Fique por dentro do Colégio Murialdo

Notícias

18 Set

Projeto “Lola Antenada – Ano VI” é lançado pelo Murialdo

Nesta terça-feira, 17 de setembro, os alunos das segundas séries (201, 202 e 203) do Ensino Médio participaram do lançamento do projeto “Lola Antenada - ano VI”. A iniciativa, que tem a coordenação das professoras de Biologia Luciana Gecchelin Santini e Débora de Oliveira, objetiva promover o acesso às informações sobre os tipos de deficiências.

 

Neste sentido, o encontro busca diminuir o preconceito e ser um agente de inclusão com o propósito de sensibilizar e criar uma rampa de acesso até o coração das pessoas. E também compreender que, assim como qualquer pessoa, quem nasce com alguma deficiência vem ao mundo cheio de potencialidades. O projeto ainda leva o conhecimento sobre as deficiências e discute soluções para a melhoria da qualidade de vida. 

 

Nesta edição, o lançamento contou com a participação da ex-aluna do Colégio Murialdo, Ariella Baron, acompanhada da mãe Marinês; da estudante da 2ª série do colégio, Mariana da Silva, e sua mãe Veridiana da Silva; e do funcionário Gilmar Alves Ferreira, que atua como auxiliar de coordenação na instituição. Inicialmente, a atividade foi marcada por uma apresentação musical dos alunos Gabriel Vali Sizukusa e João Victor Borges de Vargas. Logo depois, ocorreu o momento de apresentação dos novos colegas (nome completo, apelido, sua deficiência e três coisas que o colega gosta de fazer).

 

Em um terceiro momento, os alunos conheceram a Luíza, inspiração do projeto, conhecida como Lola Antenada. A jovem foi atropelada e bateu fortemente a coluna no meio fio da estrada, o diagnóstico foi de lesão medular lombar (L3), o que a impediria de movimentar os membros inferiores (pernas), um caso de paraplegia incompleta. O acidente ocorreu quando Luíza tinha 14 anos. O começo não foi fácil, passou por uma fase de lamentações e de negação até a aceitação das suas condições.

 

“Um encontro lindo, inspirador e emocionante, os alunos ficaram muito sensibilizados com as falas dos convidados”, comenta a professora Luciana Gecchelin Santini. Ela destacou ainda que cada equipe criou um protótipo (chamado de novo colega) para realizar um estudo, ao longo do trimestre, sobre as deficiências. Depois, os estudantes deverão escrever um livro, como se fosse uma biografia desse novo colega.

 

“A apresentação de hoje de manhã, foi muito enriquecedora para todos nós. Parabéns pelo esforço e por nos possibilitar conhecer outras realidades”, ressaltou o aluno Henrique Lovera, estudante da turma 202.

 

Deficientes no mundo:

Vale destacar que segundo o Relatório Mundial sobre Deficiência, de 2012, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com alguma forma de deficiência, dentre os quais cerca de 200 milhões experimentam dificuldades funcionais consideráveis. Até o ano de 2017, em Caxias do Sul, existiam cerca de 128 mil pessoas com alguma deficiência (mais de 20% da população), a principal é a visual.

 

Fotos: Divulgação

 

 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

11 Out
2º anos do Colégio Murialdo participam de City Tour por Caxias do Sul
Na última quarta-feira, 09 de outubro, os alunos dos 2º anos, do Ensino Fundamental I, do Colégio Murialdo participaram de um City Tour por Caxias do Sul. A viagem de…
11 Out
Alunos do 6º ano participam de passeio na Quinta da Estância
Nesta semana, os alunos do 6º ano, do Ensino Fundamental II, do Colégio Murialdo participaram de um passeio muito animado. Eles visitaram a Quinta Estância, localizada na cidade de Viamão,…
08 Out
Murialdo é pentacampeão nos Jogos Escolares de Vôlei juvenil feminino
A equipe juvenil feminina do Colégio Murialdo conquistou, nesta segunda-feira, 7 de outubro, o pentacampeonato nos Jogos Escolares de Voleibol 2019. Vale destacar que o grupo de meninas ganhou a…
08 Out
Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo realiza mais uma edição do Galeto Delivery
No próximo domingo, 13 de outubro, o Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo (CFEB) realiza mais uma edição do Galeto Delivery (almoço beneficente). A iniciativa busca arrecadar recursos…
08 Out
Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I do Murialdo participam de atividade reflexiva sobre a prevenção do suicídio
Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Murialdo participaram durante os meses de setembro e outubro de momentos de reflexão e escuta com a psicóloga escolar…
07 Out
Equipe juvenil feminina do Murialdo garante 3º lugar no CERGS
No último domingo, 06 de outubro, ocorreu os jogos de voleibol do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul 2019 (CERGS), em Estrela – RS. A equipe juvenil feminina do…
04 Out
Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo (CFEB) tem novos uniformes
Os atletas do Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo (CFEB) núcleos Caxias, Santa Fé e Porto Alegre estão com novos uniformes. As crianças receberam camiseta, calção e moletom…
04 Out
Outubro Rosa: Murialdo promove campanha de doação de cabelos ao Banco de Perucas
O mês de outubro chegou e com ele a Campanha “Outubro Rosa” que é dedicada à prevenção do câncer de mama. E para dar sequência ao projeto “Gi Tavares –…
03 Out
Colégio Murialdo participa do projeto de resgate do pinheiro-brasileiro
Os alunos realizaram várias atividades sobre a Araucária, com a participação do papagaio-charão   Desde o mês de agosto, os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e…
02 Out
Passeio dos 6º Anos é transferido para o dia 10/10
O Colégio Murialdo informa que devido a previsão de chuva para esta sexta-feira, o passeio pedagógico dos 6º Anos do Ensino Fundamental foi transferido para o dia 10 de outubro,…