Notícias

06 Out

Setembro amarelo: estamos escutando?

O mês de setembro trouxe consigo uma campanha que não se esgota em seus 30 dias: o setembro amarelo. Uma campanha destinada a conscientização da prevenção ao suicídio. A psicologia escolar está atenta e comprometida a oferecer espaços de reflexão, pois o suicídio de crianças de 5 a 14 anos tem crescido no Brasil e no mundo. O que pode estar havendo na pós-modernidade?

 

Ao falar em prevenção é imprescindível situar a infância no universo do setembro amarelo, conseguimos escutar a criança? Quais os desdobramentos na vida psíquica do infante que não tem a quem endereçar o seu mal-estar? As crianças necessitam de atenção sustentada ao longo do tempo, como conciliar esta exigência com os ideais da contemporaneidade que atende o imperativo do “ter”? Para que a criança possa existir é necessária uma co-construção que só é possível na relação com o outro (família – escola).

 

Assim, o exercício da parentalidade requer das famílias e cuidadores esforços, persistência, resiliência e tolerância. Como sustentar essas reinvindicações com a ultra rapidez de informações, a tecnologia como substituta das verdadeiras companhias?

 

Esta campanha nos sensibiliza a lembrarmos do quão relevante é cuidarmos da saúde mental também dos nossos adolescentes. Temos auxiliado os adolescentes a nomear de fato os sentimentos e verbalizar o que estão sentindo? Deve-se oferecer a escuta, acolher e trazê-los para perto dialogando e oferecendo atividades e ações em família e na escola sistematicamente e estarmos atentos a mudanças repentinas emocionais em nossos jovens.

 

Para evitarmos e prevenirmos o adoecimento emocional devemos lembrar que a melhor maneira é nos apropriarmos da importância do nosso papel como pais e como educadores na formação das nossas crianças e dos nossos adolescentes.

 

Que sempre sigamos com acolhimento, empatia e atenção, valorizando a vida das nossas crianças e adolescentes, como o lema proposto na Campanha do Setembro de 2022 descreve: “ A vida é a melhor escolha “.

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

15 Fev
Volta às aulas do Colégio Murialdo ocorre no dia 19 de fevereiro
O ano letivo 2024 do Colégio Murialdo inicia na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Por isso, é importante ficar atento às datas relativas ao início do ano letivo. Confira:…
09 Fev
Atividades extras 2024: abertas as inscrições para alunos novos
As Atividades Extracurriculares do Colégio Murialdo buscam desenvolver as habilidades dos estudantes e ampliam o conhecimento cultural. Os alunos novos, interessados em garantir a vaga para o ano de 2024,…
20 Dez
Confira como ficará o recesso de fim de ano do Colégio Murialdo
O Colégio Murialdo informa que o expediente de 2023 será encerrado no dia 22 de dezembro, às 12h. O recesso escolar de fim de ano seguirá até o dia 09…
18 Dez
Psicologia Escolar do Turno da Manhã realiza Orientação Profissional com os alunos das 3ª séries do Ensino Médio
Com o intuito de ajudar os estudantes na escolha profissional, a Psicologia Escolar e a Coordenação Pedagógica do Colégio Murialdo realizaram um projeto de Orientação Profissional.  No total, foram realizados…
23 Nov
Alunos do Ensino Fundamental I recebem certificação das Olimpíadas de matemática Matific
Na tarde do dia 22 de novembro de 2023, os estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental receberam medalhas e certificados de participação nas Olimpíadas de Matemática -…
23 Out
Rematrículas On-line do Colégio Murialdo são prorrogadas até o dia 07 de novembro
O Colégio Murialdo Caxias do Sul – unidade Centro informa que o processo de rematrículas para 2024 foi prorrogado até o dia 07 de novembro de 2023, de forma on-line,…
19 Out
Projeto Matemáticos brilhantes: explorando a vida e as contribuições históricas recebe prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora
A premiação, que está na 1ª edição, é realizada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul   Promover uma compreensão mais profunda e ampla da matemática, sua evolução ao…
18 Out
Psicologia Escolar do Turno da Tarde do Colégio Murialdo realiza a I Jornada da Criança
No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, o Murialdo convida pais e responsáveis dos estudantes para olhar de uma maneira mais atenta e cuidadosa às infâncias. Com…
18 Out
Confira os contemplados com a Bolsa de Estudos 2024: alunos que já possuem bolsa de estudos em 2023
Nesta quarta-feira, 18 de outubro, o Colégio Murialdo – Caxias torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS QUE JÁ POSSUEM…
17 Out
XIV Mostra de Teatro do Colégio Murialdo inicia no dia 24 de novembro
A Mostra de Teatro do Colégio Murialdo, tradicional na cidade, já chega a 14ª edição. A iniciativa reúne os resultados das Oficinas Teatrais que ocorrem durante todo o ano como…