Notícias

09 Jun

Novo Ensino Médio da Rede Murialdo de Educação

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta considera três grandes frentes para essa modificação: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e do projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

 

Em 2022, todos os estudantes que ingressarem no Ensino Médio poderão fazer opções de conhecimentos que irão se aprofundar, considerando as possibilidades e características de cada Colégio, na parte flexível do currículo. Por isso, a Instituição elaborou uma pesquisa para entender melhor os anseios e as necessidades dos alunos. O mesmo deverá ser respondido, em sala de aula presencial ou on-line pelos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e também da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio.

 

CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

 

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Para que as alterações curriculares do Ensino Médio tenham os efeitos positivos esperados, outras políticas e ações se fazem necessárias. Uma delas é a (re)elaboração dos currículos a partir da BNCC - essencial para colocar em prática a proposta de flexibilização curricular.

 

A escolha por Itinerários Formativos

Os currículos do Novo Ensino Médio terão uma parte referenciada na BNCC (formação geral básica) e os itinerários formativos, que oferecem caminhos distintos aos estudantes, ajustados às suas preferências e ao seu projeto de vida, cuja oferta considera as possibilidades de escolas e redes. É principalmente na escolha do itinerário, portanto, que se materializa o protagonismo juvenil.

 

Formação Técnica e Profissional no Novo Ensino Médio 

Os estudantes matriculados no Ensino Médio Novo Ensino Médio terão a possibilidade de formação geral e cursar itinerários técnicos. Existe ainda a oportunidade de os jovens percorrerem itinerários voltados para uma ou mais áreas do conhecimento. 

 

Ampliação e Distribuição da Carga Horária

Até março de 2022 a carga horária mínima de todas as escolas brasileiras deverá ser ampliada para 1.000 horas ano, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. Após isso, a partir do cronograma de implementação estabelecido pelas redes, a carga horária anual mínima deverá ser progressivamente ampliada para 1.400 horas.

 

Ajude na Construção de um novo Ensino Médio para todos e todas!

 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

24 Jun
Comunicado 025: Confira o cronograma de entrega do livro volume 3 da Editora Positivo
O Colégio Murialdo informa que iniciará na próxima segunda-feira, 28 de junho, a entrega do livro didático volume 3 da Editora Positivo. Os estudantes que estão participando das aulas presenciais…
22 Jun
Comunicado 024: Reunião de Pais para alunos beneficiados com Bolsa de Estudos ocorre nos dias 28 e 29 de junho
O Colégio Murialdo informa que em breve lançará o Edital de Bolsas para o Período Letivo de 2022. Para tratar desse assunto e demais informações pertinentes aos alunos beneficiados com…
17 Jun
Murialdo garante duas medalhas de ouro no Concurso Canguru de Matemática
Competição é realizada anualmente com alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio   A matemática é uma ferramenta utilizada por todos no dia a…
17 Jun
Colégio Murialdo marca presença no Desafio 15 Segundos promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul
O Colégio Murialdo participa desde a última segunda-feira, 14 de junho, do Desafio 15 Segundos promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer…
16 Jun
Comunicado 023: Murialdo promoverá atendimento on-line aos pais neste sábado, 19 de junho
O Colégio Murialdo informa que neste sábado, 19 de junho, realizará atendimento aos pais referente aos resultados dos estudantes do 1º trimestre. A ação ocorre conforme calendário escolar, mas, desta…
12 Jun
Eventos Juninos movimentam a comunidade escolar do Colégio Murialdo
O sábado ensolarado (12.06) serviu de palco para o Drive Thru Junino promovido pelo Colégio Murialdo em parceria com a Associação de Pais e Mestres. Muita alegria, animação e caracterização…
08 Jun
Alunos do 1º ano participam de atividade para começar a utilizar o caderno de linhas
Começar a utilizar o caderno de linhas é um grande acontecimento na vida e na caminhada escolar dos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental. Para marcar esse momento, as…
07 Jun
Alunos dos 1º anos participaram de atividades sobre Higiene Bucal
Na última semana, os alunos dos 1º anos (11, 12, 13, 14) participaram de atividades sobre a Higiene Bucal e os amigos dos dentes. Além disso, os pequenos ainda tiveram…
02 Jun
Escolha de representante de turma é realizada no Murialdo
Ter a oportunidade de colaborar na organização, na disciplina e no desempenho de sua classe é a missão do representante de turma. Por isso, o Colégio Murialdo finalizou no mês…
02 Jun
Recesso escolar - feriado de Corpus Christi
O Colégio Murialdo informa que, conforme calendário escolar, na quinta e sexta-feira, 03 e 04 de junho, haverá recesso escolar devido ao feriado de Corpus Christi. As atividades retornam normalmente…