Notícias SobreEnsino Médio

29 Set

Setembro Amarelo: a escola como espaço de prevenção ao suicídio

O mês de setembro traz consigo uma campanha que não se esgota em seus 30 dias: o setembro amarelo. Um mês destinado à conscientização da prevenção ao suicídio. Uma temática que demanda reflexões e ações no ambiente escolar. É função da escola criar espaços potentes de fala e escuta do sofrimento, bem como instrumentalizar os educadores a garantir que seus alunos possam expressar, comunicar e nomear os seus sentimentos. Por isso, a prevenção ao ato-dor inicia-se na infância, ou seja, desde tenra idade é necessário reconhecer e permitir que as crianças tenham voz e, que essa fala tenha endereçamentos. Nomear aquilo que nos causa sofrimento é um modelo eficaz de prevenção ao suicídio. 

 

A medida que a criança cresce e faz a sua entrada na adolescência, sabe-se que as mudanças fisicas e psíquicas ganham a cena, e diversas transformações se colocam em jogo. A adolescência é marcada pela busca constante de referências, que pouco a pouco, constituem a subjetividade do sujeito em questão. Este processo de adolescer traz consigo muitos questionamentos, dúvidas, conflitos emocionais e sociais, bem como angústia e medo. Sendo assim, é preciso conjugar esforços com toda a rede escolar, criando espaços de fala, ações de valorização a vida e fortalecimento de redes de apoio, como a família e a comunidade. O suícidio é uma questão que não pode ser silenciada, demanda diálogo constante como medida preventiva.

 

E não são apenas as crianças e os adolescentes que, por estarem constituindo-se psiquicamente, sofrem e adoecem. Os adultos também. Por isso este é um tema de suma importância na nossa sociedade, que por vezes acreditou que é forte aquele que não chora, que é forte aquele que não demonstra as emoções. Sentir é inerente ao ser humano e, por isso, a necessidade de podermos falar sobre este assunto e, também, acolher as emoções de quem precisa, isto não apenas em nossa casa e na escola, mas também no contexto laboral visto que tanto tem-se falado em Qualidade de Vida no Trabalho. Setembro traz consigo todas estas reflexões para a prevenção do adoecimento emocional e a identificação dos nossos sentimentos e emoções.

 

Rosana Rossato – psicóloga escolar do turno da tarde

Sandra Galiotto – psicóloga escolar do turno da manhã

Vivian Krindges – psicóloga organizacional

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

24 Nov
Murialdo realiza celebrações de Ação de Graças
Nos dias 17, 22 e 24 de novembro, os alunos do Colégio Murialdo participaram, na igreja matriz São Leonardo Murialdo, de celebrações de ação de graças alusivas ao encerramento das…
27 Out
Colégio Murialdo apresenta a XIII Mostra de Teatro
A tradicional Mostra de Teatro do Colégio Murialdo já tem datas definidas para ocorrer,  entre os meses de novembro e dezembro de 2022. A iniciativa, que já está na 13ª…
24 Out
Rematrículas do Colégio Murialdo iniciam no dia 24 de outubro
O Colégio Murialdo Caxias do Sul – unidade Centro informa que o processo de rematrículas para 2023 ocorre de 24 de outubro a 07 de novembro de 2022, de forma…
21 Out
Confira os contemplados com a Bolsa de Estudo 2023: alunos que já estudam na instituição
Nesta sexta-feira, 21 de outubro, o Colégio Murialdo – Caxias torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS QUE JÁ ESTUDAM…
06 Out
Setembro amarelo: estamos escutando?
O mês de setembro trouxe consigo uma campanha que não se esgota em seus 30 dias: o setembro amarelo. Uma campanha destinada a conscientização da prevenção ao suicídio. A psicologia…
24 Set
Murialdo realiza Festa da Família
O sábado ensolarado (24.09) abrilhantou a Festa da Família promovida pelo Colégio Murialdo. Um encontro que celebrou a importância da família na educação das crianças e dos adolescentes. A iniciativa…
07 Set
Colégio Murialdo participa do Desfile Cívico
Estudantes, professores, funcionários e direção do Colégio Murialdo abriram, nesta quarta-feira, 07 de setembro, o tradicional Desfile Cívico de Caxias do Sul. Realizado em comemoração à Pátria, na Rua Sinimbu,…
02 Set
Festa da Família Murialdo ocorre no dia 24 de setembro
Para celebrar a importância da família na educação das crianças e dos adolescentes, o Colégio Murialdo promove, no dia 24 de setembro, a Festa da Família. A atividade ocorre das…
21 Jul
Matrículas para o ano 2023 já podem ser feitas na Rede Murialdo de Educação
Os interessados podem agendar visitas para conhecer a infraestrutura e os diferenciais da metodologia de ensino desenvolvida por meio de diálogo e confiança, segurança e afeto, somados aos valores e…
18 Jul
Jogos Escolares: 114 alunos do Murialdo participam das competições de xadrez
Nos dias 11, 12 e 13 de julho ocorreram as competições de xadrez nos Jogos Escolares 2022. O Murialdo esteve presente com a participação de 114 alunos. Destes, 24 conquistaram…
14 Jul
Alunos da 1ª série do Ensino Médio participam atividade sobre escolha de samba-enredo
Você sabia dessa história? Todo ano, o Carnaval é marcado pelo desfile das escolas de samba e seus enredos marcantes. Mas, o que muitos não sabem é que elas podem…
12 Jul
Comunicado 09 – Orientações sobre o trânsito entorno do Colégio Murialdo
A direção do Colégio Murialdo se reuniu nesta segunda-feira (11.07) com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, com o intuito de discutir em conjunto as melhorias…
11 Jun
Arraiá Junino é pura diversão e alegria
Nem o frio intenso espantou a alegria e a animação do Arraiá Junino do Murialdo. Depois de dois anos sem realizar o formato tradicional da festa, a instituição retomou com…
03 Jun
Interséries movimentam estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Nos dias 30 e 31 de maio e 02 de junho, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, participaram, respectivamente, das Interséries – modalidade de futsal. A atividade…
01 Jun
Estudantes recebem premiação do Concurso Canguru de Matemática
Na manhã desta quarta-feira, 1º de junho, foi realizada a premiação do Concurso Canguru de Matemática. A prova, que ocorreu no dia 18 de março, foi aplicada pela segunda vez…
31 Mai
Festa Junina ocorre no dia 11 de junho
Depois de dois anos sem realizar o formato tradicional da Festa Junina, o Colégio Murialdo retoma com a festividade. O evento, realizado em parceria com a Associação de Pais e…
16 Mai
Semana de Murialdo: doações de sangue e de agasalhos estão entre as atividades
O Colégio Murialdo promove entre os dias 16 e 20 de maio a Semana de Murialdo, alusiva ao Dia de São Leonardo Murialdo celebrado em 18 de maio. Sendo assim, a…
29 Abr
Grêmio Estudantil Murialdo: Chapa Nosso Grêmio é eleita para gestão 2022/2023
Na última segunda-feira, 25 de abril, ocorreram as eleições do Grêmio Estudantil do Colégio Murialdo para a gestão 2022/2023. Nesta edição, a chapa “Nosso Grêmio” foi a única inscrita e…
28 Abr
“Por que confiar na ciência?” é tema de palestra para os alunos do Novo Ensino Médio
Os alunos da 1ª série do Ensino Médio dos Itinerários de Saúde, Esporte e Bem-estar e Empreendedorismo, participaram no dia 27 de abril de 2022, de uma conversa sobre "Por…
26 Abr
Equipe de Badminton do Recreio da Juventude/Muriado participa da I Etapa do Circuito Gaúcho
No último sábado, dia 23 de abril, ocorreu a I Etapa do Circuito Gaúcho de Badminton em Porto Alegre. A equipe Recreio da Juventude/Muriado esteve presente com 40 atletas. No…
19 Abr
Comunicado 08 - Acesso pela Rua Flores da Cunha passa a contar com catracas - Turno da Manhã
Com o objetivo de aprimorar a segurança da comunidade escolar e agilizar o processo de entrada e saída, o Colégio Murialdo informa que foram instaladas catracas para o controle de…
14 Abr
Troca-troca de livros ocorre entre os dias 18 e 22 de abril
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (18.04) e ao Dia Mundial do Livro (23.04), o Colégio Murialdo promove a Semana do Troca-troca de livros, entre os dias 18…
08 Abr
Colégio Murialdo realiza campanha de arrecadação de tampinhas plásticas
Com o intuito de arrecadar fundos para ajudar a Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha (Domus), o Colégio Murialdo – Unidade Centro promove…
31 Mar
Ação Social Murialdo realiza encontro celebrativo
Para marcar a abertura oficial do ano, a Ação Social Murialdo realizou em encontro celebrativo na última quarta-feira, 30 de março. O evento ocorreu na Igreja de São Leonardo Murialdo…
24 Mar
Comunicado 06 - Uso de máscaras em locais fechados para crianças de 06 a 11 anos
Olá, Comunidade Escolar!   Ontem (22.03.2022), no comunicado 05 destacamos sobre a continuidade da obrigatoriedade do uso de máscaras pelas crianças de 06 a 11 anos, conforme orientação do Decreto…
22 Mar
II Muri Jogos de Integração ocorre neste sábado, 26 de março
Uma atividade que tem por objetivo unir o aprendizado e a diversão. Este é o II Muri Jogos que, desta vez, terá como foco a integração entre os estudantes. O…
22 Mar
Comunicado 05: Uso de máscaras em locais fechados
Olá, Comunidade Escolar!   O Colégio Murialdo informa como será o uso de máscara após o decreto publicado pela Prefeitura de Caxias do Sul no fim de tarde desta segunda-feira…
21 Mar
Estudantes do Novo Ensino Médio participam de palestra sobre Franquias
Na manhã desta segunda-feira, 21 de março, os estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio participaram de uma palestra sobre Franquias, com a administradora Adriana Reis e a fisioterapeuta…
16 Mar
Murialdo realiza momento de acolhimento aos estudantes novos
O início do ano letivo é marcado pelas novidades apresentadas aos alunos. Ainda mais quando o assunto é o ingresso em uma escola nova. Pensando nisso, o Colégio Murialdo, por…
14 Mar
Google Sala de Aula: saiba como será a utilização da ferramenta em 2022
O Colégio Murialdo informa que a plataforma Google for Education (google sala de aula/classroom) continuará disponível para acesso dos estudantes em 2022.  É importante destacar que todo aluno do Colégio…
12 Mar
Comunicado 04: Uso de máscaras em locais abertos
Olá, comunidade escolar,   O Colégio Murialdo informa que a partir desta segunda-feira, 14 de março, cumprindo o Decreto publicado pela Prefeitura de Caxias do Sul nesta sexta-feira (11.03.2022), não…
10 Mar
Atividades extras 2022: inscrições ainda podem ser feitas
O Colégio Murialdo informa que ainda tem vagas disponíveis para algumas turmas das atividades extracurriculares, que iniciaram no dia 03 de março. A iniciativa busca desenvolver as habilidades dos estudantes,…
08 Mar
Murialdo está com inscrições abertas para nova diretoria do Grêmio Estudantil
Integrar a equipe do Grêmio Estudantil é uma forma de representar os alunos diante da direção da escola. Por meio dele, é possível se posicionar acerca de assuntos importantes e…
08 Mar
Concurso Canguru de Matemática será realizado no dia 18 de março
Os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Murialdo participarão do Concurso Canguru de Matemática. A competição ocorrerá no dia 18 de…
07 Mar
Murialdo informa sobre emissão das Declarações de Pagamentos 2021
O Colégio Murialdo informa que a emissão das Declarações de Pagamentos 2021, documentos necessários para a Declaração do Imposto de Renda (IR), já está disponível. Ela poderá ser feita de…
06 Mar
Comunicado 03 - Justiça suspende decreto do governo gaúcho que desobriga o uso de máscaras em crianças menores de 12 anos
Olá, comunidade escolar, O Colégio Murialdo informa que a partir desta segunda-feira, 07 de março, seguirá a liminar da justiça, feita em caráter de urgência na manhã do último sábado…
04 Mar
Badminton do Recreio da Juventude/Murialdo conquista 12 medalhas no CBI
O Recreio da Juventude/Murialdo encerrou a participação no Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) com 12 medalhas conquistadas, sendo quatro de prata e oito de bronze. A competição encerrou neste domingo, 27…
02 Mar
Educação é tema da Campanha da Fraternidade 2022: abertura ocorre nesta quarta
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, na Quarta-feira de Cinzas, 2 de março, a Campanha da Fraternidade 2022, com o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído…
26 Fev
Comunicado 02: Uso de máscaras para menores de 12 anos
O Colégio Murialdo informa que de acordo com o Decreto 56.403, de 26/2/2022, publicado no Diário Oficial do Estado, o uso de máscara de proteção individual para crianças menores de…
18 Fev
Volta às aulas do Colégio Murialdo ocorre no dia 21 de fevereiro
A volta às aulas do Colégio Murialdo está chegando. Por isso, é importante ficar atento às datas relativas ao início do ano letivo.   19 de fevereiro – sábado: Acolhida…
15 Fev
Novo aplicativo: Rede Murialdo de Educação apresenta o ClipEscola
A partir do início do ano letivo, que ocorre no dia 21 de fevereiro, a Rede Murialdo de Educação passa a contar com o aplicativo ClipEscola que substitui a agenda…
10 Fev
Murialdo informa datas das reuniões de pais
Para marcar o início do ano letivo de 2022, o Colégio Murialdo realizará reuniões com os pais. Os encontros se iniciam sempre às 19h, de forma presencial, no Teatro Murialdo.…
01 Fev
Rede Murialdo de Educação passa a contar com aplicativo que centralizará a comunicação com as famílias
A tecnologia está cada vez mais inserida em nosso cotidiano. Analisando esse cenário e com o objetivo de sempre oferecer inovações, melhorias e mais facilidade para a comunidade escolar, a…
16 Dez
Colégio Murialdo apresenta Plano de Ação para o ano de 2022
No último semestre de 2021, o Colégio Murialdo - unidade Centro realizou pesquisas institucionais com os profissionais e famílias dos alunos. As sugestões que surgem por meio dessas pesquisas contribuem…
12 Nov
Projeto Muri Mundi: estudantes apresentam trabalho nesta sexta-feira, 12 de novembro
Envolver os estudantes com a proposta do empreendedorismo sustentável, bem como mostrar como o ato de viajar transforma o modo de enxergar o mundo. Essa foi a proposta do trabalho…
09 Nov
Murialdo realiza projeto “Muri Mundi - Viagens Transformadoras”
O ato de viajar tem o poder de mostrar novos caminhos, fazer reflexões sobre a vida e as escolhas, explorar novas habilidades e conhecer outras formas de viver. Pensando nisso,…
03 Nov
Comunicado 034: retorno obrigatório às aulas presenciais a partir do dia 08 de novembro
O Colégio Murialdo Caxias do Sul – unidade Centro informa que de acordo com o Decreto  56.171 publicado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul na última sexta-feira…
19 Out
Estudantes do Ensino Médio participam de gincana de Halloween
Os alunos do Ensino Médio do Colégio Murialdo também estão no clima de Halloween. No dia 08 de outubro, os estudantes iniciaram a corrida para ganhar a gincana temática de…
15 Out
Comunicado 031: Rematrículas do Colégio Murialdo iniciam nesta segunda-feira, 18 de outubro
O Colégio Murialdo Caxias do Sul – Unidade Centro informa que o processo de rematrículas para 2022 inicia nesta segunda-feira (18/10), seguindo até o dia 29 de outubro. É importante…
14 Out
II Drive Thru de Halloween Murialdo será realizado no dia 23 de outubro
O primeiro Drive Thru de Halloween do Programa Bilíngue do Colégio Murialdo, realizado no ano de 2020, foi um sucesso. E a segunda edição promete ser ainda mais especial. Agendado…
11 Out
Nota de Pesar
O ILEM – Centro Técnico Social Murialdo lamenta profundamente o falecimento da sua funcionária – a assistente social -, Nilza Parecida Gallon, vítima de câncer. Comunica que o velório será…
08 Out
Recesso Escolar - feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia do Professor
O Colégio Murialdo informa que, conforme calendário escolar, na segunda e terça-feira, 11 e 12 de outubro, haverá recesso escolar devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia do…
05 Out
Jogos Escolares 2021: em quatro dias de competições Murialdo garante 58 medalhas
Iniciou na última quinta-feira, 30 de setembro, os Jogos Escolares e Paraescolares de Caxias do Sul. O Colégio Murialdo marca presença na competição e já garantiu 58 medalhas no Atletismo…
04 Out
Outubro Rosa: Murialdo promove campanha de doação de cabelos ao Hospital Geral
O mês de outubro chegou e com ele a Campanha Mundial de Conscientização sobre o Câncer de Mama, o “Outubro Rosa”. É um momento para fortalecer as informações e recomendações…
28 Set
Ação Social Dia da Criança Murialdo Santa Fé
A Faculdade Murialdo, por meio da Atividade Prática Supervisionada (APS) Comunicação e Marketing para Projetos Sociais e a Pastoral da FAMUR, está organizando a Ação Social Dia da Criança Murialdo…
24 Set
Murialdo divulga lista de alunos novos contemplados com Bolsa de Estudos
Nesta sexta-feira, 24 de setembro, o Colégio Murialdo – Caxias torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS NOVOS referente ao…
23 Set
Setembro Amarelo: Murialdo realizará atividades alusivas nos dias 29 e 30/09
Durante muito tempo, falar sobre o suicídio foi considerado um tabu. Mas, para quebrar essa barreira, foi criado o Setembro Amarelo, uma campanha que traz o mês nove como uma…