Colégio Murialdo « Ensino

O Ensino Fundamental II do Colégio Murialdo, abrange os alunos do 6º ao 9º ano, uma fase de solidificação dos traços cognitivos, afetivos, sociais e éticos.

A metodologia utilizada é a Metodologia Dialética da Construção do Conhecimento. Com base na concepção de homem e de conhecimento, onde se entende o homem como um ser de relações e o conhecimento como construção do sujeito na sua relação com os outros e com o mundo. As três dimensões desta metodologia são:

• Mobilização para o conhecimento
  • Construção do conhecimento
  • Elaboração e expressão da síntese do conhecimento

Essa fase de transição é a etapa em que valores e atitudes norteiam as relações interpessoais e intermediam a relação do aluno com a realidade. É, portanto, imprescindível no desenvolvimento deste processo a valorização do aprender contínuo, a troca de exemplos/vivência e valores relevantes que estimulem os alunos a refletir para tomar decisões e superar desafios.

O Ensino Fundamental do Colégio Murialdo tem como objetivos:

a) proporcionar ao educando as condições necessárias ao desenvolvimento integral e harmônico de suas potencialidades, com vistas a realização pessoal e a formação de competências e habilidades para chegar a ser “bom cristão e honesto cidadão”;

b) despertar a compreensão do ambiente natural e social, da cultura, da tecnologia, das artes e dos valores, nos quais se fundamentam os princípios de uma vida equilibrada, justa, saudável e sustentável;

c) oportunizar espaços para despertar e facilitar o desenvolvimento dos saberes, capazes de projetar os alunos para o protagonismo, no processo de transformação científico-tecnológico para uma sociedade eticamente sustentável; praticar a “Educação do Coração”, decorrência da “Pedagogia do Amor”, buscando desenvolver espírito de respeito, de boas maneiras e, especialmente, de solidariedade e responsabilidade com a vida dos excluídos.