Fique por dentro do Colégio Murialdo

A Instituição

A instituição atende a Educação Básica: da Educação Infantil ao Ensino Médio, com a possibilidade de Turno Integral para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I

 

Nossa História

O Colégio Murialdo, – Unidade Caxias do Sul, faz parte do ILEM-Centro Técnico Social que conta também com Ação Social (Centro Educativo, Centro de Aprendizagem Profissional e Adolescente Aprendiz – parceria com o Banco do Brasil). Sua Mantenedora é o Instituto Leonardo Murialdo, propriedade dos Religiosos da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), sendo associação civil, autônoma, de direito privado, com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, filantrópica, de caráter educativo cultural, beneficente, de assistência social e promoção humana.

 

A instituição atende a Educação Básica: da Educação Infantil ao Ensino Médio, com a possibilidade de Turno Integral para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

 

Em 1945, com o término da 2ª Guerra Mundial, os Tiros de Guerra (subunidades do exército) perderam sua utilidade no território nacional. Assim, o Tiro de Guerra nº 248 foi doado à SCAN (Sociedade Caxiense de Auxílio aos Necessitados) para a instalação de um asilo. Contudo, o asilo não foi instalado.    

 

O então presidente da SCAN, Eusébio Beltrão de Queiroz, em uma de suas viagens a Porto Alegre, se encontrou com o provincial dos Josefinos, Pe. João Schiavo e demonstrou o desejo de doar o terreno a uma obra assistencial que cuidasse de crianças e adolescentes empobrecidas. Por sua vez, Padre João Schiavo evidenciou seu interesse. Assim, com a licença das autoridades estaduais e municipais e a aprovação do bispo diocesano, Dom José Baréa, o terreno foi doado, no dia 25 de março de 1947, ao Instituto Leonardo Murialdo, entidade jurídica dos Josefinos. A instituição passou a chamar-se Abrigo de Menores São José, em homenagem ao bispo da cidade, D. José Baréa.

 

Para funcionar como Abrigo, o prédio do antigo Tiro de Guerra passou por reformas com o apoio financeiro do Estado, na figura do interventor Cilon Rosa, e do Município, representado pelo prefeito Dante Marcucci.   

 

Em 23 de abril de 1947, o Abrigo de Menores iniciou suas atividades, tendo por objetivo a instrução elementar e profissional, bem como a educação cívica e cristã de crianças e adolescentes pobres, órfãos e abandonados. A entidade optou pelo internato, seminternato e externato, atendendo meninos, com idades de 6 a 17 anos. Além de Caxias do Sul, a instituição recebia internos de Flores da Cunha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Veranópolis, Nova Prata, Farroupilha, São Francisco de Paula e Canela.



Raízes do Colégio Murialdo

Na primeira década de funcionamento do Abrigo de Menores São José, os meninos realizavam seus estudos no Grupo Escolar Maguary. Com o passar dos anos e o aumento de atendidos, surgiu a necessidade da criação uma escola no próprio Abrigo. Através das muitas  reinvindicações junto ao governo estadual criou-se, em 1951, uma escola estadual primária (até o 5º ano), anexo ao Abrigo de Menores São José. A primeira diretora da escola foi a professora, Iracema Faccioli. Em 1952, uma nova sede começou a ser construída no sentido Norte-Sul, (rua Marquês do Herval) na mesma quadra. O primeiro bloco foi destinado para salas de aula. Em 1956, o Grupo Escolar Estadual foi transferido para outra sede e foi criada a Escola Particular do Abrigo de Menores.

 

Evolução histórica

Em 1969, o Abrigo de Menores São José mudou seu nome para Centro Técnico Social. Em 1973, conforme a Lei nº 5692/71, o sistema de Ensino Federal foi extinto, bem como os Ginásios Industriais e as instituições tiveram de adaptar-se à nova reforma de ensino. Assim, a escola do Centro Técnico Social passou a chamar-se Escola de 1º Grau Paulo VI, em homenagem ao Papa que declarou Murialdo, santo.

Em 1980 foi inaugurado um ginásio de esportes, integrando as atividades escolares com as práticas esportivas. Além do esporte, aconteceram investimentos no desenvolvimento de habilidades artísticas, musicais, canto e tradições folclóricas regionais. Em 1998, o Colégio Paulo VI iniciou a oferta do Ensino Médio e, em 2002, passou a se denominar Murialdo, integrando a Rede de Educação Murialdo.

O Murialdo, sempre atento aos sinais dos tempos, investe continuamente em sua infraestrutura e no aprimoramento contínuo de sua proposta pedagógica.

Nossa Missão

Cuidar de crianças e adolescentes a partir da vivência da Pedagogia do Amor, oferecendo a comunidade educação de qualidade.

Nossa Visão

Consolidar a excelência educacional alicerçada na humanização das pessoas.

Nossos Princípios

- Ensino e Aprendizagem: Processo que desafia, compromete e promove o saber. 
- Cuidado e Compaixão: Responsabilidade social com crianças, adolescentes e jovens. 
- Espiritualidade: Herança mística e caminho para a felicidade. 
- Bem Unida Família: Tradição que nos faz ser equipe. 
- Disciplina: Firmeza com doçura. 
- Ética e Justiça: De ser e de respeitar a diversidade. 
- Família e Comunidade: Parceria que assegura confiança. 
- Biodiversidade:  Sustentabilidade da vida e compromisso com as gerações futuras.

 

Pastoral

A Pastoral é a ação da Igreja no campo específico do mundo da educação, que cuida do processo do crescimento intelectual, existencial e espiritual em cada integrante da escola. Assim, o Setor Pastoral tem a missão de contribuir, juntamente com os demais setores, para que a Comunidade Educativa viva o processo de Escola em Pastoral.

 

A Pastoral, segundo o Documento da CNBB “Pastoral da Educação – Reflexão e Organização” pretende ser a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando, por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus.

 

Na Rede Murialdo de Educação, o Serviço de Pastoral Escolar planeja e executa as atividades relacionadas à espiritualidade. Neste intuito, contribui para que todas as pessoas, integrantes da Comunidade Educativa, vivam em permanente processo de evangelização; apoia a formação e a existência de grupos de jovens na proposta da pastoral juvenil escolar estimulando os mesmos ao seu protagonismo; oferece e motiva alunos, professores, funcionários e pais para a participação em eventos voltados ao cultivo da espiritualidade; estimula e acompanha o desenvolvimento de projetos de solidariedade capazes de gerar uma cultura de responsabilidade social junto aos egressos do Ensino Médio; auxilia na programação e execução das atividades espirituais de início e final de ano envolvendo todas as turmas, na Semana Santa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia de São Leonardo Murialdo, Festa de Natal, e outros eventos que envolvam a dimensão da mística e da espiritualidade; programa atividades que envolvam as questões da espiritualidade com as turmas de alunos do Ensino Médio, por meio de manhãs com formação humana, cristã e de cunho social e promove a Pedagogia do Amor por meio da Educação do Coração, vivenciando os princípios de uma “bem unida família”.

Filantropia

Colégios Murialdo: entidade beneficente de assistência social – CEBAS-Educação

 

O Instituto Leonardo Murialdo – Mantenedora dos Colégios Murialdo é certificado como entidade beneficente de assistência social – CEBAS-Educação e como tal, oferece bolsas de estudo CEBAS na forma e na proporção definidas na lei nº 12.101/2009.

 

O CEBAS é concedido às entidades de direito privado, sem fins lucrativos, que atuem preponderantemente em pelo menos uma das áreas definidas na Lei no 12.101, de 2009. O CEBAS-Educação é concedido pelo MEC, nos termos estabelecidos na Lei no 12.101, de 2009, às entidades de direito privado, sem fins lucrativos, que atuam diretamente ou por meio de instituições de ensino mantidas, na oferta da educação básica regular e presencial, na oferta da educação superior, ou em ambos os níveis, que atendam ao princípio da universalidade do atendimento, selecionem os bolsistas e beneficiários de demais benefícios pelo perfil socioeconômico e cumpram integralmente os requisitos estabelecidos na referida Lei e no Decreto no 8.242, de 2014, e as regulamentações contidas na Portaria Normativa do MEC nº 15, de 11 de agosto de 2017.

 

Identidade Visual

O Colégio Murialdo disponibiliza para você, o logo da Instituição em três formatos: JPG, PNG e em Vetor. Confira!