Fique por dentro do Colégio Murialdo

Notícias

18 Set

Projeto “Lola Antenada – Ano VI” é lançado pelo Murialdo

Nesta terça-feira, 17 de setembro, os alunos das segundas séries (201, 202 e 203) do Ensino Médio participaram do lançamento do projeto “Lola Antenada - ano VI”. A iniciativa, que tem a coordenação das professoras de Biologia Luciana Gecchelin Santini e Débora de Oliveira, objetiva promover o acesso às informações sobre os tipos de deficiências.

 

Neste sentido, o encontro busca diminuir o preconceito e ser um agente de inclusão com o propósito de sensibilizar e criar uma rampa de acesso até o coração das pessoas. E também compreender que, assim como qualquer pessoa, quem nasce com alguma deficiência vem ao mundo cheio de potencialidades. O projeto ainda leva o conhecimento sobre as deficiências e discute soluções para a melhoria da qualidade de vida. 

 

Nesta edição, o lançamento contou com a participação da ex-aluna do Colégio Murialdo, Ariella Baron, acompanhada da mãe Marinês; da estudante da 2ª série do colégio, Mariana da Silva, e sua mãe Veridiana da Silva; e do funcionário Gilmar Alves Ferreira, que atua como auxiliar de coordenação na instituição. Inicialmente, a atividade foi marcada por uma apresentação musical dos alunos Gabriel Vali Sizukusa e João Victor Borges de Vargas. Logo depois, ocorreu o momento de apresentação dos novos colegas (nome completo, apelido, sua deficiência e três coisas que o colega gosta de fazer).

 

Em um terceiro momento, os alunos conheceram a Luíza, inspiração do projeto, conhecida como Lola Antenada. A jovem foi atropelada e bateu fortemente a coluna no meio fio da estrada, o diagnóstico foi de lesão medular lombar (L3), o que a impediria de movimentar os membros inferiores (pernas), um caso de paraplegia incompleta. O acidente ocorreu quando Luíza tinha 14 anos. O começo não foi fácil, passou por uma fase de lamentações e de negação até a aceitação das suas condições.

 

“Um encontro lindo, inspirador e emocionante, os alunos ficaram muito sensibilizados com as falas dos convidados”, comenta a professora Luciana Gecchelin Santini. Ela destacou ainda que cada equipe criou um protótipo (chamado de novo colega) para realizar um estudo, ao longo do trimestre, sobre as deficiências. Depois, os estudantes deverão escrever um livro, como se fosse uma biografia desse novo colega.

 

“A apresentação de hoje de manhã, foi muito enriquecedora para todos nós. Parabéns pelo esforço e por nos possibilitar conhecer outras realidades”, ressaltou o aluno Henrique Lovera, estudante da turma 202.

 

Deficientes no mundo:

Vale destacar que segundo o Relatório Mundial sobre Deficiência, de 2012, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com alguma forma de deficiência, dentre os quais cerca de 200 milhões experimentam dificuldades funcionais consideráveis. Até o ano de 2017, em Caxias do Sul, existiam cerca de 128 mil pessoas com alguma deficiência (mais de 20% da população), a principal é a visual.

 

Fotos: Divulgação

 

 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

21 Fev
Aluno do Colégio Murialdo é premiado por vídeo feito para o jogador Neymar Jr.
Enzo Antonio Kessler, sete anos, estudante do 2º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Murialdo (turma 24) aguarda ansioso a chegada de um presente especial que será enviado pelo…
20 Fev
Recesso Escolar: Feriado de Carnaval
O Colégio Murialdo informa que, conforme calendário escolar, na segunda e terça-feira, 24 e 25 de fevereiro haverá recesso escolar devido ao feriado de Carnaval. As atividades retornam normalmente na…
19 Fev
Murialdo realizará Bailinho de Carnaval para o turno da tarde
O Carnaval se aproxima e, para festejar essa data, o Colégio Murialdo promoverá nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, um Bailinho de Carnaval para os estudantes do turno da tarde. O…
18 Fev
Colégio Murialdo lança mais uma edição do projeto Virada Sustentável
A Rede de Educação Murialdo, em parceria com a Editora Positivo, lança mais uma edição do projeto Virada Sustentável. A iniciativa consiste na doação de materiais didáticos da Editora Positivo…
17 Fev
Aulas do Colégio Murialdo iniciam nesta segunda-feira, 17 de fevereiro
A segunda-feira, 17 de fevereiro, foi marcada pela volta às aulas do Colégio Murialdo. Os estudantes foram recepcionados pela direção, coordenação e docentes da Instituição. O dia contou com uma…
17 Fev
Estudantes e pais contam com o APP Murialdo
O Aplicativo Murialdo aproxima as famílias da vida acadêmica dos estudantes. Por meio dele, é possível acompanhar o controle de acesso (para as unidades que possuem catracas), o cronograma de…
14 Fev
Conheça Gilberto da Câmara, o novo Diretor do Colégio Murialdo
Dentro de uma instituição de ensino, o papel do diretor é de extrema importância. Este profissional deve sempre acompanhar e desenvolver ações em prol da qualidade da educação oferecida pelo…
13 Fev
“Brincadeira da Rasteira”: uma questão de consciência sobre os riscos
Faltando poucos dias para o início das aulas, um assunto preocupa os pais: a nova moda chamada de “brincadeira da rasteira” que viralizou na internet por meio de vídeos que…
11 Fev
Semana Pedagógica Murialdo segue até sexta-feira, 14 de fevereiro
Iniciou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a Semana Pedagógica do Colégio Murialdo 2020, uma série de encontros formativos para marcar o início do Ano Letivo. Como primeira atividade do ano,…
10 Fev
Volta às aulas do Colégio Murialdo ocorre no dia 17 de fevereiro
A volta às aulas do Colégio Murialdo está chegando. Por isso, é importante ficar atendo as datas relativas ao início do ano letivo. Confira:   12/02 – Reunião dos Pais…