Notícias

27 Ago

Adolescentes e Jovens Interligados pela Rede Murialdo e Conectados com o Mundo do Trabalho é tema de bate-papo virtual

Cerca de 400 jovens aprendizes acompanharam o evento

 

A Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo, por meio da Coordenação da Ação Social, promoveu na tarde da quarta-feira, 25 de agosto, às 14h, o bate-papo virtual com o tema “Adolescentes e Jovens Interligados pela Rede Murialdo e Conectados com o Mundo do Trabalho”. O encontro teve por objetivo estimular a interação entre os aprendizes dos cursos de Aprendizagem Profissional e adolescentes maiores de 14 anos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos diferentes municípios e estados em que o Murialdo se faz presente, promovendo troca de experiências e fomentando o protagonismo.

 

O bate-papo foi mediado pelas egressas da Aprendizagem Profissional Barbara de Andrades Borda (Caxias do Sul) e Maria Eduarda Garcia (Londrina). A palestra ficou a cargo do convidado Felipe Caetano, egresso do trabalho infantil, ativista social e fundador do CONAPETI (Comitê Nacional de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil).

 

O presidente do Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), padre Joacir Della Giustina, um dos precursores na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatizou que o evento será histórico e vem ao encontro da proposta e do legado deixado por São Leonardo Murialdo, que é auxiliar na promoção de crianças e adolescentes, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social. “Saibam que vocês são a razão de existir da nossa Congregação. É muito bom tê-los na Família de Murialdo”, destaca.

 

Durante a palestra, Felipe contou aos cerca de 400 jovens que acompanhavam o bate-papo como foi a sua trajetória de vida e a luta que enfrentou contra o trabalho infantil. “Comecei a trabalhar com 8 anos de idade como garçom. Aos 13 passei a participar de encontros com os jovens da minha comunidade para debater sobre direitos e a realidade da juventude. Foi em um desses encontros que recebemos um procurador do trabalho e percebi o quanto eu estava sendo enganado sobre o trabalho na infância e na adolescência, pois eu acreditava que se não estivesse trabalhando eu viraria bandido”, enfatiza.

 

A partir desse encontro, o jovem, que atualmente é estudante de Direito e está com 19 anos, saiu do trabalho infantil, focou nos estudos e se apropriou de uma nova realidade. Em 2016 criou o primeiro Comitê Contra o Trabalho Infantil. “A iniciativa ganhou tanta força que, em setembro de 2019, criamos um comitê nacional com um representante de cada estado”, conta. Ele ainda deixou um recado aos jovens: “Não se calem, usem a sua juventude para lutar pelos seus direitos. A aprendizagem profissional é a principal bandeira contra o trabalho infantil”.

 

Os jovens participantes do evento agradeceram imensamente a oportunidade de fazer parte do programa de formação profissional e ressaltaram, ainda, que no Murialdo o aprendizado vai muito além da formação profissional; vivenciam o amor, o acolhimento, os valores humanos e a importância do coração educado.

 

O Provincial, Padre Marcelino Modelski encerrou o evento com uma fala emocionada: “Felipe, você foi profundamente inspirador, nos deu chaves libertadoras, destacou o seu chamado e protagonismo. Ouvir vocês, jovens, foi um bálsamo. O tempo é de escuta e essas falas foram carregadas de muita responsabilidade. Parabéns!”.

 

Instituto Leonardo Murialdo:

 

O Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) é uma organização da sociedade civil e tem como missão principal desenvolver trabalhos com crianças e adolescentes. Atualmente, está presente em 10 estados do Brasil: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Paraná, Rio De Janeiro, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

O ILEM mantém inúmeros programas sociais desenvolvendo ações de garantia de direitos da política de assistência social, dentre os quais destacamos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Programa de Aprendizagem Profissional, atendendo por meio de suas ações mais de 4 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

 

O ILEM, de propriedade da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo, desenvolve ainda trabalhos na área da educação, através da educação infantil, ensino fundamental e médio e também ensino universitário.

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

17 Set
Obra “Terra Sonâmbula” é tema de trabalho interdisciplinar no Murialdo
No início do mês de setembro, os estudantes dos 9º Anos do Colégio Murialdo participaram do projeto interdisciplinar intitulado “Moçambique no olhar de Mia Couto”. A partir da leitura do…
17 Set
Jovem Aprendiz Murialdo: processo seletivo está com inscrições abertas
O Centro de Formação Profissional Murialdo (CFPM) informa que o processo seletivo para o Jovem Aprendiz está com as inscrições abertas para os seguintes cursos: Administrativo com Competência para Estoque…
17 Set
Murialdo realiza atividade alusiva ao Dia do Gaúcho
O mês de setembro é marcado pelos Festejos Farroupilha, alusivos ao Dia do Gaúcho. Para celebrar essa data tão especial, os estudantes do Turno da tarde participaram de uma atividade…
17 Set
Confira como será o Novo Ensino Médio do Colégio Murialdo
Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes…
16 Set
Cartão de acesso Turno da tarde: traga o seu!
Desde o início do mês de setembro, o Colégio Murialdo retomou o Controle de Acesso via cartão de acesso, para o turno da tarde. Lembrando que a medida serve apenas…
15 Set
Província Brasileira conta com novo Conselho Provincial
A Província Brasileira da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) a partir de janeiro de 2022 conta com o novo Conselho Provincial. Os religiosos da Província indicaram, nesta segunda,…
14 Set
Rede Murialdo de Educação e Shopping Villagio Caxias promovem Labirinto Mágico
As unidades Centro e Ana Rech do Colégio Murialdo Caxias do Sul apresentam a atração “Labirinto Mágico”, no Shopping Villagio Caxias (Rodovia RSC 453, 2.780). O evento é uma opção…
14 Set
Pré-Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo ocorre no dia 16 de setembro
A Rede Murialdo de Educação realiza no dia 16 de setembro, das 19h às 21h, o Pré-Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo. O encontro ocorre em preparação ao…
09 Set
Resultados do 2º trimestre: Colégio Murialdo realiza atendimento presencial neste sábado, 11 de setembro
O Colégio Murialdo informa que realizará neste sábado, 11 de setembro, a entrega dos resultados do 2º trimestre. Esse atendimento aos pais ocorre de forma presencial, seguindo todos os protocolos…
03 Set
Murialdo garante 3º lugar no IV Desafio Jovem Empreendedor- Encontrando Meu Propósito
Gincana é sinônimo de alegria, de descobrir e de redescobrir uma forma proativa de adquirir conhecimentos, tornando os assuntos mais interessantes e atrativos. Esse foi o objetivo do IV Desafio…