Fique por dentro do Colégio Murialdo

Notícias

01 Out

Estudantes da 3ª Série do Ensino Médio participam de Orientação Profissional

Com o objetivo de auxiliar o adolescente no processo de escolha profissional de forma clara e consciente, o Colégio Murialdo está disponibilizando o serviço de Orientação Profissional. A atividade, realizada com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, tem como intuito oportunizar um espaço para que os jovens possam desenvolver a maturidade na escolha profissional, de forma mais autônoma e consciente.

 

Além disso, o trabalho também permite pensar e discutir aspectos pertinentes após a escolha, como a carreira profissional, o mercado de trabalho, as oportunidades e as demais condições que são inerentes ao início e a toda vida profissional. Um serviço que propõe estratégias para que o aluno entre em contato com essas questões, a fim de clarificar suas ideias, aliviar seus anseios e buscar informações, podendo decidir-se de forma consciente e coerente com seus desejos e sonhos. Os atendimentos ocorrem nas quartas-feiras, das 19h às 20h, no período de setembro a outubro de 2020, totalizando oito encontros.

 

A Psicóloga Escolar do Colégio Murialdo, Sandra Galiotto, destaca a importância deste serviço, pois o processo de escolha profissional, muitas vezes é carregado de incertezas, angústias e medos frente ao futuro, podendo gerar insegurança e dificuldades nesse momento de definição. "Acredito que propiciar um espaço para fala e trocas sobre a carreira profissional é fundamental para que o adolescente possa se deparar com seus pensamentos e ideias sobre essa etapa tão importante da vida. O projeto de orientação profissional é o meio pelo qual o jovem amplia sua autopercepção e consciência sobre esse processo de escolha, que depende de uma construção interna a respeito da vida profissional. Para além de definir uma profissão, a orientação profissional também auxilia a pensar que profissional se desejar ser”, enfatiza. 

 

A orientação profissional na visão dos estudantes:

 

Nome completo: Júlia Elizabeth Santi

Idade: 18 anos

Na sua opinião, qual a importância desse serviço?

Na minha opinião, esse serviço é de extrema importância, pois é muito raro que nós, jovens, no terceiro ano do Ensino Médio, saibamos exatamente o que queremos fazer pelo resto de nossas vidas. Mesmo que muitos tenham uma ideia, pensar a fundo sobre nosso futuro profissional é necessário, pois às vezes acaba ocorrendo a romantização da profissão desejada ou uma ideia equivocada sobre sua atuação no mercado de trabalho.

O que você mais está gostando dos encontros? E como estão ajudando você nesse momento de escolha da carreira profissional?

O que mais estou gostando nos encontros é o fato de que, por meio de testes, estou descobrindo novas características minhas, e, assim, exercitando o autoconhecimento. Isso é imprescindível na hora de escolher uma profissão, pois aprendendo quais são seus pontos fortes e fracos é muito mais fácil relacioná-los com uma área posteriormente. Também estou achando muito boa a parte da identificação que temos uns com os outros. Falamos sobre inseguranças presentes e futuras, o que nos assusta e quais nossas expectativas. E só saber que os medos e ansiedades não são unicamente meus, já é um alívio.

Você já decidiu quais são seus planos assim que finalizar o Ensino Médio?

Quanto aos planos futuros, eu não tenho algo muito definido. Há áreas que me agradam mais e faculdades que me interessam, porém quero ter mais certeza antes de iniciar qualquer coisa, e os encontros de orientação vocacional, com certeza, estão ajudando a clarear minhas ideias e me dar mais certeza de outras.

 

Nome completo: Luíse Oliveira 

Idade: 17 anos 

Na sua opinião, qual a importância desse serviço?

A importância desse serviço é fazer com que cada aluno possa se conhecer melhor, e, consequentemente, possa saber seus gostos a respeito da sua possível profissão.  

O que você mais está gostando dos encontros? E como estão ajudando você nesse momento de escolha da carreira profissional?

O que eu mais gosto desses encontros é poder dividir meus medos a respeito da minha possível profissão e perceber que muito dos colegas passam pelas mesmas dúvidas que eu. A forma que isso me ajuda é poder aos poucos ir me conhecendo melhor, percebendo o que gosto ou não.  

Você já decidiu quais são seus planos assim que finalizar o Ensino Médio?

Sim, meus planos são entrar para faculdade de Direito e focar muito em meus estudos, para poder ser uma excelente profissional na área que eu escolher, e junto a isso, trabalhar e aos poucos ir conquistando meus sonhos.


 

Nome completo: Arthur Pacheco Semprebon

Idade: 17 anos

Na sua opinião, qual a importância desse serviço?  

Ajudar os participantes a terem uma melhor noção sobre os ramos profissionais e mostrar os caminhos possíveis para tomar uma decisão sobre o que fazer. 

O que você mais está gostando dos encontros? E como estão ajudando você nesse momento de escolha da carreira profissional?

Gosto de poder expôr os meus receios em relação a vida profissional, e, os encontros, realmente estão me dando um direcionamento com atividades propostas pela psicóloga Sandra.

Você já decidiu quais são seus planos assim que finalizar o Ensino Médio? 

Não sei ao certo, mas provavelmente vou fazer um curso técnico ou iniciar uma faculdade.
 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

19 Out
Murialdo realiza homenagem aos Docentes
O mês de outubro é marcado pela celebração do Dia do Professor. Tal profissional é de suma importância na construção de um mundo melhor. Pensando em proporcionar um ambiente de…
16 Out
Murialdo realizará momento de conversa com os pais da Educação Infantil
A área da psicologia cuida de um mundo que precisa cada vez mais de atenção, à saúde mental. Por isso, o olhar desse profissional em escolas é valioso. Pensando nisso,…
09 Out
Outubro Rosa: Murialdo promove campanha de doação de cabelos e venda de máscaras ao Banco de Perucas
O mês de outubro é marcado pela Campanha “Outubro Rosa” alusiva à prevenção do câncer de mama. O Colégio Murialdo, anualmente, se envolve com a causa promovendo o projeto “Gi…
09 Out
Murialdo Centro, Ana Rech e POA realizarão Live alusiva ao Dia das Crianças, no dia 16 de outubro
O dia 12 de outubro é marcado pela celebração do Dia das Crianças. Para comemorar essa data tão especial, a Unidade Centro, Ana Rech e Porto Aleger do Colégio Murialdo…
08 Out
Comunicado 040: Recesso Escolar - feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia do Professor
O Colégio Murialdo informa que, conforme calendário escolar, na segunda e terça-feira, 12 e 13 de outubro, haverá recesso escolar devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia do…
01 Out
Comunicado 039: Murialdo realizará reunião de pais do Ensino Fundamental II
O Colégio Murialdo informa que realizará, nos dias 05, 06, 07 e 08 de outubro, reunião de pais do Ensino Fundamental II. Os encontros ocorrem de forma on-line, por meio…
01 Out
Comunicado 038: Colégio Murialdo retoma aulas presenciais da Educação Infantil na segunda-feira, 05 de outubro
O Colégio Murialdo informa que as aulas presenciais para a Educação Infantil retornam na próxima segunda-feira, 05 de outubro. A instituição continua atenta ao contexto da pandemia do novo Coronavírus,…
30 Set
Colégio Murialdo divulga lista de alunos contemplados com Bolsa de Estudo 2021 que já estudam na Instituição
Nesta quarta-feira, 30 de setembro, o Colégio Murialdo-Caxias torna público o resultado dos contemplados com a bolsa de estudo parcial (50%) ou integral (100%), ano letivo 2021 - para ALUNOS…
28 Set
Comunicado 037: Confira o cronograma de entrega do livro volume 4 da Editoria Positivo
O Colégio Murialdo informa que iniciará, na próxima segunda-feira, 05 de outubro, a entrega do livro didático volume 4, da Editora Positivo. Vale destacar que é importante respeitar os dias…
25 Set
Comunicado 036: Colégio Murialdo retoma aulas presenciais do Ensino Médio nesta terça-feira, 29 de setembro
  O Colégio Murialdo informa que as aulas presenciais para o Ensino Médio retornam na próxima terça-feira, 29 de setembro. A instituição continua atenta ao contexto da pandemia do novo…