Notícias

30 Set

Confira como será o Novo Ensino Médio do Colégio Murialdo

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta coloca o jovem no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade e que estimule o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade do estudante por suas escolhas e seu futuro.

 

A proposta considera três grandes frentes para essa modificação: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e do projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

 

CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

 

A escolha por Itinerários Formativos

Os currículos do Novo Ensino Médio terão uma parte referenciada na BNCC (formação geral básica) e os itinerários formativos, que oferecem caminhos distintos aos estudantes, ajustados às suas preferências e ao seu projeto de vida, cuja oferta considera as possibilidades de escolas e redes. É principalmente na escolha do itinerário, portanto, que se materializa o protagonismo juvenil.

 

Formação Técnica e Profissional no Novo Ensino Médio

Os estudantes matriculados no Ensino Médio Novo Ensino Médio terão a possibilidade de formação geral e cursar itinerários técnicos. Existe ainda a oportunidade de os jovens percorrerem itinerários voltados para uma ou mais áreas do conhecimento.

 

Ampliação e Distribuição da Carga Horária

Até março de 2022, a carga horária mínima de todas as escolas brasileiras deverá ser ampliada para 1.000 horas ano, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. Após isso, a partir do cronograma de implementação estabelecido pelas redes, a carga horária anual mínima deverá ser progressivamente ampliada para 1.400 horas.

 

SAIBA COMO SERÁ O NOVO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO MURIALDO:

 

Em 2022, o Colégio Murialdo terá mudanças significativas no dia a dia do Ensino Médio. Entre elas, está a carga horária que será ampliada, o que irá proporcionar mais tempo para o desenvolvimento do aluno. Outra grande modificação está no novo currículo, que contará com uma formação geral básica (obrigatória). Além disso, o aluno poderá optar entre dois itinerários formativos (áreas de estudo): Empreendedorismo e sustentabilidade e Saúde, esporte e bem-estar.

 

Empreendedorismo e sustentabilidade:

O crescimento dos debates sobre sustentabilidade e as novas questões sobre o assunto não param de surgir. Uma delas trata das novas ideias, produtos e negócios sustentáveis. Assim, surge um novo nicho, tanto de estudos e análises quanto de negócios: o chamado empreendedorismo sustentável.

 

Neste itinerário formativo, os estudantes irão desenvolver a capacidade de projetar novos negócios. Ou seja, poderão aprofundar a prática do ‘ser empreendedor’ na sociedade,  identificando a importância do planejamento na busca de resultados e da sustentabilidade nas relações interpessoais daquilo que produzimos. Nesse itinerário, os alunos vão iniciar a capacitação para atuar nas profissões relacionadas à administração de empresas, engenharias, consultorias, influência digital, marketing, enfim, entre outras tantas ações ligadas ao empreender.

 

CONFIRA O VÍDEO EXPLICATIVO

 

Saúde, esporte e bem-estar:

Saúde e bem-estar são fatores fundamentais para a nossa qualidade de vida. Para ter saúde, é necessário estar bem físico, mental e socialmente. Além disso, a ciência do esporte vem mostrando a importância da prática constante de uma atividade física bem planejada para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável. Para isso, precisamos de bons profissionais nesta área para desenvolver a escuta sensível e cuidar do outro com ética e cuidado. Por isso, organizamos um itinerário voltado às demandas do mercado de trabalho que contemplam as diversas áreas de conhecimento. O aluno que escolher esse itinerário poderá seguir as seguintes profissões da área da saúde, como: medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição e a educação física, por meio das práticas da cultura corporal do movimento no contexto de lazer, saúde e desenvolvimento humano nos diferentes grupos da sociedade, entre tantas outras que abrangem as questões humanas, sociais e pessoais.

 

CONFIRA O VÍDEO EXPLICATIVO

 

 

IMPORTANTE: A implementação do Novo Ensino Médio será iniciada no ano que vem, de forma progressiva, com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023, com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio, em 2024. 

 

Dúvidas:

Em caso de dúvidas, o Colégio Murialdo realiza atendimento, no horário das 7h às 18h30min, de segunda a sexta-feira, pelos seguintes meios:

Telefone: (54) 3223.1290

Whats: (54)999602939

Facebook: @murialdo.deanarech

Instagram: @murialdo_anarech

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

21 Mar
Colégio Murialdo Ana Rech celebra 95 anos
A história do Colégio Murialdo Ana Rech se une com a da comunidade de Ana Rech, pois já são 95 anos de trajetória que acompanhou o desenvolvimento da localidade. Por…
23 Out
Rematrículas On-line do Colégio Murialdo iniciam no dia 21 de outubro
O Colégio Murialdo Caxias do Sul – unidade Ana Rech informa que o processo de rematrículas para 2024 ocorre de 21 de outubro a 01 de novembro de 2023, de…
10 Out
Confira os contemplados com a Bolsa de Estudo 2024 – Alunos Novos
O Colégio Murialdo Ana Rech torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS NOVOS referente ao ano letivo de 2024. Todos…
26 Set
Murialdo divulga lista de contemplados com a renovação de Bolsa de Estudos 2024
Nesta terça-feira, 26 de setembro, o Colégio Murialdo Ana Rech torna público o resultado dos contemplados com a RENOVAÇÃO de bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%)  referente ao ano…
23 Ago
Colégio Murialdo de Ana Rech recebe visita do Bispo Dom José Gislon
Na última segunda-feira, o Colégio Murialdo de Ana Rech, recebeu uma visita muito especial!   O Bispo de nossa diocese, Dom José Gislon, esteve juntamente com a equipe de voluntários da…
14 Ago
Murialdo abre Edital para Bolsa de Estudos 2024
O Colégio Murialdo Ana Rech torna público, nesta segunda-feira, 14 de agosto, o edital para a concessão de Bolsas de Estudo (parcial ou integral), aplicáveis sobre o valor da anuidade…
31 Jul
Edital para Bolsa de Estudos 2024 será liberado dia 14 de agosto
A Rede Murialdo de Educação informa que o edital para Bolsa de Estudos será liberado no dia 14 de agosto. Fique atento! O edital será postado em nossas redes sociais…
07 Jul
Estudantes do Colégio Murialdo Ana Rech criam caixa com produtos coloniais produzidos na região
Proporcionar experiências do mercado de trabalho em um ambiente escolar: esta busca ser a temática da área de empreendedorismo do novo ensino médio do Colégio Murialdo Ana Rech. Com a…
29 Jun
Alunos do Murialdo Ana Rech desenvolvem projeto de implantação e preservação de abelhas
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Murialdo em Ana Rech, no Itinerário Saúde, Meio Ambiente e Bem-Estar estão desenvolvendo um projeto de implantação de abelhas sem…
28 Jun
Colégio Murialdo Ana Rech recebe Bazar Nadino neste sábado, 01 de julho
O Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente - Murialdo Santa Fé promove neste sábado, dia 01 de julho, das 9h às 11h30min, uma edição especial do Bazar Beneficente…