Notícias

20 Out

Filosofest reúne comunidade escolar Murialdo

Evento apresentou trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos 6º anos do Ensino Fundamental às 3ª séries do Ensino Médio

Já dizia Nelson Mandela que “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Foi a partir do estudo da realidade e da proposição de soluções para os problemas que a sociedade enfrenta, que o Colégio Murialdo promoveu, neste sábado, 20 de outubro, o “Filosofest” (Festival de Filosofia). O evento contou com exposições e apresentações de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos estudantes dos 6º anos do Ensino Fundamental às 3ª séries do Ensino Médio no projeto Sustentabilidade – Lavoisier por dentro e por fora.

A ação que contou com a presença de alunos, professores funcionários, direção e familiares, buscou mostrar à comunidade ideias criativas e educativas pensadas pelos estudantes para melhorar o meio ambiente de forma humanizada. Foram abordadas diversas temáticas entre elas a pobreza, a violência contra a mulher, as teorias da evolução, ideias de filósofos, guerras, exibição do projeto “Ecotelhados” – casinhas de cachorros, entre outras. O evento contou também com a participação da ONG S.O.S Peludos com cachorros para adoção.

A coordenadora pedagógica Poliana Carla Molon conta que o evento é uma oportunidade especial para os estudantes mostrarem o que eles estudam e desenvolvem durante as aulas. “O Filosofest despertou nos alunos o espírito investigativo, crítico e observador sobre situações diversas que existem no mundo. Eles criaram trabalhos incríveis; isso é sinônimo do protagonismo estudantil”, afirma.

Para a estudante da turma 302, Vitória Lovatto Tefili, os trabalhos geraram muito impacto na sua vida e na dos colegas. Ela acredita que o desenvolvimento de projetos diferenciados na escola faz com que os alunos procurem conhecer as diferentes realidades. “O projeto fez a gente pensar muito. Eu me dei conta que o mundo não possui apenas coisas boas, descobri dados apavorantes sobre a pobreza e, se a gente quer um mundo melhor, precisamos fazer a nossa parte”, salienta.

A proposta do Projeto Interdisciplinar de Sustentabilidade surgiu em 2015 a partir da Carta Encíclica do Papa Francisco (24.05.2015) Laudato Si,’ - que trata da declaração dos princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global, justa, sustentável e pacífica –, com a finalidade de propiciar aos alunos, a oportunidade de analisar e conhecer questões relevantes referentes à mesma, Pequenas atitudes fazem a diferença na resolução de problemas, pois, projetos não mudam a realidade, mas as pessoas, sim!

O Murialdo parabeniza toda a equipe de profissionais e todos os estudantes e famílias pelo envolvimento e qualidade dos trabalhos apresentados.

Fotos: Daniela Basso

Clique aqui e confira a galeria completa de fotos

 

 

 

 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas