Notícias

30 Set

Confira como será o Novo Ensino Médio do Colégio Murialdo

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta coloca o jovem no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade e que estimule o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade do estudante por suas escolhas e seu futuro.

 

A proposta considera três grandes frentes para essa modificação: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e do projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

 

CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

 

A escolha por Itinerários Formativos

Os currículos do Novo Ensino Médio terão uma parte referenciada na BNCC (formação geral básica) e os itinerários formativos, que oferecem caminhos distintos aos estudantes, ajustados às suas preferências e ao seu projeto de vida, cuja oferta considera as possibilidades de escolas e redes. É principalmente na escolha do itinerário, portanto, que se materializa o protagonismo juvenil.

 

Formação Técnica e Profissional no Novo Ensino Médio

Os estudantes matriculados no Ensino Médio Novo Ensino Médio terão a possibilidade de formação geral e cursar itinerários técnicos. Existe ainda a oportunidade de os jovens percorrerem itinerários voltados para uma ou mais áreas do conhecimento.

 

Ampliação e Distribuição da Carga Horária

Até março de 2022, a carga horária mínima de todas as escolas brasileiras deverá ser ampliada para 1.000 horas ano, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. Após isso, a partir do cronograma de implementação estabelecido pelas redes, a carga horária anual mínima deverá ser progressivamente ampliada para 1.400 horas.

 

SAIBA COMO SERÁ O NOVO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO MURIALDO:

 

Em 2022, o Colégio Murialdo terá mudanças significativas no dia a dia do Ensino Médio. Entre elas, está a carga horária que será ampliada, o que irá proporcionar mais tempo para o desenvolvimento do aluno. Outra grande modificação está no novo currículo, que contará com uma formação geral básica (obrigatória). Além disso, o aluno poderá optar entre dois itinerários formativos (áreas de estudo): Empreendedorismo e sustentabilidade e Saúde, esporte e bem-estar.

 

Empreendedorismo e sustentabilidade:

O crescimento dos debates sobre sustentabilidade e as novas questões sobre o assunto não param de surgir. Uma delas trata das novas ideias, produtos e negócios sustentáveis. Assim, surge um novo nicho, tanto de estudos e análises quanto de negócios: o chamado empreendedorismo sustentável.

 

Neste itinerário formativo, os estudantes irão desenvolver a capacidade de projetar novos negócios. Ou seja, poderão aprofundar a prática do ‘ser empreendedor’ na sociedade,  identificando a importância do planejamento na busca de resultados e da sustentabilidade nas relações interpessoais daquilo que produzimos. Nesse itinerário, os alunos vão iniciar a capacitação para atuar nas profissões relacionadas à administração de empresas, engenharias, consultorias, influência digital, marketing, enfim, entre outras tantas ações ligadas ao empreender.

 

CONFIRA O VÍDEO EXPLICATIVO

 

Saúde, esporte e bem-estar:

Saúde e bem-estar são fatores fundamentais para a nossa qualidade de vida. Para ter saúde, é necessário estar bem físico, mental e socialmente. Além disso, a ciência do esporte vem mostrando a importância da prática constante de uma atividade física bem planejada para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável. Para isso, precisamos de bons profissionais nesta área para desenvolver a escuta sensível e cuidar do outro com ética e cuidado. Por isso, organizamos um itinerário voltado às demandas do mercado de trabalho que contemplam as diversas áreas de conhecimento. O aluno que escolher esse itinerário poderá seguir as seguintes profissões da área da saúde, como: medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição e a educação física, por meio das práticas da cultura corporal do movimento no contexto de lazer, saúde e desenvolvimento humano nos diferentes grupos da sociedade, entre tantas outras que abrangem as questões humanas, sociais e pessoais.

 

CONFIRA O VÍDEO EXPLICATIVO

 

 

IMPORTANTE: A implementação do Novo Ensino Médio será iniciada no ano que vem, de forma progressiva, com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023, com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio, em 2024. 

 

Dúvidas:

Em caso de dúvidas, o Colégio Murialdo realiza atendimento, no horário das 7h às 18h30min, de segunda a sexta-feira, pelos seguintes meios:

Telefone: (54) 3223.1290

Whats: (54)999602939

Facebook: @murialdo.deanarech

Instagram: @murialdo_anarech

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

20 Out
Comunicado: Rematrículas do Colégio Murialdo serão realizadas até dia 19 de novembro
O Colégio Murialdo – Unidade Ana Rech informa que o processo de rematrículas para 2022 iniciou nesta segunda-feira (18/10), seguindo até o dia 19 de novembro. É importante lembrar que o…
15 Out
Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo
Nesta quinta-feira, 14 de outubro, ocorreu a abertura do Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo por meio da plataforma ZOOM. São mais de trezentos participantes entre religiosos, direções,…
06 Out
SEMANA DA CRIANÇA - MURIALDO ANA RECH
A semana da criança vai ser muito especial! Confira a programação: Dia 13/10, quarta-feira:  Desafios de linguagem (soletrando) com as turmas de 4º e 5º ano: 14h Atividades variadas (culinária,…
01 Out
Murialdo adotará Programa Bilíngue da Internacional School para toda a Rede de Educação
O Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) – Mantenedora dos Colégios Murialdo - comunica que, a partir de 2022, todos os Colégios da Rede adotarão o Programa Bilíngue International School (IS). A…
01 Out
Relação dos Contemplados com a Renovação de Bolsas de Estudos
O Colégio Murialdo Ana Rech torna público hoje, dia 1º de outubro, a relação dos contemplados com a Renovação das Bolsas de Estudos (50% e 100%) para o ano letivo…
30 Set
Spelling Bee - Segunda edição
No dia 29 de setembro, foi realizado o SPELLING BEE em nosso colégio. Passamos por várias etapas até chegarmos aos finalistas de cada turma. Os participantes tiveram que soletrar as…
22 Set
Pré-Congresso de Educação da Família de Murialdo prepara evento americano
A Rede Murialdo de Educação realizou no dia 16 de setembro o Pré-Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo. O encontro on-line ocorreu em preparação ao Congresso Americano agendado…
15 Set
Província Brasileira conta com novo Conselho Provincial
A Província Brasileira da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) a partir de janeiro de 2022 conta com o novo Conselho Provincial. Os religiosos da Província indicaram, nesta segunda,…
14 Set
Rede Murialdo de Educação e Shopping Villagio Caxias promovem Labirinto Mágico
As unidades Centro e Ana Rech do Colégio Murialdo Caxias do Sul apresentam a atração “Labirinto Mágico”, no Shopping Villagio Caxias (Rodovia RSC 453, 2.780). O evento é uma opção…
08 Set
ENCERRAMENTO DO SEGUNDO TRIMESTRE LETIVO
Estamos nos aproximando do final do segundo trimestre letivo. Devido às mudanças de protocolo e com o retorno presencial da maioria dos alunos, precisamos redefinir algumas datas. Assim, pedimos que…