Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A chegada do Novo Ensino Médio coloca o jovem no centro da vida escolar, promovendo uma aprendizagem com maior significado e que estimule o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade por suas escolhas e seu futuro.

A proposta considera três grandes frentes para essa modificação: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e do projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

Em 2022, o Colégio Murialdo terá mudanças significativas no dia a dia do Ensino Médio. Entre elas, está a carga horária que será ampliada, o que irá proporcionar mais tempo para o desenvolvimento do aluno. Outra grande modificação está no novo currículo, que contará com uma Formação Geral Básica (obrigatória). Além disso, o aluno poderá optar entre três itinerários formativos (áreas de estudo).