Notícias

12 Dez

Educação Financeira: projeto envolveu alunos e famílias do 7º ano

A educação financeira é tema de aula no Colégio Murialdo. Pelo segundo consecutivo, o projeto “Educação Financeira: o jogo da vida” foi realizado com as turmas do 7º ano, favorecendo maior conscientização sobre uso coletivo e individual do dinheiro no cotidiano. Além dos alunos, a ação também envolve a participação ativa das famílias.

A atividade está em sintonia com o que propõe a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Realizado entre os meses de março a dezembro, o projeto foi realizado de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de geografia, matemática, ensino religioso, língua portuguesa e história. Na relação com os conteúdos estavam os desafios conhecer a história do dinheiro, elaboração de pesquisas, coletas e análise de dados, projeções, entre outras habilidades.

No fechamento do projeto, os alunos e as famílias foram avaliados de acordo com o cumprimento das atividades propostas. Segundo Elisa Paim, professora da disciplina de língua portuguesa, os melhores colocados receberam premiação:

“Teve prêmio para uma família de cada turma: Família Barros, da turma 71, e Família Paroneto, da Turma 72. As famílias cumpriram todas as tarefas com sucesso: relatórios, receitas e despesas, planejamento, anexos, comprovantes, desafios relacionados à nossa realidade e respeitaram os prazos de entrega” disse Elisa.
A educação financeira teve como lema “O jogo da Vida” e objetivou de criar uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro, o que xige uma perspectiva a longo prazo e grande persistência:

“A educação financeira deve ser discutida em família e deve envolver alguns pontos sobre como ganhar dinheiro. É preciso educar as crianças para o mercado de trabalho, desenvolver o espírito empreendedor e estimular modos inovadores de raciocínio para o futuro. Devemos nos preocupar também em formar uma consciência crítica de como gastar o dinheiro, de como gerenciar receita, despesas diante de imprevistos, responsabilidades e necessidades do dia a dia. E por último sobre como poupar. O objetivo é conseguir ter uma poupança, ou ser educado para isso que cria disciplina, dá limite e ensina auto respeito” disse Elisa Paim.

A professora afirmou ainda que ensinar a educação financeira hoje é educar os cidadãos para que, no futuro, solucionem seus problemas, tenham responsabilidade social e promovam a ética no ganho e uso do dinheiro.

 

Por: Magnus Regis
E-mail: imprensa.poa@murialdo.com.br

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas