Notícias

08 Abr

Retiro sobre a “Valorização da Vida” reúne profissionais do Murialdo

Evento ocorreu no último sábado, 06 de abril 

Integração, espiritualidade e reflexão marcaram a primeira edição 2019 do Retiro Murialdo, com a temática “Valorização da Vida”. O encontro ocorreu no sábado, 06 de abril, e contou com a presença da direção e profissionais do Colégio Murialdo Centro, da Faculdade e da Ação Social.

O evento iniciou com o café de boas-vindas e confraternização. Após, no miniauditório I, os alunos da oficina de Música, assessorados pelo professor José Leandro Marchesini, recepcionaram os participantes com várias melodias.  De posse da palavra, o vice-diretor da Instituição, Pe. Geraldo Boniatti agradeceu a presença de todos e destacou a importância do retiro. “Temos que aproveitar momentos como esse para fortalecer nosso coração e, assim, possamos ser presença positiva na vida das nossas crianças, adolescentes e jovens”, salienta.

Na sequência, os presentes participaram de uma celebração coordenada pela equipe da Pastoral Murialdo que propôs a dinâmica vivencial “Pátio da Vida”, com as seguintes questões: Como eu sou com os meus familiares e amigos? Como eu sou com meus colegas? Como eu sou com meus irmãos desconhecidos? Como sou com minha Fé? As folhas com as respostas das questões formaram um lindo varal.

A psicóloga organizacional Vivian Krindges trabalhou sobre a “Inteligência Emocional”. Ela apresentou os cinco pilares da temática: autoconhecimento emocional; controle emocional; automotivação, empatia; e habilidade em relacionamentos interpessoais. Além disso, realizou uma dinâmica em grupos, em que os participantes precisaram resolver situações-problema a partir do uso da inteligência emocional. Segundo Krindges “entender as nossas emoções e as dos outros é fundamental para ter sucesso na vida pessoal e profissional. Precisamos não apenas de conhecimentos técnicos, mas saber lidar com pessoas e com emoções”, argumenta.

A programação do retiro também contou com a presença do provincial dos Josefinos de Murialdo no Brasil, Pe. Marcelino Modelski, que aprofundou valorização da vida a partir da dimensão bíblica. Ele destacou a presença amorosa de Deus na história da humanidade. “Deus Criador ama infinitamente suas criaturas. Nada do que existe foi feito sem ele. E para ele. Toda a história da salvação é um retrato de Deus: Ele vê, ouve, desce, caminha junto, não dorme nem cochila porque ele é o guarda da nossa vida. Onde está o sentido e a alegria da vida senão em reconhecê-lo presente? Se o maior erro que um pai ou uma mãe podem cometer é ausentar-se da vida do filho, Deus é constitutivo da vida. É impossível que Deus abandone a obra de suas mãos”, defende.

No encerramento do evento, os participantes foram abençoados pelos sacerdotes e foram presenteados com um escapulário.

Fotos: Bernardete Chiesa e Jonas Fontana

Clique aqui e confira a galeria completa de fotos

 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

24 Set
Murialdo divulga lista de alunos novos contemplados com Bolsa de Estudos
Nesta sexta-feira, 24 de setembro, o Colégio Murialdo – Caxias torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS NOVOS referente ao…
23 Set
Estudante do Murialdo garante medalhas no 1º Festival Interclubes de Natação
A estudante do 7º Ano do Colégio Murialdo, Isadora Brogliato, conquistou no último final de semana quatro medalhas, duas de prata e duas de bronze, no 1º Festival Interclubes de…
23 Set
Setembro Amarelo: Murialdo realizará atividades alusivas nos dias 29 e 30/09
Durante muito tempo, falar sobre o suicídio foi considerado um tabu. Mas, para quebrar essa barreira, foi criado o Setembro Amarelo, uma campanha que traz o mês nove como uma…
22 Set
Murialdo realizará Jogos da Primavera neste sábado, 25 de setembro
Aprendizado, diversão e integração. Esses são os objetivos dos Jogos da Primavera do Colégio Murialdo, que serão realizados neste sábado, 25 de setembro para os estudantes dos 6º Anos do…
22 Set
Pré-Congresso de Educação da Família de Murialdo prepara evento americano
A Rede Murialdo de Educação realizou no dia 16 de setembro o Pré-Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo. O encontro on-line ocorreu em preparação ao Congresso Americano agendado…
22 Set
Alunos dos 4º Anos participam da “Festa da Caneta”
A passagem da escrita à lápis para a escrita à caneta é um marco importante na vida dos estudantes. Pensando nisso, o Colégio Murialdo realizou na última sexta-feira, 17 de…
17 Set
Obra “Terra Sonâmbula” é tema de trabalho interdisciplinar no Murialdo
No início do mês de setembro, os estudantes dos 9º Anos do Colégio Murialdo participaram do projeto interdisciplinar intitulado “Moçambique no olhar de Mia Couto”. A partir da leitura do…
17 Set
Jovem Aprendiz Murialdo: processo seletivo está com inscrições abertas
O Centro de Formação Profissional Murialdo (CFPM) informa que o processo seletivo para o Jovem Aprendiz está com as inscrições abertas para os seguintes cursos: Administrativo com Competência para Estoque…
17 Set
Murialdo realiza atividade alusiva ao Dia do Gaúcho
O mês de setembro é marcado pelos Festejos Farroupilha, alusivos ao Dia do Gaúcho. Para celebrar essa data tão especial, os estudantes do Turno da tarde participaram de uma atividade…
17 Set
Confira como será o Novo Ensino Médio do Colégio Murialdo
Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes…