Notícias

31 Mai

Confira os trabalhos realizados pelos estudantes do Ensino Fundamental no 1º trimestre

O primeiro trimestre letivo de 2023 está chegando ao fim. Durante esse período, os alunos do Ensino Fundamental I e II elaboraram diversos trabalhos sobre as temáticas estudadas em sala de aula. Confira:

 

3º e 4º anos do Ensino Fundamental I:

 

Os 3º anos produziram um lapbook sobre a cidade de Caxias do Sul com o tema Festa das Colheitas. Para o aluno Otavio Moz Dalzochio, da turma 34, participar do projeto foi muito legal e desafiador. "Aprendi tantas coisas novas e ‘reaprendi’ outras. Cada vez que a professora entregava o trabalho que era um lapbook eu sentia alegria. Com certeza, o que eu mais gostei foi a tarde da Festa das Colheitas, com as receitas que fizemos. Porque todo mundo gosta de comer coisas gostosas. Eu trouxe uma pizza com borda recheada".

 

Já os 4º anos trabalharam o tema "Minha escola, minha segunda casa", com palestra, carta dos pais e Pop Art. O tema surgiu com o objetivo de aproximar os estudantes e suas famílias integrando-os no contexto da escola. “Com este projeto queremos provocar nossos estudantes a realizarem pesquisas, desenvolver habilidades socioemocionais, criatividade, relacionamento interpessoal, integração, equidade e cooperação”, explica a professora Cleusa de Fatima Klipel.

 

5º anos do Ensino Fundamental I:

 

Os 5º anos organizaram uma mala com o tema "Diversidade Cultural", com muita informação de estados do Brasil e teve até prato típico para ser degustado na sala de aula. "Ter a diversidade e o respeito às diferenças como pontos iniciais do projeto nos permitiu apresentar aos alunos a cultura presente em diversas partes do nosso país e do mundo. Vivenciar o diferente nos faz evoluir enquanto sociedade e a tolerância nos faz crescer pessoalmente e colocar em prática a educação do coração pregada por São Leonardo Murialdo”, enfatiza a professora Sabrina Galafassi. “Na minha opinião, o trabalho interdisciplinar serviu para adquirir mais sabedoria e aprendizado, de um jeito que nos desafiou de uma forma boa e divertida,” conta o aluno Germano Bonatto, da turma 51.

 

6º e 7º anos do Ensino Fundamental II:

 

Já, os alunos dos 6º e 7º anos produziram a releitura do Cartaz da Campanha da Fraternidade deste ano e Infográficos com informações sobre as regiões do Brasil e a situação da fome. A professora Ana Paula Balbinot Palma enfatiza que durante as atividades, foram discutidas as causas e as consequências da fome e da desigualdade social. “Exploramos juntos maneiras de sensibilizar as pessoas e arrecadar alimentos para ajudar os menos favorecidos. Foi gratificante ver o envolvimento dos alunos na arrecadação de alimentos”.

 

Além disso, a Campanha da Fraternidade permitiu que os alunos desenvolvessem importantes habilidades socioemocionais. A empatia foi cultivada à medida que os estudantes se colocaram no lugar daqueles que vivem em condições precárias. “A solidariedade ficou fortalecida a partir do momento que se uniram em prol de uma causa comum. E o senso de responsabilidade social foi despertado, pois entenderam que cada um de nós tem o poder de contribuir para um mundo mais justo e igualitário”, enaltece a professora.

 

A aluna Emilly da Silva Sasso, da turma 73, destaca que foi muito divertido passar o tempo com os colegas, trabalhando em grupo e desenvolvendo o projeto juntos. "A união do grupo realmente tornou a experiência ainda melhor. Apesar de enfrentarmos algumas dificuldades na construção do projeto, sempre encontramos soluções criativas para superá-las".

 

CLIQUE AQUI E ACESSE OS TRABALHOS

 

8º e 9º anos do Ensino Fundamental II:

 

Os alunos dos 8º e 9º anos aprofundaram o olhar e pesquisa sobre o tema "As Faces da Fome", uma oportunidade para explorar e discutir questões relacionadas à distribuição de alimentos, à pobreza e à solidariedade em nível de Brasil. Até mesmo uma exposição foi organizada, no Espaço Artigianelli do Colégio, em formato de cubos com informações sobre a temática da Fome. A confecção do material contou com a parceria da AlphaHelp.  Inspirados pela Campanha da Fraternidade 2023, as turmas pesquisaram, levantaram indicadores importantes e mostraram que a fome é um problema persistente que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A equipe de docentes tinha como objetivo não apenas informar os alunos sobre essa realidade, mas também estimulá-los a agir e fazer a diferença em suas comunidades. 

 

Para alcançar esses objetivos, os professores desenvolveram uma série de atividades envolvendo todos os componentes curriculares. Cada grupo de alunos abordou um tema específico e apresentou dados estatísticos da fome no Brasil, o deslocamento geográfico dos povos, a fome e sua relação com a saúde, o consumo da cesta básica e a fome como um problema global. 

 

“Acredito que projetos como esse tem o poder de despertar a consciência dos jovens, incentivando-os a se tornarem cidadãos comprometidos e atuantes em questões sociais urgentes. A Campanha da Fraternidade 2023 e as faces mostradas nos cubos produzidos pelos alunos trouxeram à tona a importância de combater a fome e promover uma distribuição mais justa de alimentos, reforçando a ideia de que todos nós temos um papel fundamental nessa luta contra a desigualdade social”, destaca o professor Luis Henrique Correa.

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

03 Nov
XVI Mostra de Teatro será neste mês: confira a programação!
A 16ª edição da tradicional Mostra de Teatro do Colégio Murialdo já tem data marcada e ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 07 de dezembro, no Teatro Murialdo. O…
14 Out
Rematrículas abertas na Rede Murialdo
A Rede Murialdo de Educação informa que o processo de rematrículas para 2026 inicia hoje, 14 de outubro, e segue até 24 de outubro de 2025, de forma online, por meio…
10 Out
Confira os contemplados com a Bolsa de Estudos 2026
Nesta sexta-feira, 10 de outubro, o COLÉGIO MURIALDO CAXIAS - CENTRO torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) referente ao ano letivo…
02 Out
Festa da Família 2025 já está com a data marcada!
Buscando promover a integração e a convivência entre as Famílias e o Colégio Murialdo, no próximo dia 18 de outubro (sábado), a escola realiza mais uma edição especial da Festa…
01 Out
Rede Murialdo anuncia nova data para divulgação do resultado das Bolsas de Estudo 2026
A Rede Murialdo de Educação informa que o resultado do processo de concessão de Bolsas de Estudo para 2026 será divulgado na sexta-feira, dia 10 de outubro. A alteração no…
04 Set
Rede Murialdo prorroga prazo do edital de Bolsas de Estudo 2026
A Rede Murialdo de Educação (Colégios Murialdo Ana Rech, Murialdo Araranguá, Murialdo Caxias do Sul - Centro e Murialdo Porto Alegre) comunica que prorrogou o prazo do edital de Bolsas…
12 Ago
Rede Murialdo abre edital para Bolsas de Estudo 2026
A Rede Murialdo de Educação (Colégios Murialdo Ana Rech, Murialdo Araranguá, Murialdo Caxias do Sul (Centro) e Murialdo Porto Alegre) torna público, nesta terça-feira, 12 de agosto, o edital para…
16 Jul
Estudantes recebem premiação do Concurso Canguru de Matemática
Na quinta-feira, 08 de agosto, os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental I a 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Murialdo receberam a premiação do Concurso Canguru de…
02 Jul
Atletas do Murialdo garantem vaga no JEBs em Badminton e Karatê; equipe de Futsal busca classificação na final estadual
O Colégio Murialdo está em clima de comemoração! Nossos estudantes se destacaram nas etapas classificatórias e garantiram vaga para os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs), competição nacional que acontecerá entre os dias 05…
05 Jun
Estudantes do Murialdo participam de programa internacional de robótica: First Lego League Explore
No dia 31 de maio de 2025, estudantes do Colégio Murialdo participaram da etapa regional do First Lego League Explore (FLL Explore), considerada uma das maiores iniciativa de robótica educacional…