Notícias

16 Abr

Comunicado - ‘Sistema Híbrido de Ensino’

Prezados pais e/ou responsáveis,

Tendo em vista o possível retorno das aulas presenciais nas escolas particulares de Caxias do Sul, gostaríamos de esclarecer a modalidade de ensino que será adotada por nossa instituição, quando autorizados pelo Judiciário e pelo Governo do Estado.

Coerentes com o Plano de Contingência do Colégio Murialdo, no qual elencamos as adequações estruturais necessárias exigidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo de Caxias do Sul, decidimos adotar o 'Sistema Híbrido de Ensino’. Deste modo, visamos garantir o direito às aulas presenciais a todos, buscando salvaguardar a saúde de nossos alunos, pais, professores e familiares.

Para atingir nosso objetivo, foi decidido que:
1.    Para as etapas do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ao Ensino Médio (1º ao 3º anos), em turno matutino, os alunos serão divididos nas turmas ‘A’ e ‘B’, com revezamento semanal entre os dois grupos.
a.    A divisão de cada turma será feita segundo a numeração do elenco dos alunos matriculados (lista de chamada). Os ‘alunos ímpares' formarão o grupo ‘A’ e os ‘pares’ o grupo ‘B’.
b.    O revezamento entre aulas presenciais e online síncronas será semanal. Na 1ª e 3ª semana de cada mês, os alunos do grupo ‘A’ terão acesso às aulas presenciais. Na 2ª e 4ª semana, será a vez alunos do grupo ‘B’ terem acesso às aulas na escola. Quando o aluno não puder ter acesso às aulas presenciais, poderá acompanhar em modalidade remota (síncrona online).
c.    A lista detalhada de cada grupo e os horários a serem seguidos será comunicada o mais breve possível, através de nossos canais de comunicação oficiais.

2.    Para as etapas da Educação Infantil (Pré I e II) ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), em turno vespertino, por razões pedagógicas ligadas à faixa etária dos alunos e também devido à disponibilidade estrutural de nossos espaços, a gestão do ensino híbrido será feita por turmas.
a.    Os alunos da Educação Infantil até o 1º ano do Ensino Fundamental I poderão ter acesso às aulas presenciais durante todos os dias letivos.
b.    Tendo em vista o possível número de alunos presentes e as regras de distanciamento social, os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, mediante prévia inscrição dos pais e responsáveis, poderão ser inseridos no elenco dos alunos que desejam participar das aulas presenciais. Talvez seja possível que algumas turmas não precisem fazer o revezamento semanal entre aulas presenciais e remotas (síncronas online).
c.    Os pais dos alunos do 2º ao 5º ano poderão inscrever os próprios filhos através de uma simples chamada telefônica. Para sanar possíveis dúvidas, nossa recepção entrará em contato, assim garantimos a criação das listas de presença o mais rápido possível. 
d.    Será respeitada a decisão dos pais dos alunos da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental que desejarem permanecer em ensino remoto, bastando que para isso entrem em contato com o colégio e comuniquem a sua decisão.
É importante notar que todas as aulas serão também dadas em modalidade remota (síncrona através da plataforma Google for Education, nos mesmos links Google Meet já utilizados em cada grupo/matéria). Situações particulares serão estudadas individualmente.

Salientamos que não há obrigatoriedade da volta presencial dos alunos. As famílias podem optar pelo retorno presencial ou por continuar em modalidade remota. 

Para nossa melhor organização, solicitamos que os pais ou responsáveis pelos alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental preencham o formulário referente ao retorno das aulas presenciais, assim que for autorizado pelas autoridades competentes:
 

FORMULÁRIO RETORNO AULAS PRESENCIAIS 2021

 

Lembramos que é sempre possível fazer uma visita ao Colégio, com agendamento, para esclarecimentos e troca de ideias. Nos colocamos à vossa disposição através dos canais oficiais de comunicação abaixo elencados.

Coordenação Manhã (Vera Lúcia Oliveira): coped.anr@murialdo.com.br
Coordenação Tarde (Cristina Santini): coped2.anr@murialdo.com.br

Agradecemos a atenção e desejamos uma boa continuidade.
Direção e Coordenação do Colégio Murialdo de Ana Rech

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

08 Jun
Informativo Escola em Pastoral
Estabelecer um diálogo entre a comunidade escolar e a Pastoral Josefina da instituição: esse é o grande objetivo do Informativo Escola em Pastoral. Com circulação mensal, nosso jornal será veiculado com…
28 Abr
Retorno Presencial
Tendo em vista o Decreto Estadual 55.856, divulgado em 28.04, que autoriza o retorno às aulas presenciais, o Colégio Murialdo de Ana Rech informa que amanhã, dia 29 de abril…
26 Abr
Aulas presenciais suspensas
De acordo com a informação divulgada pelo Governo do Estado no início da manhã dessa segunda-feira, 26 de abril, e também da Prefeitura de Caxias do Sul as aulas presenciais…
23 Abr
Retorno Presencial - Educação Infantil, 1º e 2º Anos
De acordo com o mapa definitivo do Distanciamento Controlado, divulgado pelo Governo do Estado no fim da tarde dessa sexta-feira, 23 de abril, a região de Caxias do Sul ficou…
23 Abr
Plano de Contingência Murialdo Ana Rech
O Colégio Murialdo Ana Rech, atento ao cenário causado pela pandemia da COVID-19, e tendo como referência as recomendações dos órgãos de saúde competentes da nação, do estado e também…
05 Abr
Saiba como acessar o APP Murialdo
O Aplicativo Murialdo aproxima as famílias da vida acadêmica dos estudantes. Por meio dele, é possível acompanhar o controle de acesso (para as unidades que possuem catracas), o cronograma de…
08 Mar
Entrega de Materiais - EI ao 5º ano do EF
01 Mar
Aulas presenciais são suspensas
De acordo com a medida divulgada pela Justiça e assinada pela Juíza Rada Maria Metzger Kepes Zaman, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre na noite deste domingo,…
28 Fev
Murialdo segue com aulas presenciais para Educação Infantil, 1º e 2º anos do EF1
O Colégio Murialdo informa que, na próxima semana, 01 a 05 de março, dará seguimento às aulas presenciais para os estudantes da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.…
23 Fev
Retorno parcial das aulas presenciais
De acordo com o mapa definitivo do Distanciamento Controlado, divulgado pelo Governo do Estado na tarde de segunda-feira, 22 de fevereiro, a região de Caxias do Sul ficou classificada na…