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08 Jun

Colégio lança Pesquisa sobre o Novo Ensino Médio

O Ensino Médio vai mudar. Em 2022, todos os estudantes que ingressarem nessa etapa poderão fazer opções de conhecimentos que irão se aprofundar, considerando as possibilidades e características de cada Colégio, na parte flexível do currículo. Por isso, a Instituição elaborou uma pesquisa para entender melhor os anseios e as necessidades dos alunos. O mesmo deverá ser respondido, em sala de aula presencial ou on-line pelos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e também da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio.

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Novo Ensino Médio da Rede Murialdo de Educação

 

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta considera três grandes frentes para essa modificação: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e do projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

Em 2022, todos os estudantes que ingressarem no Ensino Médio poderão fazer opções de conhecimentos que irão se aprofundar, considerando as possibilidades e características de cada Colégio, na parte flexível do currículo. Por isso, a Instituição elaborou uma pesquisa para entender melhor os anseios e as necessidades dos alunos. O mesmo deverá ser respondido, em sala de aula presencial ou on-line pelos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e também da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio.

 

CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

 

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Para que as alterações curriculares do Ensino Médio tenham os efeitos positivos esperados, outras políticas e ações se fazem necessárias. Uma delas é a (re)elaboração dos currículos a partir da BNCC - essencial para colocar em prática a proposta de flexibilização curricular.

A escolha por Itinerários Formativos

Os currículos do Novo Ensino Médio terão uma parte referenciada na BNCC (formação geral básica) e os itinerários formativos, que oferecem caminhos distintos aos estudantes, ajustados às suas preferências e ao seu projeto de vida, cuja oferta considera as possibilidades de escolas e redes. É principalmente na escolha do itinerário, portanto, que se materializa o protagonismo juvenil.

Formação Técnica e Profissional no Ensino Médio Regular

Os estudantes matriculados no Ensino Médio regular terão a possibilidade de cursar integralmente um itinerário técnico, fazer um curso técnico junto com cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ou até mesmo um conjunto de FICs articuladas entre si. Existe ainda a oportunidade de os jovens percorrerem itinerários voltados para uma ou mais áreas do conhecimento complementados por cursos FIC.

 

Ampliação e Distribuição da Carga Horária

Até março de 2022 a carga horária mínima de todas as escolas brasileiras deverá ser ampliada para 1.000 horas ano, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. Após isso, a partir do cronograma de implementação estabelecido pelas redes, a carga horária anual mínima deverá ser progressivamente ampliada para 1.400 horas.

 

Ajude na Construção de um novo Ensino Médio para todos e todas!

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