Fique por dentro do Colégio Murialdo

Notícias

03 Out

Colégio Murialdo participa do projeto de resgate do pinheiro-brasileiro

Os alunos realizaram várias atividades sobre a Araucária, com a participação do papagaio-charão

 

Desde o mês de agosto, os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e também do Ensino Médio participaram do projeto de resgate do pinheiro-brasileiro, a Araucária, organizado pela professora e bióloga Luciana Gecchelin Santini. No total, 26 professores estão envolvidos com a iniciativa envolvendo 801 alunos e plantando mais de 400 pinhões. Este plantio iniciou um Viveiro de Araucárias no Colégio, que teve a inauguração realizada na tarde desta quarta-feira, 02 de outubro, no Parquinho do Colégio.

 

A iniciativa iniciou em 13 de agosto de 2019, quando a professora Luciana participou do curso Resgate do Pinheiro-Brasileiro, 5ª edição, proposto pelos professores Jaime Martines e Nêmora Prestes da Universidade de Passo Fundo (RS). A formação integrou os projetos “Do pinheiro vem a pinha, da pinha vem o pinhão” (AMA), “Projeto Charão e suas ações na conservação da natureza” (CCTAM -VREAC – ICB / UPF) e “Programa Nacional para a Conservação do Papagaio-de-peito-roxo” (AMA).

 

Logo depois, iniciou a orientação do plantio dos pinhões para formar o viveiro, com palestras nas turmas, para levar informações sobre a Araucária e também a importância da preservação da fauna dessa mata, tão significativo para a região Sul do nosso país. “As crianças devem aprender desde cedo que preservar é importante, e que a floresta desempenha um papel muito importante no equilíbrio ecológico do planeta, realiza a fotossíntese a partir do dióxido de carbono e libera oxigênio da qual depende a vida”, explica Luciana. Ela ainda destaca que o projeto tem por objetivo fazer com que as crianças possam, no futuro, conviver com esta floresta, esta mata de Araucárias que está depredada. “Desde a colonização nós perdemos um pouco dessas plantas, e com ela a fauna que frequentava estas florestas”. Vale ressaltar que este trabalho vem ao encontro do que a escola já vem realizando em relação a sustentabilidade.

 

Os alunos realizaram várias atividades sobre a Araucária, com a participação do papagaio-charão. Visto que, a existência desta ave típica do Sul do Brasil, está intimamente ligada à Floresta de Araucárias, pois ele se alimenta de pinhões. A aluna Amanda Pescador, da turma 302, destacou a importância desta atitude, pois muito se tem discutido acerca da conservação da mata nativa, porém poucos se prontificam a fazer algo concreto para preservá-la. “Por conta destas atitudes simples, como a que foi proposta pela professora Luciana, são necessárias e admiráveis. É muito gratificante acompanhar o crescimento da muda de araucária e ter a sensação de estar fazendo a sua parte. Afinal, preservar a natureza é sinônimo de proteger a vida”.

 

Sobre a Mata de Araucárias:

A Mata de Araucárias (localizada na região Sul, de clima frio) está incluída no Bioma Mata Atlântica. Ocupou cerca de 2,6% do território nacional e assim como outras formações florestais, vem sendo degradada. Este projeto tem por objetivo, resgatar a importância da araucária, tanto do ponto de vista econômico, como pela sua importância histórica, social, ambiental, cultural e gastronômica. Resgatar a araucária, também estará conservando muitas espécies da fauna silvestre, como por exemplo: papagaio-charão, papagaio de peito-roxo, gralha-azul, cutia, entre outros.

 

Fotos: Divulgação

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

11 Out
2º anos do Colégio Murialdo participam de City Tour por Caxias do Sul
Na última quarta-feira, 09 de outubro, os alunos dos 2º anos, do Ensino Fundamental I, do Colégio Murialdo participaram de um City Tour por Caxias do Sul. A viagem de…
11 Out
Alunos do 6º ano participam de passeio na Quinta da Estância
Nesta semana, os alunos do 6º ano, do Ensino Fundamental II, do Colégio Murialdo participaram de um passeio muito animado. Eles visitaram a Quinta Estância, localizada na cidade de Viamão,…
08 Out
Murialdo é pentacampeão nos Jogos Escolares de Vôlei juvenil feminino
A equipe juvenil feminina do Colégio Murialdo conquistou, nesta segunda-feira, 7 de outubro, o pentacampeonato nos Jogos Escolares de Voleibol 2019. Vale destacar que o grupo de meninas ganhou a…
08 Out
Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo realiza mais uma edição do Galeto Delivery
No próximo domingo, 13 de outubro, o Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo (CFEB) realiza mais uma edição do Galeto Delivery (almoço beneficente). A iniciativa busca arrecadar recursos…
08 Out
Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I do Murialdo participam de atividade reflexiva sobre a prevenção do suicídio
Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Murialdo participaram durante os meses de setembro e outubro de momentos de reflexão e escuta com a psicóloga escolar…
07 Out
Equipe juvenil feminina do Murialdo garante 3º lugar no CERGS
No último domingo, 06 de outubro, ocorreu os jogos de voleibol do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul 2019 (CERGS), em Estrela – RS. A equipe juvenil feminina do…
04 Out
Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo (CFEB) tem novos uniformes
Os atletas do Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo (CFEB) núcleos Caxias, Santa Fé e Porto Alegre estão com novos uniformes. As crianças receberam camiseta, calção e moletom…
04 Out
Outubro Rosa: Murialdo promove campanha de doação de cabelos ao Banco de Perucas
O mês de outubro chegou e com ele a Campanha “Outubro Rosa” que é dedicada à prevenção do câncer de mama. E para dar sequência ao projeto “Gi Tavares –…
02 Out
Passeio dos 6º Anos é transferido para o dia 10/10
O Colégio Murialdo informa que devido a previsão de chuva para esta sexta-feira, o passeio pedagógico dos 6º Anos do Ensino Fundamental foi transferido para o dia 10 de outubro,…
01 Out
Estudantes dos 4º Anos visitam o Parque Acqua Lokos
No dia 27 de setembro, os estudantes dos 4º Anos, do Ensino Fundamental, do Colégio Murialdo realizaram o passeio pedagógico de 2019, no Parque Acqua Lokos. No local, os alunos…