Fique por dentro do Colégio Murialdo

Obras Sociais

 Murialdo (Mantenedora), sendo instituição filantrópica, possui mais de uma dezena de Obras Sociais em todo o Brasil, com o trabalho voltado especialmente ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Centro Técnico Social - Caxias do Sul (RS)

Histórico

A instituição foi fundada em 23 de abril de 1947 atendendo a uma reivindicação da comunidade de Caxias do Sul (RS), no sentido de oferecer acolhida e abrigo a crianças e adolescentes que viviam em situação de empobrecimento e abandono. Inicia assim suas atividades, acolhendo 50 meninos internos, 35 semi-internos e 75 externos, totalizando 160 atendidos. Em 1972, deixa de ser internato e passa a atender em regime de semi-internato – hoje Centro Educativo Murialdo. Com o avanço das leis, em 17 de março de 1969, passa a se chamar ILEM – Centro Técnico Social. Também, em 30 de novembro de 1973, iniciam-se as atividades da escola particular Paulo VI, hoje Colégio Murialdo-Caxias do Sul. Em 1999, fiel aos seus princípios, inaugura o Centro de Formação Profissional Murialdo e, em 2000, inaugura a Casa Família Murialdo. Já em 2002, firma parceria com o Banco do Brasil visando a inclusão de adolescentes carentes no mercado de trabalho.

 

A Ação Social Murialdo tem como missão “Acolher crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social através da Pedagogia do Amor e Educação do Coração, contribuindo para sua (re)inserção social como agentes de transformação, favorecendo o protagonismo e o desenvolvimento da  autonomia”. Sua visão é “ser uma instituição de excelência no atendimento integral a crianças e adolescentes”.

 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Centro Educativo Murialdo/CEM

Serviço de proteção básica, através de um espaço de referência para fortalecer vínculos familiares e comunitários, promover a convivência, com intervenções pautadas em experiências Lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade. Espaço de Formação interação e socialização, participação ativa, conscientização e exercício da cidadania.

 

PÚBLICO-ALVO: adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, de ambos os sexos e de diferentes etnias.

 

FAIXA ETÁRIA: entre 06 (seis) a 15 (quinze) anos de idade.

 

META DE ATENDIMENTO: total de 125 (cento e vintecinco) beneficiários, entre os turnos da manhã e tarde.

 

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO- CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL MURIALDO (CFPM)

O Centro de Formação Profissional é norteado pela Lei de Aprendizagem nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, a qual trata do trabalho do adolescente aprendiz, na Resolução do CNAS nº 33 de novembro de 2011, que define a Promoção da Integração ao Mercado de Trabalho no campo da assistência social, entendida como integração ao “mundo do trabalho”, e também no ECA em seu Artigo 69, onde estabelece que o adolescente tem direito a profissionalização. O programa segue as especificações curriculares e carga horária de 800h/aula, de acordo com a Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego N°723 de 23 de abril de 2012, que estabelece as dimensões teórico/práticas para a formação dos jovens, concedendo o certificado de conclusão de curso ao aprendiz com frequência alcançada de no mínimo 75%, tanto no curso profissionalizante como no ensino regular.

 

PÚBLICO-ALVO/QUANTIDADE: 90 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, de ambos os sexos e de diferentes etnias.

 

FAIXA ETÁRIA: entre 15 (quinze) a 18 (dezoito) anos de idade.

 

CTS Caxias do Sul

Rua Marquês do Heral, 701

Fone: (54) 3537.0384

 

Facebook: https://www.facebook.com/acaosocialmurialdocaxias/

 

 

Matricule seu filho no Murialdo