Notícias

25 Mai

Brincadeira de criança como é bom, como é bom

Falar sobre brincadeiras pode ser um assunto sério. Ao longo do tempo, com os avanços tecnológicos, algumas delas sumiram e outras novas surgiram, mas, para as crianças, o prazer de brincar é o mesmo. Por isso, é de suma importância que se estimule os pequenos a essa prática, pois, é inegável a importância do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

Sabendo dessa importância, o Colégio Murialdo desenvolveu, com as turmas dos 2º, 4º e 5º anos do Turno Integral, o projeto “Brincadeiras”. Os trabalhos foram acompanhados pelas educadoras Cláudia Trubian de Lima e Daiana Lahm.

Para o início do projeto, os estudantes da turma C (2º anos) refletiram acerca das brincadeiras que cada um mais gostava. Após, com o auxílio da educadora Daiana, eles estudaram e desenvolveram gráficos individuais e coletivos sobre o assunto. Além disso, brincaram e, com materiais recicláveis, confeccionaram objetos representando suas brincadeiras prediletas.

Além disso, os alunos estudaram sobre as obras do artista plástico, Candido Portinari que apresenta brincadeiras infantis, especialmente analisaram as cores e os espaços rurais e urbanos. Utilizando diversas técnicas, os pequenos fizeram uma releitura das obras estudadas.

Segundo Daiana, o projeto proporcionou uma experiência muito rica tanto para ela, quanto para os alunos. “A construção dos trabalhos foi muito bacana. Na maioria, a crianças estão acostumadas com o pronto. No início foi um pouco difícil, mas o processo de superação e aprendizagem foi demais”, destacou. Para a aluna Isabela Ferreira Mazzurana, a tarefa mais complexa e a que mais gostou foi representar, por meio de um desenho, uma criança dando cambalhota. “É a minha brincadeira preferida, por isso foi tão legal de pintar esse trabalho”, contou empolgada.

Já os alunos da turma E (4º e 5º anos), orientados pela educadora Cláudia, estudaram brincadeiras antigas, algumas até que eles nem conheciam. A partir disso, conheceram e aprofundaram o artista plástico Ivan Cruz, que apresenta em suas obras o cunho infantil. Após estudar a história e a biografia do artista, as crianças selecionaram brincadeiras que gostariam de reproduzir. Como fechamento do projeto, elas fizeram uma releitura, com lápis e canetinha, dos trabalhos do artista.

A professora se surpreendeu com os trabalhos e as novas atitudes das crianças. “Eu vi que algo mudou nos alunos. Hoje, eles estão mais entusiasmados para brincar; conseguem deixar de lado celulares e tablets”, contou animada. Para a aluna Ana Carolina Borges Vieira, o trabalho foi bem diferente do que ela e os colegas estavam acostumados. “Na hora, eu não sabia o que fazer, pois as obras não tinham rosto e haviam muitas crianças, mas no final foi bem engraçado e divertido”, relatou.

O resultado dos dois trabalhos pode ser conferido no corredor do segundo andar do Colégio Murialdo, em frente aos elevadores.

Fotos: Daniela Basso

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas