Notícias

08 Abr

Retiro sobre a “Valorização da Vida” reúne profissionais do Murialdo

Evento ocorreu no último sábado, 06 de abril 

Integração, espiritualidade e reflexão marcaram a primeira edição 2019 do Retiro Murialdo, com a temática “Valorização da Vida”. O encontro ocorreu no sábado, 06 de abril, e contou com a presença da direção e profissionais do Colégio Murialdo Centro, da Faculdade e da Ação Social.

O evento iniciou com o café de boas-vindas e confraternização. Após, no miniauditório I, os alunos da oficina de Música, assessorados pelo professor José Leandro Marchesini, recepcionaram os participantes com várias melodias.  De posse da palavra, o vice-diretor da Instituição, Pe. Geraldo Boniatti agradeceu a presença de todos e destacou a importância do retiro. “Temos que aproveitar momentos como esse para fortalecer nosso coração e, assim, possamos ser presença positiva na vida das nossas crianças, adolescentes e jovens”, salienta.

Na sequência, os presentes participaram de uma celebração coordenada pela equipe da Pastoral Murialdo que propôs a dinâmica vivencial “Pátio da Vida”, com as seguintes questões: Como eu sou com os meus familiares e amigos? Como eu sou com meus colegas? Como eu sou com meus irmãos desconhecidos? Como sou com minha Fé? As folhas com as respostas das questões formaram um lindo varal.

A psicóloga organizacional Vivian Krindges trabalhou sobre a “Inteligência Emocional”. Ela apresentou os cinco pilares da temática: autoconhecimento emocional; controle emocional; automotivação, empatia; e habilidade em relacionamentos interpessoais. Além disso, realizou uma dinâmica em grupos, em que os participantes precisaram resolver situações-problema a partir do uso da inteligência emocional. Segundo Krindges “entender as nossas emoções e as dos outros é fundamental para ter sucesso na vida pessoal e profissional. Precisamos não apenas de conhecimentos técnicos, mas saber lidar com pessoas e com emoções”, argumenta.

A programação do retiro também contou com a presença do provincial dos Josefinos de Murialdo no Brasil, Pe. Marcelino Modelski, que aprofundou valorização da vida a partir da dimensão bíblica. Ele destacou a presença amorosa de Deus na história da humanidade. “Deus Criador ama infinitamente suas criaturas. Nada do que existe foi feito sem ele. E para ele. Toda a história da salvação é um retrato de Deus: Ele vê, ouve, desce, caminha junto, não dorme nem cochila porque ele é o guarda da nossa vida. Onde está o sentido e a alegria da vida senão em reconhecê-lo presente? Se o maior erro que um pai ou uma mãe podem cometer é ausentar-se da vida do filho, Deus é constitutivo da vida. É impossível que Deus abandone a obra de suas mãos”, defende.

No encerramento do evento, os participantes foram abençoados pelos sacerdotes e foram presenteados com um escapulário.

Fotos: Bernardete Chiesa e Jonas Fontana

Clique aqui e confira a galeria completa de fotos

 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

23 Nov
Alunos do Ensino Fundamental I recebem certificação das Olimpíadas de matemática Matific
Na tarde do dia 22 de novembro de 2023, os estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental receberam medalhas e certificados de participação nas Olimpíadas de Matemática -…
23 Out
Rematrículas On-line do Colégio Murialdo são prorrogadas até o dia 07 de novembro
O Colégio Murialdo Caxias do Sul – unidade Centro informa que o processo de rematrículas para 2024 foi prorrogado até o dia 07 de novembro de 2023, de forma on-line,…
19 Out
Projeto Matemáticos brilhantes: explorando a vida e as contribuições históricas recebe prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora
A premiação, que está na 1ª edição, é realizada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul   Promover uma compreensão mais profunda e ampla da matemática, sua evolução ao…
18 Out
Psicologia Escolar do Turno da Tarde do Colégio Murialdo realiza a I Jornada da Criança
No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, o Murialdo convida pais e responsáveis dos estudantes para olhar de uma maneira mais atenta e cuidadosa às infâncias. Com…
18 Out
Confira os contemplados com a Bolsa de Estudos 2024: alunos que já possuem bolsa de estudos em 2023
Nesta quarta-feira, 18 de outubro, o Colégio Murialdo – Caxias torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS QUE JÁ POSSUEM…
17 Out
XIV Mostra de Teatro do Colégio Murialdo inicia no dia 24 de novembro
A Mostra de Teatro do Colégio Murialdo, tradicional na cidade, já chega a 14ª edição. A iniciativa reúne os resultados das Oficinas Teatrais que ocorrem durante todo o ano como…
04 Out
Murialdo realiza II Spelling Bee do Colégio Murialdo
Na última sexta-feira, 29 de setembro, os estudantes do 6º, 7º e 8º anos participaram da II edição do Spelling Bee, promovido pelo Programa Bilíngue do Murialdo. Um concurso de…
04 Out
Confira os contemplados com a Bolsa de Estudo 2024 – Alunos Novos
O Colégio Murialdo Centro torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS NOVOS referente ao ano letivo de 2024. Todos os…
28 Set
Psicologia Escolar do Turno da Tarde propõe Grupo de Reflexão para escuta, cuidado e ação
Os encontros ocorrem uma vez ao mês com direção, coordenação pedagógica, orientação escolar e professores convidados   Diante dos diversos desafios no dia a dia escolar, o setor de Psicologia Escolar…
26 Set
Murialdo garante medalhas nos Jogos Escolares de Badminton
O Colégio Murialdo garantiu diversas medalhas nos Jogos Escolares de Badminton. Além disso, os estudantes foram campeões gerais na categoria infantil masculino, juvenil masculino e feminino. Confira os alunos medalhistas:   *Categoria…