Notícias

17 Set

Confira como será o Novo Ensino Médio do Colégio Murialdo

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta coloca o jovem no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade e que estimule o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade do estudante por suas escolhas e seu futuro.

 

A proposta considera três grandes frentes para essa modificação: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e do projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

 

CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

 

A escolha por Itinerários Formativos

Os currículos do Novo Ensino Médio terão uma parte referenciada na BNCC (formação geral básica) e os itinerários formativos, que oferecem caminhos distintos aos estudantes, ajustados às suas preferências e ao seu projeto de vida, cuja oferta considera as possibilidades de escolas e redes. É principalmente na escolha do itinerário, portanto, que se materializa o protagonismo juvenil.

 

Formação Técnica e Profissional no Novo Ensino Médio

Os estudantes matriculados no Ensino Médio Novo Ensino Médio terão a possibilidade de formação geral e cursar itinerários técnicos. Existe ainda a oportunidade de os jovens percorrerem itinerários voltados para uma ou mais áreas do conhecimento.

 

Ampliação e Distribuição da Carga Horária

Até março de 2022, a carga horária mínima de todas as escolas brasileiras deverá ser ampliada para 1.000 horas ano, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. Após isso, a partir do cronograma de implementação estabelecido pelas redes, a carga horária anual mínima deverá ser progressivamente ampliada para 1.400 horas.

 

SAIBA COMO SERÁ O NOVO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO MURIALDO:

Em 2022, o Colégio Murialdo terá mudanças significativas no dia a dia do Ensino Médio. Entre elas, está a carga horária que será ampliada, o que irá proporcionar mais tempo para o desenvolvimento do aluno. Outra grande modificação está no novo currículo, que contará com uma formação geral básica (obrigatória). Além disso, o aluno poderá optar entre três itinerários formativos (áreas de estudo): Empreendedorismo e sustentabilidade; Saúde, esporte e bem-estar e Cinema, teatro e cultura digital. Confira:

 

Empreendedorismo e sustentabilidade:

O crescimento dos debates sobre sustentabilidade e as novas questões sobre o assunto não param de surgir. Uma delas trata das novas ideias, produtos e negócios sustentáveis. Assim, surge um novo nicho, tanto de estudos e análises quanto de negócios: o chamado empreendedorismo sustentável.

Neste itinerário formativo, os estudantes irão desenvolver a capacidade de projetar novos negócios. Ou seja, poderão aprofundar a prática do ‘ser empreendedor’ na sociedade,  identificando a importância do planejamento na busca de resultados e da sustentabilidade nas relações interpessoais daquilo que produzimos. Nesse itinerário, os alunos vão iniciar a capacitação para atuar nas profissões relacionadas à administração de empresas, engenharias, consultorias, influência digital, marketing, enfim, entre outras tantas ações ligadas ao empreender.

 

Confira o vídeo explicativo

 

Saúde, esporte e bem-estar:

Saúde e bem-estar são fatores fundamentais para a nossa qualidade de vida. Para ter saúde, é necessário estar bem físico, mental e socialmente. Além disso, a ciência do esporte vem mostrando a importância da prática constante de uma atividade física bem planejada para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável. Para isso, precisamos de bons profissionais nesta área para desenvolver a escuta sensível e cuidar do outro com ética e cuidado. Por isso, organizamos um itinerário voltado às demandas do mercado de trabalho que contemplam as diversas áreas de conhecimento. O aluno que escolher esse itinerário poderá seguir as seguintes profissões da área da saúde, como: medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição e a educação física, por meio das práticas da cultura corporal do movimento no contexto de lazer, saúde e desenvolvimento humano nos diferentes grupos da sociedade, entre tantas outras que abrangem as questões humanas, sociais e pessoais.

 

Confira o vídeo explicativo

 

Cinema, teatro e cultura digital:

Cinema, teatro e cultura digital também integram um mundo de debates no século XXI. O espaço para criação terá ampla abertura no nosso Novo Ensino Médio. Neste itinerário, o aluno terá uma interação cultural, ampliando seu repertório no que diz respeito às diversas formas de Arte e suas composições. Os projetos desenvolvidos irão possibilitar um contato essencial com o fazer artístico colocando o estudante diante das áreas como teatro, artes visuais, música, arquitetura, fotografia, design, moda, publicidade, jornalismo, entre outras possibilidades.

 

Confira o vídeo explicativo

 

IMPORTANTE: A implementação do Novo Ensino Médio será iniciada no ano que vem, de forma progressiva, com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023, com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio, em 2024. 

 

Dúvidas:

Em caso de dúvidas, o Colégio Murialdo realiza atendimento, no horário das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, pelos seguintes meios:

Telefone: (54) 3221.2890

Whats: (54) 99600.7988

Facebook: @colegiomurialdocaxias

Instagram: @murialdocaxias

 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

19 Out
Estudantes do Ensino Médio participam de gincana de Halloween
Os alunos do Ensino Médio do Colégio Murialdo também estão no clima de Halloween. No dia 08 de outubro, os estudantes iniciaram a corrida para ganhar a gincana temática de…
19 Out
Colégio Murialdo participa da Campanha Recircula Materiais
De 22 até o dia 31 de outubro, o Colégio Murialdo participará da Campanha Recircula Materiais que integra a Semana do Lixo Zero. A iniciativa tem como objetivo destinar corretamente…
18 Out
Dia das Crianças: Murialdo realiza atividades especiais
A Semana Nadino do Colégio Murialdo foi marcada por diversas atividades alusivas ao Dia das Crianças para os estudantes do Turno da Tarde. No dia 13/10, os alunos tiveram o…
15 Out
Comunicado 031: Rematrículas do Colégio Murialdo iniciam nesta segunda-feira, 18 de outubro
O Colégio Murialdo Caxias do Sul – Unidade Centro informa que o processo de rematrículas para 2022 inicia nesta segunda-feira (18/10), seguindo até o dia 29 de outubro. É importante…
15 Out
Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo
Nesta quinta-feira, 14 de outubro, ocorreu a abertura do Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo por meio da plataforma ZOOM. São mais de trezentos participantes entre religiosos, direções,…
14 Out
Comunidade escolar: participe da Avaliação Institucional do Colégio Murialdo
O Colégio Murialdo promoverá até esta sexta-feira, 22 de outubro, a Avaliação Institucional com os pais de todos os alunos. A iniciativa contribui de forma significativa para o plano de melhoria…
14 Out
II Drive Thru de Halloween Murialdo será realizado no dia 23 de outubro
O primeiro Drive Thru de Halloween do Programa Bilíngue do Colégio Murialdo, realizado no ano de 2020, foi um sucesso. E a segunda edição promete ser ainda mais especial. Agendado…
11 Out
Nota de Pesar
O ILEM – Centro Técnico Social Murialdo lamenta profundamente o falecimento da sua funcionária – a assistente social -, Nilza Parecida Gallon, vítima de câncer. Comunica que o velório será…
08 Out
Visite o quiosque do Murialdo no Shopping Villagio Caxias
As unidades Centro e Ana Rech do Colégio Murialdo Caxias do Sul contarão com um quiosque no Shopping Villagio Caxias nos dias 08, 09, 10, 11 e 12 de outubro.…
08 Out
Murialdo divulga lista de alunos que já estudam na Instituição contemplados com Bolsa de Estudos
Nesta sexta-feira, 08 de outubro, o Colégio Murialdo – Caxias torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS QUE JÁ ESTUDAM…