Notícias

09 Jul

Novo Ensino Médio da Rede Murialdo de Educação: pesquisa pais 9º anos

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta considera três grandes frentes para essa modificação: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e do projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

 

Em 2022, todos os estudantes que ingressarem no Ensino Médio poderão fazer opções de conhecimentos que irão se aprofundar, considerando as possibilidades e características de cada Colégio, na parte flexível do currículo. Por isso, a Instituição elaborou uma pesquisa para entender melhor os anseios e as necessidades dos alunos. Em um primeiro momento, a pesquisa foi elaborada e respondida pelos alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e também da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio, agora a mesma foi elaborada para que os pais dos estudantes dos 9º anos respondam. Vale destacar que a pesquisa estará disponível do Google Sala de Aula e também será encaminhada para o e-mail dos responsáveis. A pesquisa deve ser respondida até o dia 16 de julho, sexta-feira.

 

CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

 

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Para que as alterações curriculares do Ensino Médio tenham os efeitos positivos esperados, outras políticas e ações se fazem necessárias. Uma delas é a (re)elaboração dos currículos a partir da BNCC - essencial para colocar em prática a proposta de flexibilização curricular.

 

A escolha por Itinerários Formativos

Os currículos do Novo Ensino Médio terão uma parte referenciada na BNCC (formação geral básica) e os itinerários formativos, que oferecem caminhos distintos aos estudantes, ajustados às suas preferências e ao seu projeto de vida, cuja oferta considera as possibilidades de escolas e redes. É principalmente na escolha do itinerário, portanto, que se materializa o protagonismo juvenil.

 

Ampliação e Distribuição da Carga Horária

Até março de 2022 a carga horária mínima de todas as escolas brasileiras deverá ser ampliada para 1.000 horas ano, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. Após isso, a partir do cronograma de implementação estabelecido pelas redes, a carga horária anual mínima deverá ser progressivamente ampliada para 1.400 horas.

 

Ajude na Construção de um novo Ensino Médio para todos e todas!

 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

03 Ago
Murialdo promove palestra on-line com o tema "Família que ama em tempos de mudança" com Adroaldo Lamaison
Um momento de reflexão que busca reavivar o amor nas famílias   Em comemoração à Semana Nacional da Família, promovida anualmente pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), a Rede…
02 Ago
Murialdo abre Edital para Bolsa de Estudos 2022
O Colégio Murialdo Centro torna público, nesta segunda-feira, 02 de agosto, o edital para a concessão de bolsas de estudos (parcial ou integral), aplicáveis sobre o valor da anuidade escolar…
27 Jul
Conheça a trajetória do atleta do Recreio da Juventude/Murialdo Gabriel Casara no Pan-Americano de Badminton
A competição foi realizada de 19 a 23 de julho no México   Felicidade, orgulho e responsabilidade, esse é o sentimento que o atleta do Recreio da Juventude/Murialdo, Gabriel Casara,…
26 Jul
Comunicado 027: Bebedouros interditados
O Colégio Murialdo informa que, com a volta das aulas em 02 de agosto, os bebedouros da Instituição estarão interditados. A medida ocorre de acordo com a Portaria SES/SEDUC/RS Nº…
23 Jul
Projeto Encontros e Conversas para Pais: dicas de leitura
O projeto Encontros e Conversas com os Pais em Tempos de Pandemia do Colégio Murialdo age na construção de um modelo educacional mais ético, democrático e humano. Ao longo do…
21 Jul
Atleta do RJ/Murialdo é vice-campeão Pan-Americano de Badminton com a Seleção Brasileira
O atleta do Recreio da Juventude/Murialdo, Gabriel Casara, 15 anos, conquistou o vice-campeonato no XXIX Campeonato Pan-Americano Júnior de Badminton 2021, que está ocorrendo em Acapulco, no México. O estudante…
21 Jul
Murialdo realiza semana de Formação Pedagógica
Nesta semana, o Colégio Murialdo realiza a Formação Pedagógica do segundo semestre de 2021. A ação realiza uma série de encontros formativos para marcar o novo ciclo do ano. As…
19 Jul
Atividades extras: Artes Manuais Livres é a nova modalidade oferecida
O Colégio Murialdo informa que passará a oferecer mais uma modalidade nas Atividades Extras: Artes Manuais Livres. As matrículas já podem ser feitas a partir de quarta-feira, 21 de julho,…
16 Jul
Comunicado 026: Confira como ficará o recesso escolar de inverno no Colégio Murialdo
O Colégio Murialdo informa que o recesso escolar de inverno ocorre de 17 de julho a 1º de agosto. As aulas retornam no dia 02 de agosto, segunda-feira. Vale destacar…
15 Jul
Dia da Fantasia é realizado no Murialdo com os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio
As salas de aula das 3ª Séries do Ensino Médio do Colégio Murialdo foram invadidas por protagonistas de filmes, séries e super-heróis. Entre eles, o Buzz Lightyear, a Mulher-Gato, a…