Notícias

16 Ago

Ciência na prática: Alunos estudam o coração bovino

Duas turmas inteiras com o coração na mão - a afirmação não é uma metáfora, mas uma verdade. Em uma aula diferenciada, na disciplina de ciências, os alunos estudaram um coração bovino.

Antes que se faça o trocadilho com a nossa famosa frase “educação do coração”, esclarecemos que o objetivo da aula foi o de conhecer “conhecer o coração”. Na aula prática orientada pela professora Aline Pöerschke, os alunos das turmas 81 e 82 conheceram mais sobre o sistema circulatório, em especial o cardíaco.

“Os alunos puderam ver e manipular um coração de verdade. A aula prática de Ciências foi realizada com coração bovino, onde os alunos puderam reconhecer artérias e veias principais, como a artéria aorta e a veia cava. Eles sentiram a textura do músculo cardíaco (miocárdio) e tocaram fundo nas cavidades do coração, principalmente dos átrios” disse a professora.

A escolha do coração bovino não foi por acaso. A estrutura do órgão se assemelha a do corpo humano. Como não poderia ser diferente, a atividade empolgou os alunos. Vestidos com jalecos e com luvas cirúrgicas nas mãos, não teve “nojinho” que impedisse o toque e análise do órgão.

“A aula de anatomia do coração também proporcionou aos alunos a oportunidade de retomar a teoria estudada em sala de aula, como a pequena e a grande circulação, os movimentos de contração do coração (sístole e diástole) e a importância desta bomba e sua importante função na oxigenação do nosso corpo” afirmou a Aline.

Ainda na atividade, alguns alunos levaram estetoscópio para auscultar o coração dos colegas. Esta foi mais uma aula dinâmica, descontraída e cheia de muito aprendizado.

Veja ainda: Ação do sistema digestório motiva atividade no laboratório de ciências


Por: Magnus Regis
Assessoria de Comunicação – ascom@murialdopoa.com.br

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas