Atividades Extras

O Colégio Murialdo, com o intuito de oferecer mais possibilidades de desenvolvimento ao estudante oferece uma série de atividades opcionais realizadas no contra turno ou no vespertino. Conheça as atividades e escolha as que vão enriquecer ainda mais a formação e o desenvolvimento integral do seu filho

Lúdico

Para alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I (crianças de 4, 5 e 6 anos)

Desde a primeira infância, a criança insere o teatro em sua vida de forma inconsciente, seja interpretando, sem nem saber o que essa palavra significa, uma princesa, um astronauta, um professor. Seja no improviso ao utilizar uma tampinha de garrafa como bola, chapéu ou copo. Seja na expressão vocal ao imitar animais, personagens e até mesmo cantar.

Quando se fala em teatro, a primeira questão que vem à mente das pessoas é o palco, o público e a interpretação. Porém, o teatro é muito mais do que isso. É o descobrimento de si mesmo enquanto indivíduo, é o descobrimento da própria voz, do corpo, dos pensamentos, das possibilidades e potencialidades que podem ser alcançadas.

Por meio de atividades previamente planejadas, é possível auxiliar o aluno nesta descoberta e perceber seu desenvolvimento, sua personalidade e seu comportamento, trabalhando todas as suas habilidades de comunicação, como: desinibição, oratória, expressão vocal e corporal, criatividade e improviso para aí, trabalhar sua interpretação. Para Figueiredo (2008) é possível que uma criança venha aprender sem utilizar-se do lúdico, mas, seu aprendizado se torna mais rápido e alegre em contato com as inúmeras maneiras de aprender por meio dele.

Proposta – Teatro Lúdico como atividade extraclasse para crianças de 4, 5 e 6 anos.
 Jogos teatrais que estimulem o pensamento rápido, improviso e criatividade;
 Atividades de coleguismo e trabalho em equipe para praticar a empatia;
 Atividades lúdicas voltadas para expressão vocal;
 Atividades voltadas para expressão e consciência corporal;
 Atividades lúdicas para desinibição e oratória;
 Atividades lúdicas de interpretação e faz de conta;
 Iniciação ao teatro, palco, roteiros infantis e público.

Como estamos falando de iniciação ao teatro, todas as atividades serão trabalhadas de forma que o aluno não se sinta pressionado e se divirta, dito isto, não será realizada uma apresentação de final de ano. Vídeos de atividades realizadas no decorrer das aulas serão divulgadas nas redes sociais do colégio como forma de estímulo, além de trabalhar o primeiro contato com o público de maneira indireta.

Professora: Gabriela Santini
Duração da aula: 50 minutos

Dias e horários:

Pré I, Pré II e 1º ano - terça-feira - 10h às 10h50min
Pré I, Pré II e 1º ano (Lista interesse) - terça-feira - 11h às 11h50min

FIGUEIREDO, Ana Cristina Queiroz. A Ludicidade como Referência na Educação Infantil: Recurso Pedagógico na Aprendizagem ou Forma de Entretenimento? Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana. Monografia (Graduação), 2008.