A história do Colégio Murialdo Ana Rech se une com a da comunidade de Ana Rech, pois já são 95 anos de trajetória que acompanhou o desenvolvimento da localidade. Por isso, a programação que marcará as festividades desse aniversário contará com atividades durante todo o ano. O pontapé inicial dessa grande celebração ocorre no próximo sábado, dia 23 de março.
O encontro, destinado aos pais e alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, terá como tema a sustentabilidade, chamada de “Semeando Corações”. O intuito é se remeter ao fato da instituição ter sido, nos tempos idos, um Colégio Agrícola e também pela ampla área verde que possui. Durante o sábado serão realizadas palestras sobre a importância da destinação correta de resíduos, ministrada por Daniel Rodrigues do Prado, da Associação de Recicladores do Bairro Serrano; e também destacando a importância das abelhas sem ferrão e de plantas nativas para o meio ambiente e saúde humana.
O ponto alto do dia ocorre quando pais e alunos do Ensino Fundamental irão realizar o plantio de 95 mudas de árvores frutíferas nativas do Rio Grande Sul, como laranjeiras, pitangueiras e bergamoteiras. As mudas serão identificadas com o nome da espécie, a data do plantio e também o nome da família que realizou a plantação.
O Pe. Victor Abreu Ribeiro, diretor do Colégio Murialdo Ana Rech, destaca que celebrar os 95 anos de história do Colégio Murialdo de Ana Rech não é somente celebrar a existência longa de uma escola. “É celebrar a história de muitos avós, filhos e netos que seguem confiando na tradição de Educar Corações! Celebramos as histórias de muitas pessoas que fizeram e fazem parte de uma trajetória viva, socialmente significativa e com o Evangelho como base de seus valores”.
Além disso, no decorrer de 2024 ainda serão realizados almoços festivos, encontro com ex-alunos, gincana, mostra cultural, entre outras atividades.
Sobre o Colégio Murialdo Ana Rech:
A instituição foi fundada em 1929 com o objetivo de ser um colégio para meninos. Inicialmente funcionou no prédio do “Monastero Della Santíssima Trinitá”, construído em 1909. Este servia de dormitório, cozinha, refeitório e capela. A construção do atual prédio teve início em 1930 e concluído em 1958. Muitos benfeitores de Caxias do Sul colaboraram para viabilizar a construção.
A criação do Colégio Normal Rural aconteceu em 1942. Era em nível ginasial, com alto grau de ensino. Esse curso formou centenas de professores rurais para o Rio Grande do Sul. O Colégio contou, também, com o Curso Colegial Agrícola, formando técnicos agrícolas e o curso de Auxiliar Técnico de Fruticultura, de bons resultados. O ano de 1953 marcou a fundação do Ginásio Murialdo. Os meninos frequentavam as aulas no Colégio Murialdo e as meninas no Ginásio Nossa Senhora de Pompéia, em frente, atual prédio da Clínica Paulo Guedes. Em 1971, o Murialdo passou a funcionar em sistema misto, ou seja, meninos e meninas.
A partir de 1989, o 2º grau deixou de oferecer habilitações técnicas plenas e parciais, orientando-se para a preparação para o trabalho, juntamente com o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. Em 1991, passou a funcionar as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e, em 1992, a Pré-Escola.
Em 2018, o Murialdo passou a oferecer o Programa Bilíngue, com uma proposta de imersão desde a Educação Infantil.
A instituição está continuamente atenta para dar a melhor resposta aos desafios atuais tanto pedagógicos quanto de infraestrutura.
* Na foto, a família integrante da Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio (pais José Euclides Rosa da Fonseca Júnior e Leisa Cristina Danieli com os filhos Isabela e Vicente Danieli da Fonseca) representando o plantio de uma muda de árvore.
Crédito da foto: Carlo De Bortoli