Obras Sociais

Murialdo (Mantenedora), sendo instituição filantrópica, possui mais de uma dezena de Obras Sociais em todo o Brasil, com o trabalho voltado especialmente ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL) - Londrina (PR)

Histórico

A Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL) teve seu início em 1974 com o apoio de um Movimento de Cursilho e fundada oficialmente em 13 de maio de 1976, sob a direção da Congregação dos Josefinos de Murialdo.

A partir de sua experiência e missão a EPESMEL, proporcionou através de suas ações a proteção de crianças e adolescentes, desenvolvendo capacidades e potencialidades, a partir de atividades de Qualificação Profissional, Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Ações de Cidadania, Acompanhamento no Cumprimento de Medidas Socioeducativas, Apoio Sócio-Familiar e Atividades Esportivas e Culturais.

Sua missão é oportunizar às crianças, adolescentes e jovens, preferencialmente empobrecidos e em situação de risco pessoal e social, a garantia dos direitos básicos visando a formação integral, tendo como visão “ser referência na prestação de serviços e na promoção da cidadania em vista de uma sociedade mais justa e fraterna onde a criança e adolescente sejam prioridade absoluta”. As ações trouxeram resultados como: a formação e compromisso da cidadania, o combate à evasão escolar, a prevenção das drogas, o protagonismo juvenil, a diminuição da violência e a inserção do mercado de trabalho.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO:

Serviço de Proteção Social Básica é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

Ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida e de convívio familiar e comunitário, estimular o desenvolvimento da autonomia das crianças e adolescentes, inclusive a preparação para o mundo do trabalho, com vista ao trabalho protegido.

PÚBLICO-ALVO ATENDIDO:

Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, do sexo feminino ou masculino, sem distinção de raça, credo, religião ou seleção.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA TERRITORIAL: Abrangência Municipal, Área Urbana e Rural de Londrina-PR e do Distrito de Paiquerê.

A EPESMEL atende crianças e adolescentes oriundas de todos os Territórios e Regiões do Município de Londrina, área urbana e rural e do Distrito de Paiquerê.

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO:  600 crianças e adolescentes.

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO:

O Programa de Aprendizagem Profissional para Adolescentes e Jovens compreende um conjunto integrado de ações, cabendo à Política de Assistência Social ofertar ações de proteção social que viabilizem a mediação e inserção de adolescentes e jovens a partir de 14 anos ao mundo do trabalho, promoção do protagonismo, a participação cidadã e mobilização social para a construção de estratégias coletivas que visem seu desenvolvimento profissional e pessoal. A proposta de aprendizagem visa priorizar a inclusão de adolescentes e jovens em situação de desproteção, vulnerabilidade e/ou risco social, contemplando para além da questão da formação e remuneração, o fortalecimento de vínculos sociais com a família, a escola, o trabalho e a sociedade.

A aprendizagem profissional consiste num contrato formal de trabalho de natureza especial, com duração máxima de dois anos, firmados entre o empregador, adolescentes e jovens (14 a 24 anos) e instituição formadora, que pressupõe matrícula na educação básica e vinculação a um programa de formação técnico profissional metódico.

O Programa de Aprendizagem Profissional desenvolvido pela EPESMEL, possui carga horária semanal de 20h, contemplando teoria e prática, as ações são desenvolvidas na sede da Entidade para grupos de até 30 adolescentes e jovens por turma, os cursos ministrados estão devidamente validados junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) no seguimento Administrativo e de Comércio. Todos os adolescentes e jovens inseridos no Programa possuem contrato de trabalho, conforme determina a legislação vigente com vistas a assegurar que o direito a Profissionalização e Proteção no Trabalho seja garantido.

A parte inicial do Programa de Aprendizagem é desenvolvida no ambiente da entidade formadora, com duração de 80 horas ministradas de forma sequencial, e as horas teóricas restantes redistribuídas no decorrer de todo o período do contrato (não superior a dois anos) de forma a garantir a alternância e a complexidade progressiva das atividades práticas a serem vivenciadas no ambiente da empresa.

Auxiliar administrativo: Turmas compostas por até 30 adolescentes e jovens. O referido curso possui carga horária de 20 horas semanais distribuídas entre atividades teóricas e práticas com duração de 24 meses.

Operador do comércio em lojas e supermercados: Turmas compostas por até 30 adolescentes e jovens. O referido curso possui carga horária de 20 horas semanais distribuídas entre atividades teóricas e práticas com duração de 17 meses.

PÚBLICO-ALVO ATENDIDO:

Adolescentes e Jovens de 14 a 24 anos

Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL) - Londrina (PR)

Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85

Fones: (43) 3325.4128 ou (43) 3325.5123