Obras Sociais

Murialdo (Mantenedora), sendo instituição filantrópica, possui mais de uma dezena de Obras Sociais em todo o Brasil, com o trabalho voltado especialmente ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Centro de Aprendizagem Murialdo - Araranguá (SC)

Histórico

O Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens foi fundado em 7 de março de 1955, na cidade de Araranguá (SC), por Padre João Schiavo, presidente do Instituto Leonardo Murialdo.

De 1955 a 1968, o Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens oferecia o Curso Ginasial. Em 1967, o Colégio passou a oferecer o Curso Comercial aos concluintes do Ginásio, logo em 1969, teve início o Curso Científico.

As atividades de Assistência Social iniciaram em 1971 com o Programa Amparo ao Adolescente, acolhendo adolescentes carentes do sexo masculino provenientes do interior, proporcionando-lhes estudo e formação.

Em 1974, foi implantado o Centro Intercolegial Integrado de Araranguá, os alunos passaram a frequentar três estabelecimentos de ensino: Colégio Integrado Normal de Araranguá, Colégio Integrado Nossa Senhora Mãe dos Homens e Educandário Madre Regina.

Em 22 de agosto de 2000, a instituição passa a se chamar Colégio Murialdo, designação implantada para uniformizar a denominação de todas as escolas do Instituto Leonardo Murialdo que atuam no Sul do País.

Atualmente, o Colégio Murialdo desenvolve a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e o Ensino Médio) à população de Araranguá e municípios vizinhos, além da Ação Social – Centro de Aprendizagem Murialdo.

Atividades desenvolvidas na área da Assistência Social

Centro de Aprendizagem Murialdo para adolescentes de 14 a 17 anos

Descrição da Ação: Proporciona qualificação profissional e desenvolvimento de habilidades e competências para adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, através de atividades de qualificação profissional continuada com o curso de serviços de Supermercado e Comércio (Menor Aprendiz).

Público-alvo:   crianças e adolescentes de 14 a 17 anos

Quantidade: 60 atendidos

Proteção Básica: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de 14 a 17 anos

Desenvolve o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com atividades esportivas, dança, música, coral, informática, atenção aos adolescentes através de projetos de apoio para prevenção ao uso de drogas, DST/AIDS e sexualidade. Oficina de culinária e artesanato. O CAM atende adolescentes, oriundos de aproximadamente 15 bairros populares do município de Araranguá.

Público-alvo:  crianças e adolescentes de 14 a 17 anos

Quantidade: 90 atendidos

CENTRO DE APRENDIZAGEM MURIALDO - ARARANGUÁ (SC)

Av. Sete de Setembro, 2438