A Educação Infantil é dividida em dois níveis de Ensino:

 

  • Pré-Escola I: para crianças de 4 anos de idade a serem completados até o dia 31 de março do ano em curso, conforme legislação em vigor;

 

  • Pré-Escola II: para crianças de 5 anos de idade, respectivamente, a serem completados até o dia 31 de março do ano em curso.

 

A Educação Infantil tem em seus componentes curriculares o acesso às diferentes formas de representação e de linguagens: gestual, corporal, plástica, oral, escrita, musical e lúdica; a oportunidade de vivenciar situações de seriação necessárias para a formação de níveis de generalização, indispensáveis ao pensamento matemático; a oferta de atividades voltadas ao desenvolvimento das noções de tempo e espaço, vinculadas ao cotidiano, com os costumes, com a história e com o conhecimento geográfico construído na relação entre os homens e a natureza; a oportunidade de observar a natureza e dar explicações aos fenômenos para compará-los com aquelas propostas pela ciência; a vivência de grupos, descoberta das normas, das regras e das primeiras exigências de comportamento para uma convivência social; a oferta dos dados iniciais da alfabetização e do despertar pela paixão de ler, de escrever, de descobrir, de produzir e inventar.

 

A organização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ocorre por 6 direitos de aprendizagem em 5 campos de experiências, relacionados às 10 competências gerais. Seus eixos estruturais são o brincar e o interagir. É focada no desenvolvimento da oralidade e da escrita.

 

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil

 

• Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

 

• Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

 

• Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

 

• Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

 

• Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

 

• Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

 

- O Colégio Murialdo conta com o atendimento da Resgate Sul Emergências, uma empresa especializada em atendimento pré-hospitalar, urgências e emergências médicas. O serviço oferece segurança e tranquilidade para os usuários, com equipamentos de alta tecnologia, equipes especializadas e preparadas para atender desde casos simples até os mais graves, proporcionando conforto e segurança durante o atendimento.

Clique e conheça a Resgate Sul

Nossos Diferenciais

Desenvolvimento integral da criança
A Instituição trabalha com os alunos de forma contínua:  aspectos sociais, psicológicos, pedagógicos e afetivos. Assim, as crianças e adolescentes são envolvidos no processo ensino-aprendizagem, valorizando as suas descobertas e conquistas. 
Vínculos afetivos
O colégio Murialdo traz em seu DNA o vínculo afetivo, pois acredita que é por meio dele que a criança se sente segura e disponível para as atividades entre pares e o consequente desenvolvimento de suas possibilidades. 
Projeto Sustentabilidade
Traz princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica - com a finalidade de propiciar aos alunos, a oportunidade de analisar e conhecer questões relevantes à sociedade.                             
Escola em Pastoral
Possibilita que a comunidade escolar desenvolva, a partir do princípio cristão e da consciência de sua missão evangelizadora o processo educativo de forma integral, mesmo em uma situação onde nem todos professem a mesma fé. 
Escola Murialdina
Tem como alicerce o religioso São Leonardo Murialdo. Com base em sua história, vida e missão, buscamos os princípios da bem unida família, onde cada educador além de ensinar, torna-se amigo, irmão e pai.   
Passeios Pedagógicos
Consolidam o aprendizado que começa no ambiente escolar, aliando os conhecimentos abordados em sala de aula e suas vivencias. Eles ocorrem, pelo menos, uma vez ao ano e oferecem integração, organização e socialização. 
Semana Literária
A leitura é uma das habilidades mais importantes para crianças e jovens. Por isso, o Colégio Murialdo organiza e realiza uma semana inteira dedicada à Literatura. São expositores, encontros com autores e muitas produções feitas pelos alunos.
Hora Cívica
A cidadania é um dos princípios de nosso Colégio. Honrar a Pátria é uma forma de exercer a cidadania, por isso, semanalmente prestamos homenagens ao nosso país e reverenciamos nosso respeito aos Símbolos Nacionais.
Semana da Criança, Festa de Natal, Semana Farroupilha
O Colégio fica atento às datas comemorativas e sempre realiza eventos relacionados aos diversos temas do calendário.
Laboratórios, Brinquedoteca, Miniauditórios
O Colégio oferece outros espaços além da sala de aula. Todos estes são equipados de forma a oportunizar momentos e recursos que facilitem o aprendizado de nossos alunos, seu desenvolvimento cognitivo e social.
Educação Tecnológica
Semanalmente todas as turmas até o quinto ano do Ensino Fundamental se dirigem aos Laboratórios de Educação Tecnológica para desenvolverem suas habilidades de trabalhar em equipe e também seu pensamento lógico-computacional.
Festa da Família
Nesta festa especial o chimarrão, a risada, a boa companhia, as comidas gostosas e a diversão são garantidas. O Colégio Murialdo abre as portas para que as famílias se reúnam. Pois família é o bem mais precioso!
Semana Nadino
Dia 18 de maio comemora-se o dia de São Leonardo Murialdo e nada melhor que uma semana inteira de atividades para comemorar: celebrações, gincanas, visitas a capela, atividades para conhecer as obras do santo e muito mais.
Horários de Aula
Início: 13h20min
Término: 17h30min
Calendário de Avaliações

Na Educação Infantil a avaliação do desenvolvimento escolar é global e contínua, com base no acompanhamento, observação e registro das atividades desenvolvidas pelos alunos, sendo seus resultados comunicados aos pais ou responsáveis, trimestralmente, através de Parecer Descritivo.

Guia da Família

O “Guia da Família Murialdo” é um instrumento de apoio para as relações estabelecidas no processo ensino-aprendizagem. Nele é possível conhecer a Instituição, encontrar as orientações e as diretrizes para o bom funcionamento escolar. Família e Escola têm metas para a educação; por isso compartilham responsabilidades.

Download do Guia
Nossos Convênios

O Colégio Murialdo possui parcerias com empresas e organizações. Estas, oferecem descontos em seus produtos e serviços aos professores, funcionários e famílias dos alunos. Para usufruir deste benefício, basta apresentar o crachá ou o cartão do controle de acesso.

Acessar lista de convênios
Uniformes Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil
Material Escolar

Além do material didático do Sistema Positivo de Ensino (livros didáticos integrados, livros digitais e softwares educativos), o aluno necessita de outros materiais escolares para o desenvolvimento das atividades do seu processo de ensino-aprendizagem.

Acessar a lista de material escolar
Atividades Extras

O Colégio Murialdo, com o intuito de oferecer mais possibilidades de desenvolvimento ao estudante oferece uma série de atividades opcionais realizadas no contra turno ou no vespertino. Conheça as atividades e escolha as que vão enriquecer ainda mais a formação e o desenvolvimento integral do seu filho.

Conheça o projeto

Notícias sobre Educação Infantil
Ver todas

09 Ago
Rede Murialdo de Educação e International School promovem encontro de boas práticas com professores do Programa Bilíngue
Na noite da última quinta-feira, 04 de agosto, a Rede de Educação Murialdo promoveu, em parceria com a International School, um encontro com os professores do Programa Bilíngue. Além dos…
09 Ago
Projeto Encontros e Conversas com os Pais lança formação continuada no dia 16 de agosto
A Educação do Coração envolve processos educacionais fundados na sensibilidade e no cuidado. Desta forma, a parceria entre família e escola é essencial para o crescimento integral das crianças. Com…
21 Jul
Matrículas para o ano 2023 já podem ser feitas na Rede Murialdo de Educação
Os interessados podem agendar visitas para conhecer a infraestrutura e os diferenciais da metodologia de ensino desenvolvida por meio de diálogo e confiança, segurança e afeto, somados aos valores e…
12 Jul
Comunicado 09 – Orientações sobre o trânsito entorno do Colégio Murialdo
A direção do Colégio Murialdo se reuniu nesta segunda-feira (11.07) com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, com o intuito de discutir em conjunto as melhorias…
24 Jun
Colônia de Férias de Inverno: inscrições dos estudantes iniciam no dia 04 de julho
O mês de julho se aproxima e, com ele, as férias de inverno. Assim, o Colégio Murialdo planejou uma série de atividades para a Colônia de Férias de Inverno, que…
20 Jun
Colégio Murialdo participa do projeto “Vida que Prospera” organizado pela Unicred Integração
Nos dias 14 e 15 de junho, o Colégio Murialdo recebeu a visita da equipe da Unicred Integração com o projeto “Vida que Prospera”. A iniciativa consiste em oportunizar para…
11 Jun
Arraiá Junino é pura diversão e alegria
Nem o frio intenso espantou a alegria e a animação do Arraiá Junino do Murialdo. Depois de dois anos sem realizar o formato tradicional da festa, a instituição retomou com…
31 Mai
Festa Junina ocorre no dia 11 de junho
Depois de dois anos sem realizar o formato tradicional da Festa Junina, o Colégio Murialdo retoma com a festividade. O evento, realizado em parceria com a Associação de Pais e…
16 Mai
Semana de Murialdo: doações de sangue e de agasalhos estão entre as atividades
O Colégio Murialdo promove entre os dias 16 e 20 de maio a Semana de Murialdo, alusiva ao Dia de São Leonardo Murialdo celebrado em 18 de maio. Sendo assim, a…
05 Mai
Colégio Murialdo recebe a visita do mascote da Surdolimpíadas
A quarta-feira, 04 de maio, foi animada para os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II. Eles receberam a visita do…
29 Abr
Grêmio Estudantil Murialdo: Chapa Nosso Grêmio é eleita para gestão 2022/2023
Na última segunda-feira, 25 de abril, ocorreram as eleições do Grêmio Estudantil do Colégio Murialdo para a gestão 2022/2023. Nesta edição, a chapa “Nosso Grêmio” foi a única inscrita e…
26 Abr
Equipe de Badminton do Recreio da Juventude/Muriado participa da I Etapa do Circuito Gaúcho
No último sábado, dia 23 de abril, ocorreu a I Etapa do Circuito Gaúcho de Badminton em Porto Alegre. A equipe Recreio da Juventude/Muriado esteve presente com 40 atletas. No…
Programa Bilíngue

Transformar vidas por meio da Educação Bilíngue; o mundo exige novos modelos e novos formatos, por isso, temos que estar abertos ao novo. O ensino bilíngue é o novo.

Conheça o projeto