No Colégio Murialdo os alunos têm cinco períodos semanais de aulas do Programa Bilíngue, nos quais a língua inglesa é integrada com outras áreas do conhecimento. As aulas do Programa Bilíngue são ministradas 100% em língua inglesa, utilizando o idioma como meio de instrução para o desenvolvimento tanto da linguagem quanto dos conteúdos. Isso quer dizer que a língua inglesa é o veículo de comunicação por meio do qual outras áreas de conhecimento, como matemática, história, ciências, geografia, etc.. são aprofundadas. Nesse contexto, a língua inglesa empresta propósito tanto ao aprendizado da língua em si quanto do conteúdo.

Além de promover a integração curricular gerando motivação ao processo ensino-aprendizagem, o Programa Bilíngue promove o desenvolvimento da cidadania ativa em um mundo globalizado em que a mobilidade é uma realidade cada vez maior. Promovendo assim, o desenvolvimento do estudante como cidadão proativo que domina competências necessárias no século XXI. O estudante levará para a vida e para o trabalho competências como a habilidade de enfrentar criativamente desafios, pensamento crítico, olhar inovador do mundo em que vivemos, capacidade de empreender entre outras.

Durante as aulas do programa, os alunos têm contato com diferentes formas de aprendizagem e metodologias. Além do CLIL, que é a metodologia que diz respeito à integração da língua com conteúdos curriculares, também são propostos:

• A gamificação, que possibilita o aumento do engajamento do aluno e o tempo de exposição à língua inglesa;

• Trabalhos em equipe, os quais permitem desenvolver a capacidade de trabalhar em harmonia com outras pessoas visando a solução de problemas;

• Projetos com os quais os alunos aprendem através da cooperação e interação com colegas;

• Recursos tecnológicos, no qual o aluno faz uso de materiais que tornam a aprendizagem mais relevante, significativa e rica para o desenvolvimento do estudante; e Tópicos de aprendizagem condizentes com a BNCC, um documento nacional que define o conjunto de aprendizagens essenciais da Educação Básica.

Nossos Diferenciais

for education

Nas aulas do Programa Bilíngue os alunos contam com diversos recursos, além dos materiais didáticos. Estudantes da Ed. infantil e Ensino Fundamental Séries Iniciais utilizam o LEGO for education, o que proporciona, de uma forma lúdica, a construção do conhecimento, principalmente por abordar uma lógica em que o aluno é motivado a desenvolver Conhecimento, Comunicação, Cognição e Consciência.

de Integração

Durante o ano letivo, os alunos têm a oportunidade de participar de diferentes eventos que permitem a integração dos alunos e, ao mesmo tempo, a interculturalidade e desenvolvimento das habilidades de comunicação e cognitivas. Entre os eventos estão: Halloween, Spelling Bee, Thanksgiving, Family Day (Festa da família).