equivale para ambas as formas, educação presencial e/ou digital.  Uma tarefa que não é fácil, até porque não é a única com a qual os pais estão envolvidos no dia a dia. No entanto, parece que o momento atual faz um convite para que os pais reaprendam com seus filhos, aproximando-se deles e fortalecendo esse vínculo que é primordial para o desenvolvimento emocional e a construção de conhecimento. 

 

A psicanalista Julieta Jerusalinsky muito bem sugere, ao invés de pensar tanto em como vamos ensinar às crianças conteúdos curriculares durante a pandemia, talvez seja preciso interrogar o que poderemos aprender juntos em um momento em que os adultos estão tão espantados quanto as crianças diante dos acontecimentos do mundo, tendo que refazer os projetos para um nebuloso futuro a fim de poder sustentar o valor de todos os pequenos atos no presente do cotidiano.  Neste sentido, sugere-se que os pais possam dialogar com seus filhos sobre a atual situação. 

 

É importante que a criança e o adolescente entendam o porquê da educação digital, pois esse momento de incertezas produz angústia em todos. Para tanto,  por meio de um discurso claro, coerente e verdadeiro é imprescindível que a “normalidade” relacionada à rotina de estudos tenta ser mantida diante das incertezas que a impactam, entre outras coisas, as projeções sobre o retorno às aulas presenciais. A partir desse olhar, é possível que pais e filhos encontrem uma maneira única e especial de aprender uns com os outros e também com a escola. 

 

Por fim, trata-se de um novo momento que não veio com uma cartilha, assim precisa ser criado e construído a partir do trabalho conjunto entre os alunos, os pais e a escola. A verdadeira escola aprendente não ensina apenas para os alunos, mas também para seus funcionários, pais, professores. Essa condição denuncia que, em tempos de pandemia, todos estamos em condição de aprendizes. O ato de educar vai além da transmissão de conteúdos curriculares, implica em comunicar o que importa na vida e, a partir da criação de uma nova experiência compartilhada, as famílias têm a oportunidade de consolidar essa tarefa. 


 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

15 Fev
Volta às aulas do Colégio Murialdo ocorre no dia 19 de fevereiro
O ano letivo 2024 do Colégio Murialdo inicia na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Por isso, é importante ficar atento às datas relativas ao início do ano letivo. Confira:…
09 Fev
Atividades extras 2024: abertas as inscrições para alunos novos
As Atividades Extracurriculares do Colégio Murialdo buscam desenvolver as habilidades dos estudantes e ampliam o conhecimento cultural. Os alunos novos, interessados em garantir a vaga para o ano de 2024,…
20 Dez
Confira como ficará o recesso de fim de ano do Colégio Murialdo
O Colégio Murialdo informa que o expediente de 2023 será encerrado no dia 22 de dezembro, às 12h. O recesso escolar de fim de ano seguirá até o dia 09…
18 Dez
Psicologia Escolar do Turno da Manhã realiza Orientação Profissional com os alunos das 3ª séries do Ensino Médio
Com o intuito de ajudar os estudantes na escolha profissional, a Psicologia Escolar e a Coordenação Pedagógica do Colégio Murialdo realizaram um projeto de Orientação Profissional.  No total, foram realizados…
23 Nov
Alunos do Ensino Fundamental I recebem certificação das Olimpíadas de matemática Matific
Na tarde do dia 22 de novembro de 2023, os estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental receberam medalhas e certificados de participação nas Olimpíadas de Matemática -…
23 Out
Rematrículas On-line do Colégio Murialdo são prorrogadas até o dia 07 de novembro
O Colégio Murialdo Caxias do Sul – unidade Centro informa que o processo de rematrículas para 2024 foi prorrogado até o dia 07 de novembro de 2023, de forma on-line,…
19 Out
Projeto Matemáticos brilhantes: explorando a vida e as contribuições históricas recebe prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora
A premiação, que está na 1ª edição, é realizada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul   Promover uma compreensão mais profunda e ampla da matemática, sua evolução ao…
18 Out
Psicologia Escolar do Turno da Tarde do Colégio Murialdo realiza a I Jornada da Criança
No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, o Murialdo convida pais e responsáveis dos estudantes para olhar de uma maneira mais atenta e cuidadosa às infâncias. Com…
18 Out
Confira os contemplados com a Bolsa de Estudos 2024: alunos que já possuem bolsa de estudos em 2023
Nesta quarta-feira, 18 de outubro, o Colégio Murialdo – Caxias torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS QUE JÁ POSSUEM…
17 Out
XIV Mostra de Teatro do Colégio Murialdo inicia no dia 24 de novembro
A Mostra de Teatro do Colégio Murialdo, tradicional na cidade, já chega a 14ª edição. A iniciativa reúne os resultados das Oficinas Teatrais que ocorrem durante todo o ano como…