Notícias

19 Out

Projeto Matemáticos brilhantes: explorando a vida e as contribuições históricas recebe prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora

A premiação, que está na 1ª edição, é realizada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

 

Promover uma compreensão mais profunda e ampla da matemática, sua evolução ao longo da história e a relevância interdisciplinar, enquanto desenvolve habilidades de pesquisa, comunicação e expressão artística, este é o projeto interdisciplinar Matemáticos Brilhantes. A iniciativa, que envolveu os estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental, recebeu o prêmio Darcy Ribeiro-Caxias Educadora.

 

O professor de matemática Luis Henrique Correa, que inscreveu o projeto na premiação, explica que a abordagem interdisciplinar que associa a matemática à história e às contribuições de matemáticos notáveis, como Pitágoras, Tales, Newton e Bháskara, oferece várias vantagens. “Primeiramente, ela humaniza a matemática, tornando-a mais acessível e compreensível para os alunos, que passam a ver a disciplina como uma criação humana, passível de erros e evolução ao longo do tempo. Isso ajuda a dissipar o mito de que a matemática é um conjunto de verdades absolutas e inatingíveis”.

 

Entenda como funcionou o Projeto Matemáticos Brilhantes:

 

Neste trabalho interdisciplinar, os alunos foram divididos em quartetos e tiveram a tarefa de explorar a vida e as contribuições de figuras importantes para a história da Matemática. A pesquisa aprofundada sobre o matemático incluiu a contextualização histórica, principais descobertas, aplicações práticas e impacto na matemática moderna, na forma de biografia.

 

Os grupos criaram uma apresentação teatral criativa, de 5 a 10 minutos, na qual cada membro representou um papel relacionado ao matemático ao longo de sua existência. Ao integrar essas disciplinas, os alunos obtêm uma compreensão mais abrangente e contextualizada da matemática e sua relevância ao longo do tempo, entendendo o erro como parte do processo da formalização de conceitos.

 

Além disso, o trabalho envolveu a participação das disciplinas como língua portuguesa, história e artes, com os professores Guilherme Griebler, Silvana Magnani, Ivanise Leidens Rossi e Morghana Stoffels dos Santos. E vale relembrar que o resultado do trabalho foi apresentado, no Teatro Murialdo, no dia 1º de setembro.

 

Sobre o Prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora:

 

O Prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora foi instituído pelo Decreto Legislativo n.° 443, de 22 de junho de 2022, a partir de um projeto de autoria do vereador Lucas Caregnato aprovado pela unanimidade do plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, com o objetivo de reconhecer, valorizar e divulgar as boas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da Educação no Município de Caxias do Sul.

 

A premiação ocorreu nesta quarta-feira, 18 de outubro, em Sessão Solene e contemplou autores de projetos e instituições de ensino que promovem e executam boas práticas educacionais. O Prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora prevê emissão de certificado e publicação dos projetos premiados em e-book (livro virtual).

 

Saiba mais sobre o Prêmio

 

Fotos: Vania Marta Espeiorin - Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

20 Jun
Arraiá Junino do Murialdo ocorre no dia 29 de junho
Chegou o momento de separar o traje caipira e se preparar para a Festa Junina do Colégio Murialdo. Realizada em parceria com a Associação de Pais e Mestres (APM), vai…
07 Mai
NOTA DE SOLIDARIEDADE
O Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), dedicado às áreas da Educação e Assistência Social, expressa sua profunda solidariedade às vítimas da calamidade que assola o Rio Grande do Sul. As devastadoras…
02 Mai
Comunicado: aulas suspensas
O Colégio Murialdo informa que devido às condições climáticas que afetam o nosso município, as aulas estão suspensas a partir das 12h desta quinta-feira, 02 de maio, e também na…
03 Abr
Murialdo informa sobre emissão das Declarações de Pagamentos 2023
O Colégio Murialdo informa que a emissão das Declarações de Pagamentos 2023, documentos necessários para a Declaração do Imposto de Renda (IR), já está disponível. Ela poderá ser feita de…
01 Abr
Murialdo promove celebrações com as turmas
As celebrações que antecedem a Páscoa, tradicionais no Colégio Murialdo, foram realizadas nos dias 19, 21 e 28 de março. Os momentos de espiritualidade tiveram o intuito de pedir bênçãos…
15 Fev
Volta às aulas do Colégio Murialdo ocorre no dia 19 de fevereiro
O ano letivo 2024 do Colégio Murialdo inicia na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Por isso, é importante ficar atento às datas relativas ao início do ano letivo. Confira:…
09 Fev
Atividades extras 2024: abertas as inscrições para alunos novos
As Atividades Extracurriculares do Colégio Murialdo buscam desenvolver as habilidades dos estudantes e ampliam o conhecimento cultural. Os alunos novos, interessados em garantir a vaga para o ano de 2024,…
20 Dez
Confira como ficará o recesso de fim de ano do Colégio Murialdo
O Colégio Murialdo informa que o expediente de 2023 será encerrado no dia 22 de dezembro, às 12h. O recesso escolar de fim de ano seguirá até o dia 09…
18 Dez
Psicologia Escolar do Turno da Manhã realiza Orientação Profissional com os alunos das 3ª séries do Ensino Médio
Com o intuito de ajudar os estudantes na escolha profissional, a Psicologia Escolar e a Coordenação Pedagógica do Colégio Murialdo realizaram um projeto de Orientação Profissional.  No total, foram realizados…
23 Nov
Alunos do Ensino Fundamental I recebem certificação das Olimpíadas de matemática Matific
Na tarde do dia 22 de novembro de 2023, os estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental receberam medalhas e certificados de participação nas Olimpíadas de Matemática -…