Notícias

13 Abr

Alunos do 5º ano envolvidos no combate ao mosquito Aedes Aegypti

O Colégio Murialdo Porto Alegre está mobilizado contra o aedes aegypti. Para reforçar a conscientização de toda a comunidade escolar, uma preciosa ajuda veio dos alunos das turmas do 5º ano. Em tempos de muita apreensão pelas doenças que o mosquito transmite, a gurizada se empenhou na produção de informação como uma ação preventiva.

O trabalho foi orientado pelas professoras Gabrieli Martins e Paula Proença. Os alunos realizaram pesquisas, debates e apresentações sobre o tema Aedes Aegypti.

“As atividades integradoras envolveram os componentes curriculares de ciências, língua portuguesa, história e informática. Prevenções, dicas, informações, datas históricas da chegada, eliminação e retorno do mosquito que está cada vez mais potente e resistente em nosso País foram assunto deste projeto realizado pelos alunos. O tema não ficou só na escola. As famílias contribuíram para enriquecer o trabalho dos alunos” afirmou a professora Gabrieli.

O pátio e a escadaria da escola foram utilizados como grande mural. Ali, os alunos afixaram cartazes com figuras, recortes de jornal e campanhas informativas sobre a origem do mosquito, ciclo de vida, as doenças transmitidas – dengue, febre amarela, chicungunya e o zica vírus – bem como as formas de prevenção.

No cartaz da aluna Eduarda Motta, informações precisas sobre o aedes aegypti afirma que “só a fêmea pica porque precisa de sangue para a produção dos ovos”. Também é a fêmea que transmite a doença.

A aluna Laura Rosa fez um cartaz para reforçar as dicas de prevenção:  “não deixar água parada em garrafa, pneu e lata; manter tampado barris e caixas d’agua; usar repelente; limpar as calhas e telhados; colocar proteção nos ralos e cobrir com lonas os objetos que podem acumular água” descreveu.

Neste trabalho de conscientização, houve até a produção de um livro. Foi o aluno Eduardo Pilar que, em seu texto, recordou a presença do exército nas ruas atuando no combate ao mosquito. Na publicação ele questiona: “Daí me pergunto como uma coisa tão pequena pode fazer um estrago tão grande a ponto de matar uma pessoa?”.

São ações como estas que oportunizam mais conhecimento e também uma maior consciência cidadã. No momento em que a cidade e o país reforçam ações de combate ao aedes aegypti, o Murialdo Porto Alegre apresenta sua colaboração através da conscientização.

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas