Notícias

04 Jul

Simões Lopes Neto: Musical ressaltou a literatura e a cultura gaúcha

Uma noite especial que valorizou a literatura gaúcha. Foi assim a apresentação do Musical “Lendas e contos. E agora, João?”. A apresentação foi uma homenagem do Colégio Murialdo Porto Alegre ao escrito gaúcho João Simões Lopes Neto.
 
A apresentação lotou o Teatro do Murialdo na sexta-feira, 1º de julho. Parentes, amigos, alunos e a comunidade acompanharam a narrativa dos contos. Mesmo antes do início do espetáculo, na entrada do teatro, os convidados já entravam no clima da apresentação. O local estava ambientado com fotos, livros e objetos típicos da época. Tudo pensado pelos alunos e professoras orientadoras.

.: Clique aqui e veja as fotos da apresentação

Teatro, música e dança foram os atos interpretados pelos alunos das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Um dos momentos emocionantes foi a dramatização da história do “Negrinho do pastoreio”. Também teve valsa, chula, dança com facas e até mesmo a cobra do conto do Boitatá deu o ar da sua graça e passou no meio da plateia.

Ao final do espetáculo, Pe. Evair Michels, diretor do Colégio Murialdo parabenizou os alunos pela apresentação e disse que este era o 13º musical produzido pelos alunos. O diretor lembrou o trabalho de preparação das turmas:

“Por trás de tudo isso existe uma viagem com as turmas a Rio Grande e Pelotas que continuou em sala de aula com aprendizado, leitura, construção do roteiro e ensaios. Este palco é apenas a culminância de um projeto que já vem de longa data”, afirmou.

Pe. Evair lembrou ainda que o musical trabalhou outras habilidades dos alunos como, por exemplo, a valorização da cultura gaúcha: “um povo que conhece sua tradição é um povo sem história. Os nossos alunos saem enriquecidos com esse projeto”.

POR QUE JOÃO SIMÕES LOPES NETO?

João Simões Lopes Neto nasceu em Pelotas, no dia 09 de março de 1865 e faleceu na mesma cidade no dia 14 de junho de 1916. Foi um escritor, jornalista e empresário. Segundo estudiosos e críticos de literatura, foi o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, pois procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições.

As suas obras Cancioneiro Guasca (1910), Contos Gauchescos (1912), Lendas do Sul (1913) e Casos de Romualdo (1914) têm sido estudadas e debatidas por acadêmicos e universidades, dentro e fora do Brasil.

O Governo do Estado decretou que 2015/2016 é o biênio dedicado ao autor: em 2015 é recordado os 150 anos de nascimento e, em 2016, os 100 anos da sua morte.

Por: Magnus Regis

Assessoria de Comunicação - ascom@murialdopoa.com.br

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas