Notícias

08 Jun

Colégio lança Pesquisa sobre o Novo Ensino Médio

O Ensino Médio vai mudar. Em 2022, todos os estudantes que ingressarem nessa etapa poderão fazer opções de conhecimentos que irão se aprofundar, considerando as possibilidades e características de cada Colégio, na parte flexível do currículo. Por isso, a Instituição elaborou uma pesquisa para entender melhor os anseios e as necessidades dos alunos. O mesmo deverá ser respondido, em sala de aula presencial ou on-line pelos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e também da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio.

Saiba mais: COLOCAR LINK NOTÍCIA

 

Novo Ensino Médio da Rede Murialdo de Educação

 

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta considera três grandes frentes para essa modificação: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e do projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

Em 2022, todos os estudantes que ingressarem no Ensino Médio poderão fazer opções de conhecimentos que irão se aprofundar, considerando as possibilidades e características de cada Colégio, na parte flexível do currículo. Por isso, a Instituição elaborou uma pesquisa para entender melhor os anseios e as necessidades dos alunos. O mesmo deverá ser respondido, em sala de aula presencial ou on-line pelos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e também da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio.

 

CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

 

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Para que as alterações curriculares do Ensino Médio tenham os efeitos positivos esperados, outras políticas e ações se fazem necessárias. Uma delas é a (re)elaboração dos currículos a partir da BNCC - essencial para colocar em prática a proposta de flexibilização curricular.

A escolha por Itinerários Formativos

Os currículos do Novo Ensino Médio terão uma parte referenciada na BNCC (formação geral básica) e os itinerários formativos, que oferecem caminhos distintos aos estudantes, ajustados às suas preferências e ao seu projeto de vida, cuja oferta considera as possibilidades de escolas e redes. É principalmente na escolha do itinerário, portanto, que se materializa o protagonismo juvenil.

Formação Técnica e Profissional no Ensino Médio Regular

Os estudantes matriculados no Ensino Médio regular terão a possibilidade de cursar integralmente um itinerário técnico, fazer um curso técnico junto com cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ou até mesmo um conjunto de FICs articuladas entre si. Existe ainda a oportunidade de os jovens percorrerem itinerários voltados para uma ou mais áreas do conhecimento complementados por cursos FIC.

 

Ampliação e Distribuição da Carga Horária

Até março de 2022 a carga horária mínima de todas as escolas brasileiras deverá ser ampliada para 1.000 horas ano, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. Após isso, a partir do cronograma de implementação estabelecido pelas redes, a carga horária anual mínima deverá ser progressivamente ampliada para 1.400 horas.

 

Ajude na Construção de um novo Ensino Médio para todos e todas!

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

28 Mai
Feriado de Corpus Christi
ATENÇÃO FAMÍLIAS! Conforme consta em nosso calendário escolar, na próxima semana, teremos o feriado de Corpus Christi e recesso escolar para os dias 03 e 04 de junho.  
24 Mai
Instabilidade na Rede Elétrica
20 Mai
Dia do Pedagogo
O nosso parabéns vai para todos os profissionais que promovem o conhecimento com respeito e amor! Feliz Dia do Pedagogo.
17 Mai
Feriado Escolar
Amanhã é dia de celebrarmos por São Leonardo Murialdo. Nos vemos na quarta-feira, dia 19.05. Aproveitem o feriado!
12 Mai
Missa alusiva a São Leonardo Murialdo
No dia 18 de maio, a Igreja celebra a festividade de São Leonardo Murialdo. Ele sempre sonhou e lutou para construir, junto com muitos educadores e educadoras, uma bem unida…
08 Mai
Orientações sobre o retorno às aulas presenciais - Grupo "B"
Ei você, que é do grupo "B" e está ansioso para o retorno às aulas presenciais que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 10 de maio. Lembrem de trazer na sua…
29 Abr
Colégio Murialdo divulga a listagem para o retorno às aulas presenciais
Confira a listagem com os grupos dos alunos para o retorno às aulas presenciais que iniciam na próxima segunda-feira, dia03 de maio, bem como o Guia de Orientações para o…
28 Abr
Colégio Murialdo informa sobre retorno às aulas presenciais
Conforme pronunciamento realizado pelo Governor do Estado do RS, bem como novo decreto de Distanciamento Controlado, emitido em 28.04.2021, o Colégio Murialdo Porto Alegre informa que está autorizado o retorno…
26 Abr
Atualização 26.04.2021 - Suspensão do retorno às aulas presenciais
De acordo com a medida divulgada na noite de hoje, 26.04.2021, pelo Tribunal de Justiça do RS, seguem suspensas as aulas presenciais em todo estado do Rio Grande do Sul.…
26 Abr
Colégio Murialdo informa sobre retorno às aulas presenciais
De acordo com a informação divulgada pelo Governo do Estado no início da manhã dessa segunda-feira, 26 de abril, as aulas presenciais continuam suspensas. Sendo assim, o Colégio Murialdo de…