Notícias

14 Mar

Projeto interdisciplinar leva conhecimento através do filme “Os Croods”

No 6º ano do Ensino Fundamental II, a lista de conhecimentos a serem estudados é grande: origem das histórias em quadrinhos, a separação da Pangeia, origem dos terremotos, discurso direto na língua inglesa, origem familiar, valores morais, proporção corporal, teatro de bonecos, entre outros temas. Como conseguir dar conta de aprender tudo isso? Simples: com um único filme!
 
Um projeto interdisciplinar dos professores Murialdo Porto Alegre aborda os diversos aspectos do conhecimento através da animação “Os Croods”, de 2013, que retrata a aventura da família Croods que vive as aventuras da adaptação de uma nova era, após deixar a caverna onde habitavam.

É nas descobertas do mundo e no relacionamento da família que os Croods revelam a evolução da história do mundo e da relação interpessoal. Os aspectos do filme são tema para as disciplinas de língua portuguesa, inglês, geografia, história, ensino religioso, matemática e espanhol. As atividades serão realizadas entre os meses de março e abril.

Para a professora Elisa, da disciplina de língua portuguesa, o filme vai ajudar na compreensão da evolução das histórias em quadrinhos. Na pré-história, esse método foi utilizado pelo homem para narrar a história por meio da sequência de desenhos deixados nas paredes das cavernas:

“Já nas épocas remotas da pré-história, os homens das cavernas já faziam uso de pinturas rupestres para narrar os acontecimentos. Outro fato interessante, é que no século XIX, alguns artistas como o suíço Rudolph Töpffer, o francês Georges Colomb e o italiano Angelo Agostini, já tinham pensado em unir texto e imagem. Sendo assim, o filme dos Croods retrata a origem deste gênero de maneira lúdica e expositiva” destaca a professora no projeto.

Nas demais disciplinas, o filme vai ser desdobrado em atividades como produção textual, reprodução de diálogos, álbuns de família, música, produção de painéis, de bonecos de fantoches, estudos de acontecimentos geográficos, debates, entre outras ações.

“Precisamos uns dos outros”, destacam alunos

Maria Eduarda Martins (11 anos), Vítor Barreto (11 anos) e Gustavo Melo César (13 anos) são colegas de turma no 6º ano e já viram o filme pelo menos seis vezes. Eles destacam que, além de muita aventura, o filme ensina que a relação familiar e a convivência em grupo são importantes para superar os desafios.

“O pai fala que vai sempre proteger. É bom saber que há uma proteção. Mostra também que cada um tem uma habilidade. Eu tenho uma habilidade, meu colega tem outra e ninguém é menor do que o outro” disse Maria Eduarda.

A mesma opinião é compartilhada pelo Vitor: “Cada um tem sua habilidade, seu lugar na sociedade e ninguém vive sozinho, mesmo pela questão da afetividade, porque a gente ia enlouquecer sozinho no mundo, trancado sem ninguém”.

Já o aluno Gustavo Melo assistiu filme mais de 10 vezes. O que mais chama a sua atenção na animação é a evolução da vida do homem: “Os croods representavam tudo o que eles viviam eles representavam por meio das pinturas que eles faziam nas paredes. Isso mostra o que fazíamos antes, a nossa aprendizagem e como nós evoluímos”, e acrescentou: “o filme mostra como é importante estar em família, unidos. Tudo o que eles (croods) fizeram foi em família. Ninguém foi sozinho, um depende do outro. Isso representa como dependemos uns dos outros, ninguém sobrevive sozinho. Precisamos de quem produz o alimento, as cadeiras e tudo o que precisamos” finalizou.

 

Assessoria de Comunicação
ascom@murialpoa.com.br

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas