A Educação Infantil é dividida em dois níveis de Ensino:

 

  • Pré-Escola I: para crianças de 4 anos de idade a serem completados até o dia 31 de março do ano em curso, conforme legislação em vigor;
  • Pré-Escola II: para crianças de 5 anos de idade, respectivamente, a serem completados até o dia 31 de março do ano em curso.

 

A Educação Infantil tem em seus componentes curriculares o acesso às diferentes formas de representação e de linguagens: gestual, corporal, plástica, oral, escrita, musical e lúdica; a oportunidade de vivenciar situações de seriação necessárias para a formação de níveis de generalização, indispensáveis ao pensamento matemático; a oferta de atividades voltadas ao desenvolvimento das noções de tempo e espaço, vinculadas ao cotidiano, com os costumes, com a história e com o conhecimento geográfico construído na relação entre os homens e a natureza; a oportunidade de observar a natureza e dar explicações aos fenômenos para compará-los com aquelas propostas pela ciência; a vivência de grupos, descoberta das normas, das regras e das primeiras exigências de comportamento para uma convivência social; a oferta dos dados iniciais da alfabetização e do despertar pela paixão de ler, de escrever, de descobrir, de produzir e inventar.

 

A organização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ocorre por 6 direitos de aprendizagem em 5 campos de experiências, relacionados às 10 competências gerais. Seus eixos estruturais são o brincar e o interagir. É focada no desenvolvimento da oralidade e da escrita.

 

 

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil

 

• Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

 

• Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

 

• Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

 

• Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

 

• Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

 

• Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Nossos Diferenciais

Programa Bilíngue - Aulas Diárias
Em nosso Programa Bilíngue, os alunos têm 5 aulas de inglês por semana!
Programa Bílingue - Recursos
Com uma metodologia inovadora, os alunos exploram recursos como lego, fantoches, histórias, músicas e jogos que estimulam a criatividade, promovem interações e desenvolvem o raciocínio lógico.  
Desenvolvimento integral da criança
A Instituição acompanha os alunos de forma contínua, integrando aspectos sociais, psicológicos, pedagógicos e afetivos, valorizando suas descobertas e conquistas no processo de aprendizagem.
Vínculos Afetivos
O colégio Murialdo traz em seu DNA o vínculo afetivo, pois acredita que é por meio dele que a criança se sente segura e disponível para as atividades entre pares e o consequente desenvolvimento de suas possibilidades. 
Projeto Sustentabilidade
Traz princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica - com a finalidade de propiciar aos alunos, a oportunidade de analisar e conhecer questões relevantes à sociedade.                             
Escola Murialdina
Tem como alicerce o religioso São Leonardo Murialdo. Com base em sua história, vida e missão, buscamos os princípios da bem unida família, onde cada educador além de ensinar, torna-se amigo, irmão e pai. 
Escola em Pastoral
Possibilita que a comunidade escolar desenvolva, a partir do princípio cristão e da consciência de sua missão evangelizadora o processo educativo de forma integral, mesmo em uma situação onde nem todos professem a mesma fé. 
Horários de Aula
Início: 13h20min
Término: 17h35min
Calendário de Avaliações

Na Educação Infantil a avaliação do desenvolvimento escolar é global e contínua, com base no acompanhamento, observação e registro das atividades desenvolvidas pelos alunos, sendo seus resultados comunicados aos pais ou responsáveis, trimestralmente, através de Parecer Descritivo.

Guia da Família

O “Guia da Família Murialdo” é um instrumento de apoio para as relações estabelecidas no processo ensino-aprendizagem. Nele é possível conhecer a Instituição, encontrar as orientações e as diretrizes para o bom funcionamento escolar. Família e Escola têm metas para a educação; por isso compartilham responsabilidades.

Download do Guia
Uniformes Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Material Escolar

Além do material didático do Sistema Positivo de Ensino (livros didáticos integrados, livros digitais e softwares educativos), o aluno necessita de outros materiais escolares para o desenvolvimento das atividades do seu processo de ensino-aprendizagem.

ACESSAR A LISTA DE MATERIAL ESCOLAR
Atividades Extras

O Colégio Murialdo, com o intuito de oferecer mais possibilidades de desenvolvimento ao estudante oferece uma série de atividades opcionais realizadas no contra turno ou no vespertino. Conheça as atividades e escolha as que vão enriquecer ainda mais a formação e o desenvolvimento integral do seu filho.

Conheça o projeto
Programa Bilíngue

Transformar vidas por meio da Educação Bilíngue; o mundo exige novos modelos e novos formatos, por isso, temos que estar abertos ao novo. O ensino bilíngue é o novo.

Conheça o projeto